04 boas razões para a sua empresa captar um financiamento

Pode parecer um pouco contraditório, mas nem sempre dever dinheiro é algo ruim. Muitas empresas necessitam captar um financiamento para conseguir crescer e gerar valor para seus negócios, e assim convivem normalmente com dinheiro emprestado. Entretanto, é importante tomar o cuidado para que as dívidas do empréstimo não ultrapassem a geração de caixa da empresa. Isso exige disciplina e um bom planejamento financeiro.

Uma boa prática de gestão financeira é buscar, no momento certo, captar um financiamento que supra as necessidades da empresa. Isso pode garantir a sustentabilidade da operação e evitar problemas de caixa no futuro. Um bom financiamento é aquele que tem taxas de juros mais baixas e prazos adequados para começar a pagar (carência) e para quitar à dívida (amortização).

São aqueles que oferecerem a possibilidade de pagar a dívida sem grandes impactos, evitando um refinanciamento. Além disso, é importante que o dinheiro tenha um destino adequado e que sua aplicação gere um retorno acima do custo da dívida.

Por isso nesse post vamos mostrar 4 boas razões para sua empresa captar um financiamento.  O objetivo é te orientar a descobrir se é ou não uma boa opção contrair um empréstimo para investir em um novo projeto, ou mesmo para dar fôlego ao seu fluxo de caixa e capital de giro. Em outras palavras, analisar se a opção de captar um dinheiro barato é algo que realmente vai alavancar a sua empresa e os seus negócios.

 

Quer saber tudo sobre como funciona um financiamento que pode economizar milhões em juros para a sua empresa? Baixe aqui o Guia do Financiamento e entenda a dinâmica do processo e como conseguir dinheiro com condições favoráveis!

4 boas razões para captar um financiamento

1) Começar um novo projeto

Todo empresário sabe qual o melhor rumo para a sua empresa. Ou melhor, tem uma boa noção do que fazer para torná-la mais lucrativa ou rentável. O que falta na maioria das vezes é o dinheiro.

Seja para colocar o projeto em prática de modo geral (aquisição de equipamentos, expansão comercial, internacionalização, etc.), desenvolver um novo produto ou um novo serviço, ou mesmo para contratar uma mão de obra especializada para aprimorar uma tecnologia.

Se você já sabe qual iniciativa tomar, mas está sem dinheiro para tocá-la, é uma boa hora de captar um financiamento. Isso pode viabilizar a construção de uma nova fábrica ou linha de produção, ou ainda abrir escritórios comerciais em outros estados, adquirir outras empresas, melhorar ou seu produto ou mesmo desenvolver uma nova linha de produtos, ou seja, o salto que tanto a sua empresa precisa.

2) Aumentar o capital de giro

Todas as empresas precisam, algumas mais outras menos, de capital de giro para rodar a sua operação. Sempre há um descasamento entre suas despesas e o pagamento de seus clientes, que parcelam as dívidas ou demoram de três a seis meses para pagar.

Dependendo da natureza do negócio, essa diferença no fluxo de caixa é grande e isto pode vir a ser um complicador da saúde financeira da empresa. Por isso, procurar um financiamento ou, um empréstimo com juros mais baixos para aumentar o seu capital de giro, é uma boa saída para não ficar no aperto de uma hora para outra. Principalmente em épocas de crise, quando receber dos seus clientes sempre é mais incerto e aumentam as chances de tomar um calote.

3) Sustentar financeiramente uma nova ideia 

No primeiro item, falamos sobre como começar um novo projeto com o intuito de aumentar o faturamento é boa razão para procurar um financiamento.

Nesse item, vamos falar de outro tipo de investimento: aquele que demora a dar um retorno financeiro por não estar diretamente atrelado ao aumento de faturamento. Por exemplo, a implantação de um novo ERP, CRM, software de BPM ou outro de processo semelhante. Esses geralmente levam meses, senão anos, para dar o retorno financeiro esperado em termos de aumento indireto de produtividade.

Assim, é necessário investir uma grande quantidade de dinheiro para um ganho qualitativo incerto e um retorno de longo prazo. Nestes casos, projetos como estes são um bom motivo para investir num financiamento.

4) Garantir saída de situações delicadas

 

Estamos passando por um cenário econômico conturbado e todo empresário que se preze termina tomando algumas precauções diante da crise. Enquanto a maioria resolve cortar gastos, existem aqueles que investem em um movimento contrário: decide garantir por A+B que situações que fogem do seu controle afetem diretamente seu negócio.

Um empresário que pensa assim tem uma boa razão para conseguir um financiamento. Se as vendas caíram por causa da crise, uma quantia de dinheiro com baixo custo pode ajudar a melhorar a situação financeira da empresa antes que o balanço atinja uma situação crítica. Ou ainda garantir a folha de pagamento dos funcionários sem que haja cortes. Com um empréstimo, resistir à crise pode ser bem mais fácil.

Caso tenha dúvidas, que tal mandar um whatsapp (11 94007-9208) para nós e perguntar quais linhas de crédito e outras opções estão disponíveis para você?

Tags :

Consultoria de financiamento para empresas, Empréstimos e financiamento para empresas, Financiamento para Empresas, Financiamento para P&D, Financiamento para tecnologia, Financiamento PMEs pequenas e médias empresas, Linhas de financiamento do governo Federal

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo