Nas operações diretas, realizadas diretamente entre a empresa e o BNDES, devem ser aportadas na operação as garantias reais (Ex. hipoteca, penhor, recebíveis, propriedade fiduciária, etc) e/ou Pessoais (tais como fiança ou aval).
É importante mencionar que geralmente o BNDES exige 130% de garantias reais sobre o valor financiado, o que pode baixar para 100% se a empresa possuir um bom rating na avaliação de crédito realizada pelo banco, além de atender as seguintes exigências:
- Ser companhia aberta, com ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo – BOVESPA, preferencialmente listada no Novo Mercado, ou nos níveis 1 e 2 de Governança Corporativa;
- Possuir participação acionária da BNDESPAR, desde que, por meio de Acordo de Acionistas e/ou participação de representante no Conselho de Administração ou comitê semelhante, a BNDESPAR efetivamente participe das decisões estratégicas da empresa;
- Apresentar demonstrações financeiras auditadas por auditoria externa à empresa, registrada na CVM – Comissão de Valores Mobiliários.
Se o financiamento for para a aquisição de máquinas e equipamentos, deverá ser constituída a propriedade fiduciária sobre os bens objeto do financiamento, que deve ser mantida até a liquidação final do contrato. O banco não admite a substituição dos bens integrantes da garantia por qualquer outro, exceto nos casos de sinistro ou problemas de performance no período de garantia, que devem ser informados pela empresa ao BNDES. O Banco não admite como garantia a constituição de penhor de aplicação financeira.
No caso das exportações – produto BNDES Exim – a empresa pode apresentar garantias de bancos no exterior. Consulte aqui as instituições financeiras no exterior admitidas como garantidoras.
Quer saber tudo sobre como captar um financiamento no BNDES? Baixe esse e-book gratuito!
Como usar o Fundo Garantidor para Investimentos – BNDES FGI
O BNDES FGI é um instrumento utilizado para complementar garantias de operações indiretas de financiamento, com o objetivo principal de facilitar a captação de crédito por micro, pequenas e médias empresas. O fundo também facilita o financiamento dando melhores condições, como prazos mais longos, menores exigências de entrada e menores taxas de juros.
Para obter um financiamento com a garantia do BNDES FGI, fale conosco. Lembre-se que para a empresa, há um custo na utilização da garantia do BNDES FGI, que é chamado de Encargo por Concessão de Garantia (ECG). O valor a ser pago depende do valor financiado, do percentual garantido pelo Fundo e do prazo de financiamento.
Buscando um financiamento para sua empresa? Que tal não ter dor de cabeça e terceirizar tudo de forma rápida e barata para os consultores da idr?