Como conseguir um empréstimo para a minha empresa?

Captar um financiamento é sempre uma boa opção que uma empresa possui para conseguir rapidamente um aumento expressivo no caixa, o que pode servir para sanar suas necessidades de capital de giro de curto prazo ou para viabilizar novos projetos, ou mesmo realizar uma nova iniciativa que garanta um crescimento orgânico e substancial.

Mas aqui surge a questão: como conseguir um financiamento? Esse post irá guiá-lo a cerca dos principais pontos envolvidos em um processo de captação de um empréstimo.

É importante enfatizar que quando falamos de financiamento estamos nos referindo a operações aonde a empresa recebe vários milhões do banco de uma vez só, e não quando ela entra no cheque especial, ou ainda recebe aquele crédito pré-pronto liberado que é só pegar na boca do caixa, que vêm com juros absurdos. Fuja desses créditos fáceis pré-aprovados, que só são vantagem para o banco.

A missão da idr consultoria sempre é instruir os nossos clientes a obter os melhores empréstimos possíveis em termos de juros baixos, longos prazos para começar a pagar (carência) e mais longo prazo para quitar a dívida (amortização).

Saiba que existem diversos bancos e várias linhas de financiamento disponíveis com condições bem mais atraentes que empréstimos comuns, cada qual voltada a atender uma necessidade específica. Também existem os bancos do governo, como o BNDES, FINEP, Desenvolve SP, BDMG, AgeRio, Banco do Nordeste e Banrisul, que geralmente possuem linhas e programas com taxas de juros muito mais baixas, e condições e prazos para pagar muito mais benevolentes que o bancos tradicionais.

Caso você tenha interesse em realmente se aprofundar no assunto, porque não fazer o download gratuito do “Guia Definitivo do Financiamento“?

Dado a vasta gama de opções de crédito existentes, muitos fatores devem ser considerados na hora de procurar um financiamento. Vamos demonstrá-los a seguir:

 

Quais os primeiros passos para conseguir um financiamento?

 

A primeira decisão que se deve tomar é a escolha entre captar o recurso de um banco do governo ou um banco privado, pois há uma grande diferença entre os dois tipos de empréstimos. Captar o dinheiro de um banco privado geralmente é bem mais rápido, embora os juros sejam agressivos. A alternativa é recorrer aos bancos públicos de fomento, como BNDES, FINEP, Desenvolve SP, BDMG, AgeRio, Banco do Nordeste, Banrisul, BRDE, etc. Estes bancos oferecem linhas extremamente atraentes em termos de juros e prazos para pagar, embora o processo seja mais demorado (pelo menos uns 6 meses). Deste modo, é importante analisar a necessidade do capital em termos de prazo e realizar a opção mais adequada às necessidades do caixa da empresa.

A segunda pergunta que se destaca nessa análise é: o que a empresa vai fazer com o recurso do financiamento? Alguns destinos possíveis são: fortalecer o capital de giro, investir no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, fortalecimento de marketing e vendas, ampliação da capacidade de produção, pesquisa e desenvolvimento, melhorias na infraestrutura, ampliação fabril, abrir franquias etc. Saber o que será feito com o dinheiro é importante pois há linhas voltadas especificamente para cada uma dessas ações, de modo que se deve ter o cuidado de escolher a linha certa de acordo com o que se pretende fazer.  Há uma divisão nas linhas de financiamento que existem para atender essas diferentes necessidades. Quando o financiamento é destinado a capital de giro, o processo é mais rápido, mas em compensação e o custo é mais elevado. Se for para investimentos o custo é bem mais atraente e dinâmico, partindo de 7,5% ao ano para os programas dos bancos públicos.

Aqui entra o grande cerne da questão: quais são os critérios de cada programa, e como garantir a aprovação do meu projeto?

 

Sua empresa está pronta para captar um empréstimo?

 

As chances de conseguir um financiamento altamente vantajoso e adequado às necessidades da empresa aumentam quando se sabe exatamente o que é necessário como pré-requisito e qual o caminho que se deve seguir.

Para isso, o primeiro passo é realizar de antemão uma análise de crédito e do balanço da empresa, usando critérios específicos, para verificar se ela está apta a receber o empréstimo e assim, maximizar as chances de sucesso. Um exemplo de critério importante na hora de realizar a análise de crédito é verificar se a empresa está com o patrimônio líquido positivo, e se o histórico na evolução do faturamento e margem líquida é pelo menos estável (preferencialmente crescente) nos últimos três anos.

Com esses e outros dados em mãos, fica mais fácil descobrir qual o melhor órgão para conseguir a melhor linha de financiamento. Em se tratando de bancos privados, sempre vale a pena bater um papo com seu gerente de relacionamento e verificar as condições e taxas que seu próprio banco irá lhe oferecer, de modo a ter um parâmetro de comparação. Além disso, é sempre importante avaliar diversos bancos privados e linhas antes de escolher a opção certa. Devido à concorrência e características de cada banco, às vezes se consegue taxas bem mais baixas analisando-se diversas opções. Embora não seja um trabalho simples garimpá-las, a economia com juros menores pode fazer o esforço valer a pena.

Em se tratando de órgãos públicos, as opções em âmbito federal são o BNDES e a Finep. Em um universo mais regional/estadual, existem o Desenvolve SP, BDMG, Banco do Nordeste, Banrisul, BRDE, Badesc, Banco do Amazonas, AgeRio etc. Para escolher a melhor linha dentro destes bancos, é necessário, além da verificação viabilidade financeira da empresa, entender qual a finalidade de cada banco e de cada linha, e escolher a linha certa para o porte da sua empresa e para o que se pretende realizar com o capital obtido.

 

Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado aos primeiros passos para captar um financiamento. Continue lendo mais em nosso blog!  Que tal baixar de graça este guia de como captar um empréstimo

 

Tags :

Capital de Giro, Consultoria de financiamento para empresas, Crédito com juros baixos, Crédito para empresas, Empréstimos e financiamento para empresas, financiamento para grandes empresas, Financiamento PMEs pequenas e médias empresas, Financiamentos pequenas empresas, Linhas de financiamento do governo Federal

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo