3320
Blog

5 maneiras simples para capitalizar a sua empresa

M&A

Quase 100% das empresas precisam mais cedo ou mais tarde de uma grande injeção de capital para dar um salto de crescimento. Pode ser para um novo projeto, a construção de uma nova fábrica, nova linha de produção ou mesmo para modernizar um software. Além de inúmeras outras iniciativas que uma empresa pode idealizar para chegar ao próximo patamar.

Às vezes é o bom e velho capital de giro, sempre útil para cobrir o famoso descasamento de caixa, normal à operação de quase todas as empresas. E a pergunta que vale milhões é: quais são as opções de se conseguir levantar um capital rápido, preferencialmente barato e/ou em boas condições?

Para respondê-la, nós da idr consultoria vamos disponibilizar um pouco dos nossos anos de experiência na captação de recursos para diversas empresas e mostrar as opções para você. Então vamos lá avaliar as 5 maneiras de levantar capital para sua empresa.

 

5 formas de conseguir capital para a sua empresa (com as melhores condições possíveis)

 

1) Captar um financiamento

 

A opção do financiamento é sempre a mais direta e provavelmente você já deve ter cogitado (se for este o caso pule para o item 2).

Conseguir um financiamento é uma alternativa razoavelmente simples para levantar recursos para que a empresa receba um impulso no caixa no curto prazo, o que pode viabilizar as suas iniciativas de expansão, projetos de melhoria, reposicionamento estratégico, entre outras iniciativas.

Para captar um financiamento, a dica da idr consultoria é sempre avaliar também as opções de conseguir crédito nos bancos do governo. Tanto o BNDES em escala federal quanto os bancos regionais como o Desenvolve SP, AgeRio, BDMG, BRDE, entre outros oferecem taxas de juros extremamente baixas se comparadas aos bancos privados, e ainda possuem longos prazos de carência e amortização.

 

Navegue em nosso blog e veja as melhores opções de linhas de crédito de bancos do governo para sua empresa, ou converse direto com nossos consultores especializados ligando ou mandando um whatsapp para 011 9 4007 9208.

 

Outra opção que pode ser interessante é recorrer às empresas de crédito. Como elas fazem uma análise de crédito de forma mais personalizada que os bancos comerciais, conseguem oferecer melhores taxas, bem como maiores limites de crédito, o que muitas vezes compensa o processo. Também neste caso podemos te ajudar, pois a idr consultoria tem parceria com diversas empresas de crédito e financeiras.

Embora seja uma boa opção, conseguir um financiamento muitas vezes não é possível para a empresa. Situações como patrimônio líquido negativo, falta de certidões negativas de tributos, ausência de garantias reais para a operação, ou mesmo um balanço não muito favorável podem inviabilizar o empréstimo.

Além disso, muitas vezes pode acontecer da empresa possuir a garantia real (imóvel ou máquinas) travadas em operações de financiamento antiga ou mesmo ocorrer uma situação que se quer levantar muito mais do que cabe no balanço.

 

2) Emissão de debêntures

 

Emitir debêntures pode ser uma saída para empresas que querem levantar capital mas o empréstimo em um banco do governo não é um opção. Captar alguns milhões de fundos privados também é uma excelente alternativa para conseguir relativamente rápido com condições favoráveis. Uma operação bem estruturada consegue retornar uma taxa de juros atraente, partindo de CDI + 3% ao ano.

Entretanto, para emitir debêntures a empresa deve atender algumas exigências mínimas. Ser uma S.A., ter balanço auditado e uma boa saúde financeira são pré-requisitos para o êxito da operação.

Além disso, assim como o financiamento, será necessário aportar uma garantia. Neste caso, as vantagens são que as instituições financeiras costumam ser mais flexíveis e aceitar outros tipos de garantias, como recebíveis, por exemplo, que não são aceitos por bancos públicos ou a maioria das empresas de crédito.

A operação costuma leva um ou dois meses para ser realizada. Será necessário uma boa estruturação jurídica dos contratos a ser firmado com a instituição financeira.

A idr consultoria possui relacionamento com diversos fundos privado e possui equipe especializada em estruturar este tipo de operação, inclusive na parte jurídica. Se a sua empresa se encaixa neste perfil, não deixe de nos contatar para avaliar as melhores opções para você. Caso nenhuma das duas opções anteriores seja interessante, a próxima maneira de levantar capital é:

 

3) Receber um investimento privado – Venture Capital

 

A possibilidade de levantar recursos na forma de um investimento privado é sempre interessante para qualquer empresa, embora deva ser avaliada com cuidado.

A principal vantagem é naturalmente o fato dos recursos serem alocados no mesmo perfil de risco do empreendedor, ou seja, não é uma dívida que deve ser paga. Por isso, sempre recomendamos para nossos clientes o famoso “smart money”, que é receber o investimento de um player (fundo, empresa, etc.) que tenha sinergia com o negócio da empresa. Quando isto acontece, há a vantagem adicional da expertise que o fundo agrega ao negócio, o que ajuda a fazer a empresa crescer. Além disso, o”smart money” pode abrir portas para a empresa, colocá-la em contato com clientes maiores, entre outras vantagens.

O processo de vender a empresa é parecido ao de vender um carro usado. Consertando-se pequenos defeitos, lavando o carro e passando o “pretinho” nos pneus é possível conseguir um valor bem maior do que vendendo o carro do jeito que está.

De modo análogo, para que uma operação de venda da sua empresa seja bem realizada, e você consiga um valuation maior do que o que vale agora, é preciso “arrumar a casa”. Assim, é importante avaliar questões como: sua contabilidade está em dia? E sua estrutura societária? Seus tributos? As relações trabalhistas de sua empresa? Tudo isso impacta diretamente no valor que um eventual comprador pode atribuir à sua empresa.

