Como conseguir um empréstimo? Conheça as linhas existentes para sua empresa!

Quase todas os empreendedores, líderes, empresárias ou pessoas à frente de uma empresa, um dia, percebem que vão precisar levantar dinheiro no mercado se quiserem continuar no jogo. Pode ser para o desenvolvimento de um produto que vai começar a dar lucro apenas lá na frente e precisará de capital de giro para rodar toda essa operação.

Ou ainda, melhorar o seu produto atual e evolui-lo antes que a concorrência o faça; ou desenvolver uma nova tecnologia onde seja necessário contratar gente qualificada (o que custa caro) ou conseguir recursos para adquirir mais máquinas e equipamentos.

Enfim, existem inúmeras situações no dia a dia do negócio que necessitam de um empréstimo. 

Então, o que fazer diante dessa situação? Continuar estagnado? Deixar seu produto tornar-se obsoleto? Ou ir atrás de empréstimos e fontes de financiamentos existentes para levantar os recursos que vão colocar a sua empresa em outro patamar?

Quer saber tudo sobre como funciona um financiamento que pode economizar milhões em juros para a sua empresa? Baixe aqui o Guia do Financiamento e entenda a dinâmica do processo e como conseguir dinheiro com condições favoráveis!

Como conseguir um empréstimo? 

Se você já sabe quanto precisa e o que fazer com o capital, a única peça que está faltando no quebra-cabeça é operacionalizar o processo. O que parece ser a coisa mais fácil, na verdade, é a mais complicada. Pipocam um milhão de perguntas, como:

  • Quais são as melhores opções para o perfil da empresa em que você trabalha?
  • Onde e quando buscar uma linha de crédito? Quais são os riscos? E as vantagens?
  • Qual é o tipo mais adequado às necessidades da sua corporação?
  • O que é preciso fazer até que o dinheiro caia efetivamente na conta?

Realmente, são muitas perguntas que aparecem desde o simples momento em que usamos a palavra financiamento. Por isso, tivemos o cuidado esse post para te ajudar na tomada de algumas decisões e entender quais são as linhas de crédito que as pequenas, médias e grandes empresas podem solicitar aos bancos.

Para começar, vale a pena avaliar as suas opções e ainda a maturidade da sua empresa.  Existem duas opções de captação de recursos:

• Financiamento público

Linhas de crédito oferecidas por instituições como o BNDES, a FINEP, o Desenvolve SP e outros bancos regionais como o AgeRio, Badesul, Banco do Nordeste, etc.  

Financiamento privado

Empréstimos de bancos comerciais como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa ou ainda bancos menores e mais especializados, como ABC, Fibria, Indusval, etc.

Existe outra solução para você: captar um financiamento para conseguir rapidamente um aumento expressivo no caixa. Conseguir recursos para sanar suas necessidades de capital de giro de curto prazo, viabilizar novos projetos ou ainda realizar uma nova iniciativa que garanta um crescimento orgânico e substancial.

Como conseguir um empréstimo? Analise os prós e os contras

Financiamento público

Quando perguntamos quais são as fontes de financiamento, é importante além de nos conscientizarmos lembrar que existem muitas vantagens. Normalmente, oferece melhores condições, com taxa de juros mais acessíveis, maior prazo de carência e de amortização. Isso significa a possibilidade de trabalhar com parcelas menores adequadas ao orçamento da empresa.

Outra vantagem adicional de se obter um empréstimo como este é obter um selo de parceiro de uma instituição pública, o que é muito bem visto aos olhos do mercado.

Claro que tudo na vida tem desvantagens,mas nesse caso, não é exatamente isso. Digamos que por ser mais rentável, o processo é mais trabalhoso, primeiro, porque é necessário montar um plano de negócio altamente estruturado.

Levantar toda essa papelada demanda um esforço considerável, pois são muitas informações que precisam ser separadas e elencadas. Além disso, por ser laborioso, o procedimento de pedir recursos a instituições públicas requer tempo (demora no mínimo seis meses para que o capital esteja disponível), o que pode ser um empecilho para quem quer dinheiro rápido.

