Faz um tempo em que estamos querendo fazer um post sobre o convênio da Embrapii com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) para subsidiar projetos inovadores na Região Sul. É uma parceria bem interessante, indicada para empresas que desenvolvem pesquisa, desenvolvimento e inovação voltado para a indústria ou para softwares.
Pois bem, hoje chegou o dia de falarmos dessa parceria.
Bom, se você acompanha o blog da idr consultoria, já deve saber que existem os bancos públicos e as agências de fomentos estaduais, instituições criadas para estimular o desenvolvimento das regiões do Brasil. Uma delas é o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), um banco do Governo criado para promover o crescimento de empresas sediadas na região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul).
O banco opera tanto linhas de financiamento próprias quanto de outras instituições como BNDES e FINEP. E, há alguns anos, BRDE também oferece recursos subsidiados da Empresa Brasileira de Pesquisa de Inovação Industrial (EMBRAPII) para empresas e empreendedores que possuam alguma inovação voltada para a indústria ou para softwares.
Sempre reforçamos as vantagens de conseguir um financiamento dos bancos do Governo. No entanto, o Convênio do BRDE e da EMBRAPII oferece vantagens adicionais para o empresário. Confira.
Vantagens do Convênio EMBRAPII: saiba porque essa parceria pode ser uma boa alternativa
Vale lembrar de que estamos falando de um financiamento subsidiado. Ou seja, a EMBRAPII entra com até 1/3 do valor do projeto com recursos financeiros não-reembolsáveis. E a contrapartida do empresário? Pode ser financiada junto ao BRDE INOVA – o qual vai analisar ampliação do escopo do projeto para financiamento, incluindo itens não subsidiados, como obras civis e compra de equipamentos.
Relembrando que esses itens serão emprestado pelo banco com as mesmas condições de pai para filho que falamos tanto aqui no blog. Ou seja, os juros são menores e o prazo de amortização bem maiores. Assim como a carência. Em outras palavras, as taxas são baixas e as empresa tem mais tempo tanto para quitar a dívida quanto para começar a pagar.
Isso significa que o convênio foi configurado para oferecer menor risco e custo. E uma parte dos recursos do projeto já está disponível nas Unidades EMBRAPII. Outra grande vantagem é que existem garantias flexíveis para projetos de até R$ 1 milhão.
Lembre-se não existe financiamento sem garantia. Quer saber o que exatamente são garantias? Fizemos um e-book explicando com mais detalhes e dando alguns exemplos. Confira!
Parece um a boa alternativa, não? E é. Essa parceria veio oferecer boas condições para o empresários desenvolver a sua inovação e ainda ter o respaldo da EMBRAPII, uma instituição de pesquisa com competência em PD&I e, por isso, melhor nível de desenvolvimento tecnológico.
Como funciona o Convênio EMBRAPII
A EMBRAPII também funciona de forma desencentralizada, e assim, antecipa recursos para suas Unidades credenciadas, autorizadas a contratar projetos diretamente com as empresas. Por isso, o indicado é o empresário entrar em contato direto com a Unidade ou polo EMBRAPII em todo o País – de acordo com a competência tecnológica mais aderente ao seu projeto de inovação.
Aqui, caímos no procedimento padrão de análise de projetos tecnológicos.As unidades credenciadas analisam o projeto e depois, verificam sua aderência ao plano de atuação da Unidade e sua viabilidade. Caso seja aprovado, o empresário recebe o recurso para sua execução.
Lembra que citamos acima a contrapartida do empresário? Pois é, a EMBRAPII oferece 1/3 dos recursos e o empresário e a Unidade precisam complementar pelo menos os 2/3 faltantes.
É aqui que o Convênio de fato funciona: o BRDE considera a análise do projeto pela Unidade como a primeira etapa de sua análise (enquadramento da proposta). Depois, a instituição apenas faz a análise econômico-financeira da empresa e sugere as linhas de financiamento mais adequadas ao seu projeto de acordo com o programa BRDE Inova.
Interessante, não? Para saber se vale a pena ou não ir atrás de um financiamento, é importante avaliar se a sua empresa está no timing correto e se cumpre os pré-requisitos certos. Seus indicadores mostram um balanço saudável? Você possui garantias para dar? São muitos fatores que precisam ser analisados.
Se você estiver interessado e visualiza que essa é uma alternativa viável para sua empresa, então é interessante conhecer sobre como funciona o processo de financiamento e o passo a passo para conseguir um. Para isso, indicamos os seguintes materiais:
- COMO CONSEGUIR UM EMPRÉSTIMO PARA A MINHA EMPRESA?
- VALE A PENA TENTAR UM FINANCIAMENTO NO BNDES?
- COMO CONSEGUIR MILHÕES COM AS MELHORES CONDIÇÕES DO MERCADO
Saiba que a idr consultoria tem auxiliado diversas empresas a captar o financiamento mais adequado. A sua pode ser a próxima!
Leia mais sobre todas as novidades do mundo do financiamento em nosso blog! Caso tenha dúvidas, que tal mandar um whatsapp (011 94007-9208) para nós?