Se esta parte não for bem feita, a empresa perderá um valor enorme na operação devido ao fato de que o fundo irá encontrar diversas “brechas” que terminarão por desvalorizar o negócio.

E é por isso que sempre recomendamos realizar este trabalho de melhorar a empresa antes de entrar em contato com os fundos compradores, o que irá valorizar (e muito!) a sua empresa na hora de realizar a transação.

Nesta linha, a equipe especializada de M&A advisory da idr consultoria pode lhe ajudar a colocar a casa em ordem, a extrair o máximo de valor econômico de seu negócio e a prepará-lo para uma operação que terá um final bem sucedido, ou seja, mais dinheiro no bolso ao fechar o deal.

 

Como nem tudo é um mar de rosas, conseguir um investidor privado é um processo demorado. E além do processo ser longo, não é fácil achar um fundo disposto a investir na sua empresa, mesmo quando o negócio é bom. O Brasil carece de fundos de investimento para empresas, o que dificulta ainda mais conseguir o outro lado da equação. Nesta linha, contar com nossos especialistas em operações de M&A pode facilitar em muito abrir as portas com os principais fundos do país, pois temos relacionamento íntimo no “clube do charuto” destes fundos, podendo de modo rápido colocar a sua empresa em contato com eles.

Outra desvantagem é, obviamente, a cessão das quotas da empresa para terceiros. Além de perder as ações da empresa, haverá sempre mais um agente para quem se deve prestar contas do que a empresa está fazendo.

Mesmo com todos estes poréns, captar um investimento privado pode ser uma excelente, ou mesmo a única, opção para que uma empresa – principalmente as de base tecnológica –  consiga se alavancar para consolidar-se em seu mercado, seja nacional ou internacional.

 

4) Captar um recurso a fundo perdido

 

Uma opção pouco explorada pelos empresários no país, conseguir um recurso a fundo perdido (subvenção) pode ser uma mão na roda para alavancar o caixa da empresa.  Receber alguns milhões “dado” pelo governo  para criar novas tecnologias é o melhor dos mundos para a empresa. Temos uma seção especializada em fundo perdido em nosso site. 

Embora receber um fundo perdido seja a maneira ideal de capitalizar a sua empresa, a dificuldade neste caso, sendo sinceros, é que este tipo de programa é mais raro e só se destina a quem tem intenção de desenvolver tecnologias inovadoras. Então não há opções para empresas que queiram o recurso para comprar máquinas, investir em marketing , ampliar fábricas, ou outras iniciativas que não envolvam tecnologia em si.

Além disso, estes programas costumam dar no máximo alguns milhões de reais, o que pode ser extremamente útil para PMEs e start-ups, mas pode não ser suficiente para uma grande empresa com um plano de expansão maior. Neste caso, trabalhar uma combinação de mecanismos pode ser uma boa saída.

5) Economizar impostos usando incentivos fiscais

 

Apesar de ser uma forma indireta, deixar de pagar tributos é tão importante para o caixa da empresa como receber um aporte de capital, afinal, é dinheiro que fica no caixa e pode ser reinvestido nas iniciativas que se pretende desenvolver.

Deste modo, sempre recomendamos aos nossos clientes realizar um planejamento tributário eficiente, com o objetivo de avaliar o cenário atual de tributação da operação da empresa, o que pode resultar na identificação de boas oportunidades de reduzir (e às vezes reduzir muito!) o quanto se está pagando ao governo, o que pode deixar uns bons milhões em caixa no final do ano.

Além disso, é importante avaliar a oportunidade de recuperar tributos pagos no passado, por meio da realização de um pente fino dos últimos cinco anos da apuração da empresa. Como o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo, em quase todos os casos a equipe tributarista da idr consultoria acaba encontrando maneiras de recuperar tributos pagos a maior para os nossos clientes, o que também reverte em caixa para investir.

Um planejamento tributário bem feito pode tornar o pagamento de tributos não como um peso mas como uma ferramenta estratégica, e ainda levantar possibilidades de uso de  incentivos fiscais, reduzindo ainda mais a carga tributária. Lembre-se que há inúmeros incentivos que podem conceder benefícios fiscais para a empresa.

Se você desenvolve tecnologia, recomendamos especialmente avaliar a Lei do Bem, que concede até 27,5% de redução de carga tributária para investimentos em projetos de inovação tecnológica. Ou seja, a cada R$ 1 milhão gastos em novos projetos, isso dá direito (falando de forma bem simplificada, ok?) a uma redução de base de cálculo de até R$ 270 mil.

 

Em todas estas alternativas, a vasta equipe de experts da idr consultoria pode ajudar a sua empresa de forma rápida e barata a conseguir o capital que ela precisa e alavancar os seus negócios. Contate-nos!

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    Financiamento

    Parecia ser mais um dia normal na sua empresa quando você é chamado para uma reunião. O projeto milionário que está sendo planejando faz algum tempo finalmente vai sair do papel. A notícia boa: depois de concluído, significa aumento do faturamento, expansão do negócio, criação de novos produtos, novas contratações....

    Fundo Perdido

    Sua empresa possui algum projetos inovador em internet das coisas (IoT), saúde, energia e mobilidade? Fiquem atento a essa oportunidade: o Programa TechD para fomento à inovação...

    Planejamento tributário
    Planejamento Tributário

    Saiba a importância do planejamento tributário para sua empresa e as formas de pagar menos impostos por meio da redução de tributos e...

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve