1370
Blog

BNDES e FAPESP assinam acordo para ampliar o financiamento à P&D

Fapesp Pipe
Placa de circuito impresso de iot

Excelente notícia para o financiamento à P&D, principalmente para as pequenas e médias empresas do Estado de São Paulo que desenvolvem tecnologias inovadoras. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) anunciaram a assinatura de um acordo de cooperação técnica.

Para empresas e start-ups que receberam apoio financeiro da FAPESP no programa PIPE, o acordo facilitará o acesso às linhas de crédito do BNDES e a instrumentos de renda variável (fundos de investimentos à inovação), a partir de avaliação econômica realizada pelo Banco.

O acordo de cooperação também irá possibilitar a articulação de ações em ambas às instituições para projetos específicos, como os Centros de Pesquisa em Engenharia mantidos pela fundação em parceria com empresas e instituições de pesquisa. Espera-se que, com o acordo, seja possível a complementaridade de instrumentos e ações do BNDES e da Fapesp para o desenvolvimento desses centros.

“A Fapesp apoia startups interessadas em testar ou desenvolver uma ideia inovadora até a fase de protótipos por meio do Pipe. O problema é que, assim como no resto do mundo, na fase seguinte da inovação, elas precisam sobreviver ao ‘vale da morte’. Agora, com o acordo com o BNDES, aquelas que tiverem desenvolvido viabilidades tecnológicas, terão oportunidade de acesso a recursos do Banco para introduzir seu produto no mercado”, afirmou o presidente da Fapesp, José Goldemberg.

Outra iniciativa a ser beneficiada com o acordo é o convênio FAPESP-Grandes empresas, no qual ambas as partes apoiam por meio de edital de subvenção tecnologias inovadoras de interesse para a iniciativa privada e para o país. Esse é o caso dos Centros de Pesquisa em Engenharia constituído pela Fapesp e empresas como a Shell, Peugeot Citroën, GSK, Statoil, Natura, entre outras, em cooperação com universidades e institutos de pesquisa.

O acordo prevê, ainda, a avaliação conjunta de focos tecnológicos relevantes para formulação de políticas públicas e coordenação de esforços para investimentos no país, como o lançamento de chamadas conjuntas de projetos relacionados à pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) em manufatura avançada e internet das coisas (IoT).

 

Para mais notícias sobre financiamento à P&D continue acompanhando o nosso blog. Caso tenha interesse em captar alguns milhões para sua empresa desenvolver tecnologia, não deixe de nos contatar!

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    Financiamento

    A FINEP identificou um problema: com a crise, os recursos que deveriam ser investidos em P&D estavam sendo destinados para capital de giro. E assim, as empresas estavam perdendo a sua capacidade de inovar...

    BNDES

    E se existisse uma forma de conseguir um financiamento com juros mais baixos para expandir seu negócio ou para construir uma nova linha de produção? Acredite: essa solução existe. Elas são as linhas financiamento BNDES...

    Usina-eolica-energia-solar
    BNDES

    Sua empresa tem um projeto de energia renovável? Conheça o BNDES fundo clima, um dos melhores programas nacionais de financiamento para usinas solares, eólicas, termoelétricas, geração de energia com biomassa, entre outros projetos de energia verde.

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve