3427
Blog

05 dicas para captar seu financiamento no BRDE

Financiamento

Sua empresa está localizada no Sul e você está avaliando as opções de captar um financiamento no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BRDE, nós sempre recomendamos aos nossos clientes a avaliação de alternativas de empréstimo nos bancos do Governo devido à condições mais atraentes.

No entanto, se você entrar agora no site do BRDE, você vai encontrar as descrições básicas das linhas e taxas de juros. Porém, informações cruciais como o que fazer, como fazer, o que não fazer, como evitar erros, entre outras não estão tão evidentes.

Nós, da idr consultoria, passamos exatamente pelo que você está passando quando começamos a captar financiamento em bancos públicos para os nossos clientes. E acredite em nós, apesar de parecer uma tarefa impossível, na verdade não é assim tão complicado. Afinal, de vez em quando, aparece na mídia que a empresa XYZ captou um aporte milionário e é uma possibilidade real.

Como nossa missão é ajudar as empresas do Brasil a captarem empréstimos com juros baixos, resolvemos fazer este post e facilitar a sua vida dando algumas dicas de como conseguir um financiamento no BRDE.

Esperamos que no final desse post, você esteja um pouco mais propenso a entrar nessa aventura e conseguir captar o empréstimo que você tanto precisa para alavancar os seus negócios. Se não, lembre-se que estamos aí para ajudar.

 

05 dicas simples e fáceis para captar seu financiamento no BRDE

 

1 – Avalie se BRDE oferece a melhor opção de empréstimo

 

Talvez você até já tenha feito esta parte, mas não podemos deixar de recomendar como primeira dica: avalie se a opção do BRDE é a melhor para você. Captar um financiamento nesse banco de desenvolvimento estadual exige um trabalho considerável e acontece com frequência das pessoas descobrirem que o BNDES, por exemplo, oferece uma linha de juros mais baixo.  Assim, recomendamos comparar as opções do BRDE com as de outros bancos, como o BNDES, ou a FINEP, antes de bater o martelo.

 

2 – Escolha a linha certa para o seu negócio

 

O BRDE, assim como outros bancos públicos, possui linhas de crédito diferentes de acordo com o setor da empresa: agronegócio, indústria, serviços, etc. Além disso, os programas variam de acordo com a destinação do recurso.

Assim, é importante você saber o que vai fazer com o dinheiro antes de começar.  Isso é fundamental porque algumas linhas oferecem taxas de juros bem mais atrativas, como é o caso das linhas para inovação. Então, a nossa segunda dica é: veja se a linha do BRDE é a certa, de acordo com o setor da sua empresa e o destino do dinheiro.

Se houver alguma possibilidade de encaixar o seu projeto como inovação, vale a pena avaliar, pois os juros são realmente mais baixos. Só cuidado para não forçar demais a barra, pois essas linhas costumam ter critérios rígidos na hora de verificar se um projeto é inovador.

 

3 – Capriche da documentação

 

A grande dica para aprovar um projeto em qualquer órgão do Governo é elaborar um material de qualidade. Isso significa fazer um plano de negócios bem feito para o projeto, bem como caprichar na projeção financeira.

Pense no que o analista do outro lado quer ouvir e quais os pontos no balanço e nas estimativas financeiras futuras da empresa vale a pena ser destacados. Ou ainda, vá além e preveja com quais parâmetros desta análise possa despertar dúvidas. Por exemplo, se o faturamento do projeto for reduzido pela metade, o que acontece com os números?

Claro que montar toda esta documentação exige tempo, esforço e dedicação. Nestas horas, contar com uma consultoria especializada com anos de experiência como a idr pode fazer toda a diferença na hora de aprovação, e ainda economizar tempo e dinheiro para sua empresa.

 

4 – Cuidado para não pisar na bola

 

Atenção para não errar na documentação! Um exemplo comum é acrescentar no orçamento do projeto itens que não são financiáveis pelas linhas pleiteadas, como por exemplo, solicitar verba para marketing em um programa que só financia aquisição de equipamentos.

Cuidado para o fato de que algumas linhas não permitem capital de giro, então se for necessário, confira se não existe uma exclusiva para esse fim.

Outro erro comum é na questão da contrapartida, pois a maior parte das linhas possui um percentual máximo a ser financiado pelo BRDE, sendo que o restante deve ser aportado pela empresa no projeto. Em outras palavras, não peça para o BRDE financiar 100% do valor do projeto se a linha que você escolheu permite financiar no máximo 80%.

 

5 – Não esqueça de avaliar a questão das garantias

 

Se você costuma acompanhar o blog da idr consultoria, já sabe de cor e salteado esta parte. Se não, vale a pena reforçarmos de novo o fato de que sua empresa deverá apresentar uma garantia sólida para a operação. Não existe financiamento sem garantias, e o BDRE não é uma exceção. Pelo contrário, por ser um banco do Governo, tende a ser mais estrito no que aceita como garantia em relação à um banco comercial. Então avalie bem, para não chegar lá na frente e descobrir que não vai conseguir pegar o dinheiro porque não tem garantias.

 

Você sabe o que são garantias? Entenda nesse material exclusivo da idr consultoria quais tipos de garantias existem e como escolher a melhor para o seu financiamento!

 

Ainda sobre este assunto, uma boa opção para pequenas e médias empresa é utilizar alguns dos fundos garantidores de crédito para garantir parte da operação, o que minimizará a necessidade de garantias reais.

 

Saiba Mais

Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você. Para saber mais sobre como captar um crédito para a sua empresa, recomendamos também a leitura destes outros posts:

 

5 dicas para conseguir empréstimo com juros baixos

Conheça as principais linhas de financiamento para grandes empresas

Será que está na hora de conseguir um empréstimo? Fatores para avaliar!

 

A idr consultoria tem anos de experiência na aprovação de financiamentos para pequenas, médias e grandes empresas dos mais diversos setores ao redor de todo o país. A sua pode ser a próxima!

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    BNDES

    Uma novidade boa: o BNDES anunciou revisão na sua precificação de riscos para operações de financiamento. Ou seja, agora, todos os spreads de risco praticados pela instituição em suas operações de concessão de crédito serão reduzidos...

    Financiamento

    Para quem não conhece o programa, ou mesmo a instituição, o objetivo é alavancar empresas de base tecnológica em fase final de desenvolvimento de produto ou que precisem ganhar escala de produção, com viabilidade comercial comprovada.

    Financiamento

    Quantas vezes já repetimos aqui no blog da idr de que não existe financiamento sem garantias. O financiamento concedido por bancos públicos e agências de fomento possuem inúmeras vantagens, dentre elas, juros mais baixos e condições de amortização e carência mais favoráveis.

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve