BNDES lança linha de financiamento para tecnologias IoT voltadas ao agronegócio

Recentemente o BNDES começou a se a se mobilizar para apoiar as empresas nacionais que pretendem investir em tecnologias de hardware, software e plataformas para a internet das coisas (também conhecida pela sigla em inglês, IoT). A internet das coisas é considerada a próxima onda em termos de inovação, pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de dispositivos móveis.

 

Em um futuro muito breve, teremos cidades inteligentes, soluções em logística, transporte de bens, monitoramento remoto de pacientes, aumento da produtividade e da eficiência energética. Serviços serão melhorados significativamente.  Por ser uma tendência que impacta em todos os setores da economia, o BNDES não poderia ficar para trás e comunicou duas novidades.

 

A primeira é o lançamento do projeto chamado Piloto BNDES IoT – considerada uma linha de crédito de recursos não reembolsáveis e que devem financiar projetos piloto em tecnologias IoT. O setor mais contemplado será o agronegócio, um dos setores com maior potencial de desenvolvimento e exploração da tecnologia.

 

O objetivo será aproximar fornecedores de tecnologia e institutos de pesquisa aos produtores rurais, visando solucionar problemas no campo, como por exemplo a ausência de internet em propriedades rurais, ou agregar inteligência em sistemas de monitoramento e irrigação de plantações.

 

O BNDES lançou uma cartilha recentemente que sintetiza dados de um amplo estudo realizado pelo banco sobre o todo o panorama do setor de IoT no país, denominado Internet das Coisas: Um Plano de Ação para o Brasil.

 

Neste estudo, outra área considerada prioritária para estas políticas públicas é o tema Cidades Inteligentes. Entre os exemplos citados estão o programa piloto da iniciativa privada em smart grid em Aparecida do Norte (SP), novos bairros inteligentes construídos para utilização de IoT e Minas Gerais e no Ceará, parquímetros inteligentes em São Francisco (EUA), sistema de irrigação controlados remotamente em Barcelona (Espanha) e sistema de alerta inicial de terremotos em Sichuan (China).

 

Por se tratar de tecnologias em rápida evolução, a cartilha deverá ser atualizada periodicamente, e para isso o BNDES contará com a colaboração de todos.

 

Quer saber tudo sobre como funciona um financiamento que pode economizar milhões em juros para a sua empresa? Baixe aqui o Guia do Financiamento e entenda a dinâmica do processo e como conseguir dinheiro com condições favoráveis!

Tags :

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo