Sua empresa precisa de milhões para tirar aquele projeto da gaveta. É uma quantia grande e você sabe que pode economizar milhões em termos de juros mais baixos se conseguir um empréstimo de algum banco do Governo. E, agora, começou a avaliar as alternativas.
Só que começaram a aparecer uma grande quantidade de opções, tanto de linhas de bancos públicos como também diversas linhas dos bancos privados. E uma solução que parecia fácil tornou-se, na verdade, bem confusa.
Calma! Respira que nós da idr vamos te ajudar. Ficamos feliz que você entrou aqui. Fizemos dois posts sobre o assunto e no final, terá a maioria das respostas para as suas perguntas. Nesse primeiro, falaremos um pouco sobre se sua empresa está preparada para um financiamento. Na continuação, sobre quais as melhores linhas de financiamento de médio e longo prazo.
Se você não tem tempo de ler o nosso conteúdo até o final, não tem problema. Preparamos um infográfico e ilustramos de forma visual quais os melhores caminhos para decidir a melhor linha de financiamento para sua empresa.
Caso você tenha tempo, encontrará algumas informações interessantes sobre quais as fontes de financiamento de curto e longo prazo com juros mais baixos.
Foi interessante essa reflexão sobre o tempo justamente porque esse é um dos principais critérios de análise. Vamos conversar mais sobre isso:
Antes de começar: Você tem tempo para levantar toda a papelada necessária? E sabe qual o destino do recurso?
Para começar, existem dois fatores iniciais que você deve avaliar na hora de captar um financiamento:
- Você está com pressa para receber o dinheiro?
- Qual será o destino do recurso?
A primeira traz uma reflexão se sua empresa consegue segurar o caixa pelo prazo de alguns meses, que é o tempo que costuma levar para sair de fato um financiamento de bancos do Governo. Se a resposta for SIM, então, o melhor caminho é captar o recurso de bancos privados. As instituições públicas costumam ter um prazo maior para liberar um empréstimo, então, não são uma boa opção neste caso.
Mas caso você consiga esperar alguns meses para captar o empréstimo, nossa sugestão é, sem dúvida, avaliar os bancos do Governo. Essas instituições oferecerem taxas de juros bem abaixo do mercado – o que pode significar uma economia de milhares de reais, no fim das contas.
A segunda, joga uma luz sobre a necessidade de entender aonde o dinheiro será aplicado. Existem várias opções diferentes em relação ao que a sua empresa pode fazer com o recurso: usar para capital de giro, fazer um novo projeto de investimento para ampliação, realizar desenvolvimento tecnológico, etc. Para cada uma das opções, existem linhas específicas de financiamento, que são apropriadas em termos de condições de taxa de juros, amortização, entre outros fatores.
Quais as fontes de financiamento de curto e longo prazo com juros mais baixos?
Partindo da premissa que você sabe qual o destino do seu recurso, podemos encaminhá-lo para algumas fontes de financiamento com linhas de juros baixos:
AMPLIAR E MODERNIZAR
Se seu objetivo for ampliação, por exemplo, os programas mais indicados são do BNDES. Confira alguns dos programas:
BNDES Automático – Linha voltada para financiar projetos de investimento até R$ 20 milhões para empresas sediadas no Brasil nos mais diversos setores;
BNDES FINEM TI – Programa de financiamento destinado exclusivamente a empresas que desenvolvem tecnologias na área de TI;
BNDES FINEM – Linha com as melhores condições de crédito para projetos de ampliação, expansão e modernização do seu negócio.
PARA SABER MAIS SOBRE AS LINHAS DO BNDES, SUGERIMOS QUE VOCÊ LEIA ESSES DOIS POSTS:
-
QUAIS AS PRINCIPAIS LINHAS DO BNDES PARA SUA EMPRESA?
-
DENTRE TANTAS OPÇÕES DE FINANCIAMENTO, QUAL A MELHOR LINHA PARA A MINHA EMPRESA?
Não acabou por aqui! Confira a continuação do post!
A idr consultoria tem ampla experiência em ajudar empresas a conseguir empréstimos com juros baixos para diversos tipos de projetos. Seja a sua empresa a próxima! Mande um Whatsapp para nós (011 9 4700 0004)!