Lembre-se não existe financiamento sem garantia. Quer saber o que exatamente são garantias? Fizemos um e-book explicando com mais detalhes e dando alguns exemplos. Confira!

Além disso, estes órgãos públicos selecionam parceiros que possuam uma visão estratégica, governança e que possuem completo controle sobre os seus processos. Assim, é necessário evidenciar todas estas qualidades no plano de negócios.

Um ponto importante na hora de pleitear um recurso público é escolher a linha de financiamento certa para sua empresa. Isso ocorre porque há diversos programas de diversas agências, cada qual com a sua própria temática, setor, tecnologias, finalidades.

Assim, encontrar o programa exato para a sua empresa pode não ser tão fácil quanto parece, sob a pena de você perder um tempão montando um pleito para depois ser reprovado porque aquele programa específico não financia empresas com o seu faturamento ou não permite você utilizar o dinheiro para o que você pretende.

Financiamento privado 

 
Como explicamos nos itens anteriores, um financiamento privado é mais rápido porque não é necessário montar um projeto tão grande e detalhado. Normalmente, pedir capital emprestado a bancos privados requer, resumidamente, apenas uma análise de crédito e uma análise do seu negócio e ramo de atuação. Por isso, essa é a opção indicada para empresas que necessitam de dinheiro rápido na mão.

Entretanto, por não exigir tantas informações os bancos privados assumem maiores riscos. As consequências são maiores taxas de juros, menor carência e menos amortização. Essa opção é apenas indicada por ser mais ágil e menos burocrática. Para quem necessita de capital urgente – essa é a única opção, pois não existe dinheiro rápido vindo do governo.

Para captar um financiamento privado, é interessante negociar com diversos bancos privados, de modo a conseguir as melhores condições possíveis em termos de juros, carência e amortização. Geralmente as melhores linhas não estão nos grandes bancos de varejo, pois eles tem maior capilaridade e portanto maior procura.

Uma boa alternativa são os bancos privados menores, mais especializados e mais focados em determinados setores. Às vezes, eles podem ser o indicado para você. Caso queira economizar o seu tempo já possuímos uma vasta rede de relacionamento com bancos privados que pode encurtar o seu caminho.

Como conseguir um empréstimo? Você não está sozinho

A maior parte dos empreendedores acreditam estar sozinhos quando falamos de levantar dinheiro no mercado. No entanto, isso não é verdade. Muitas pessoas estão espalhadas no Brasil, na mesma situação, compartilhando da mesma dor.

Nós da idr somos algumas dessas pessoas. Além de sermos uma consultoria, atuamos como mentores ao ajudar aquelas empresas que estão com dificuldades – se esse for o caso da sua, conte conosco!

Ter alguém para confiar faz toda a diferença. Principalmente na hora de recuperar a estabilidade financeira, o fluxo de caixa ou, ainda, dar um fôlego financeiro para rodar o negócio.

Ficar de braços cruzados diante de uma situação apertada pode ter um grande custo para a empresa. Entrar no cheque especial significa mais de 10% ao mês em juros para o banco, enquanto uma operação de longo prazo pode-se pagar algo em torno de 1% ao mês. Parece bom, não?

Existem linhas de financiamento mais saudáveis para a sua empresa, com taxas de juros na faixa do abaixo vamos lhe mostrar quais são as opções:

Para entender mais sobre o assunto, leia esses posts:

A idr consultoria é altamente especializada em captar financiamento para empresas que querem implantar tecnologia na sua empresa. Temos inúmeros cases de sucesso, que podem ser exatamente iguais ao que sua empresa precisa. Entre em contato conosco!

 

Tags :

Consultoria de financiamento para empresas, Empréstimos e financiamento para empresas, Financiamento para Empresas, Financiamento para tecnologia, Financiamento PMEs pequenas e médias empresas, Linhas de financiamento do governo Federal

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo