3437
Blog

BDMG ou BNDES: qual a melhor opção de financiamento?

Financiamento

Uma dica simples para você captar financiamento no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, BDMG, é avaliar se essa é a melhor opção para você. Um empréstimo desse banco regional é uma das recomendações que fazemos aos nossos clientes, devido à condições mais atraentes. No entanto, antes de ingressar nessa análise, saiba que captar um financiamento no BDMG exige um trabalho considerável.

Algo que acontece com frequência é depois de muito tempo, recurso e dinheiro as pessoas descobrirem que o BNDES, por exemplo, oferece uma linha com juros mais baixos. Assim, recomendamos comparar as opções do BDMG com as de outros bancos, como o BNDES, ou a FINEP, antes de bater o martelo.

Mas como fazer isso? É o que ensinaremos neste conteúdo. Seguindo esse guia básico, com três passos, você conseguirá avaliar se uma linha no BDMG é a mais indicada para a sua empresa ou se é melhor tentar algo no BNDES.

 

BDMG ou BNDES: qual a melhor linha de financiamento para minha empresa?

 

Passo nº1: Compare as taxas de juros

 

Basicamente, a taxa de juros indica quanto custará o empréstimo. Ou seja, qual será o custo do capital para as contas da empresa. Desse modo, qualquer 0,01% a menos pode significar, no final, economia de milhares de reais na hora de quitar a dívida – no caso de um financiamento de milhões. Por isso, é fundamental garimpar a linha com o menor juros possível.

Existe uma variação de taxas entre os bancos e achar a linha com a menor taxa implica em saber escolher a linha certa de financiamento para sua empresa. Para fazer isso, não tem muito o que fazer: o jeito é  arregaçar as mangas e partir para a busca.

 

Passo nº2: Veja quais são as garantias exigidas

 

Lembre-se que sem garantias não há financiamento. Qual o tipo de garantia que você pretende oferecer na operação? Com isso em mente, confira os tipos de que BDMG e o BNDES bancos aceitam. Se por acaso, um dos dois não recebem o tipo de garantia que você irá oferecer, melhor partir para o outro banco.

Lembre-se que para pequenas e médias empresas, um opção excelente para garantir a operação é se utilizar dos fundos garantidores, como por exemplo o FAMPE, o BNDES FGI, o FDA, FGO, etc.

 

Uma boa opção para pequenas e médias empresa é utilizar alguns dos fundos garantidores de crédito para garantir parte da operação, o que minimizará a necessidade de garantias reais.
Para mais informações sobre como usá-los, não deixe de baixar gratuitamente nosso guia completo “Como usar os fundos garantidores”.

 

Passo nº3: Confira os prazos de carência e amortização  

 

Os prazos de carência e amortização também são relevantes para a operação. O financiamento precisa ser uma operação sustentável, ou seja, as parcelas precisam caber no caixa. Por isso, quanto menor o valor pago mensalmente, melhor ser o empréstimo. Concordam? Por isso o prazo de amortização (o prazo para pagar as parcelas) precisa ser levado em conta.

O mesmo vale para o prazo de carência que é quanto tempo para a empresa começar a pagar. Quanto maior, melhor para o caixa. Em algumas situações, o prazo pode chegar a dois anos, tempo suficiente para investir o capital em um projeto e começar a captar o retorno. Assim, compare a linha do BDMG com a do BNDES indicada para sua empresa também em termos de prazos de carência e amortização.

Caso você não consiga achar as informações no site da agência, vale a pena dar uma ligada lá no BDMG ou mesmo no 0800 do BNDES.

Nós gostaríamos muito de conseguir dar uma resposta precisa de qual instituição oferece o melhor financiamento para a sua empresa. No entanto, como você pode verificar aqui, existem uma série de fatores que precisam ser cuidadosamente analisados. Acho que nesse ponto, ficou claro de que não existe uma receita de bolo: cada empresa é única e demanda soluções únicas para as suas necessidades.

Caso precise de mais orientações, saiba que a idr consultoria está aqui para ajudar. Você pode consultar o conteúdo do nosso blog, assim como nossos e-books. Também pode nos seguir nas redes sociais, sempre postamos informações relevantes por lá.

 

Ou ligue para nós! Os consultores da idr consultoria possuem anos de experiência na aprovação de projetos nos mais diversos bancos do governo, além de bancos privados. A sua pode ser a próxima!

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    Financiamento

    Esse post é para quem, independente de ser um empresário, empreendedor, líder, diretor, sabe que sempre vai existir aquele momento de ampliar os horizontes...

    Financiamento

    O eterno dilema do mundo corporativo: Como expandir e ainda reduzir os gastos? Todos os gestores e diretores já sofreram pressão para aumentar o faturamento com a premissa de não ampliar proporcionalmente os gastos.

    Dinheiro em forma de crédito e financiamento para empresas
    Financiamento

    Você já sabe quanto precisa, e o que fazer com o capital. A única peça que está faltando nesse quebra-cabeça é operacionalizar o processo de obtenção de um financiamento, ou seja, o que é preciso fazer até que o dinheiro caia efetivamente na conta...

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve