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Dificuldades na gestão financeira de sua empresa? Você não é o único

M&A

Neste post a gente não vai dourar a pílula. Pelo contrário, vamos ser bem diretos.  A verdade mesmo é que fazer a gestão da parte financeira da empresa é chato.

Esqueça o glamour.

Esqueça o arquétipo do empresário global da novela, com copo de whisky na mão e 3 secretárias, que tem a mesa limpíssima e tem todo o tempo do mundo pra tramar a morte do rival – até porque arquétipo de empresário que não é malvadão não é arquétipo de empresário…

Enfim, esqueça.

Gerenciar é chato. Na verdade, é muito chato.

E é assim que tem que ser. Se você está achando que gerir as finanças de uma empresa é divertido, deixa a gente te falar uma coisa: você está fazendo algo errado.

A gestão de uma empresa, principalmente a gestão financeira, é um processo contínuo e 100% racional. Não há espaço para emoções e diversão.

Além disso, não há espaços para erros. Isso significa que as variabilidades têm que estar controlada, e para as incertezas você tem que ter planos A, B e C de mitigação. Aliás, se você não tiver estes planos, será mesmo que você está gerindo bem a coisa?

Todo este controle é um processo extremamente meticuloso, que deve ser bem planejado e cujas variáveis e indicadores devem estar medidas e gerenciadas. Em outras palavras, a empresa tem que estar bem estruturada em termos de:

 

Indicadores Financeiros 

 

Um dos erros mais comuns dentro da gestão financeira é não saber o que está de fato acontecendo dentro da empresa. Você precisa estar ciente de cada real que entra e quantos centavos gasta em cada setor ou departamento. 

Uma forma de fazer isso é analisar constantemente os indicadores de saúde financeira. 

Vamos ainda levantar alguns pontos que precisam ser analisados:

 

Você sabe quanto que ganha por cliente? 

 

Já parou para realizar essa reflexão? Saber quando fatura de forma específica por cliente traz uma visão geral do negócio, que é útil para saber qual cliente tratar melhor, qual cliente tem menos importância, mas principalmente qual é a margem estimada por cliente e projeto ou produto. Talvez você tenha clientes que a operação deles dá prejuízo e você não sabe. Toda essa visibilidade começa por saber o faturamento exato por cliente.

 

Qual a sua margem por produto para cada produto ou serviço que a empresa possui? Seus produtos e serviços são rentáveis?

 

Muitas indústrias pecam nesse detalhe e algumas vezes, produtos de longa data no portfólio não estão mais dando lucro e ninguém se deu conta. Por isso, medite por uns segundos. Afinal, será que todos os seus produtos e serviços são realmente rentáveis atualmente? 

Qual deles é mais rentável? Será que não seria mais vantajoso financeiramente simplesmente fechar as linhas de serviços ou produtos que dão menos lucro e focar no que realmente traz valor?

 

A tributação está correta?

 

Outro ponto importante é se você está usando a tributação correta nos seus produtos ou serviços. Muitas empresas erram nesse sentido e as consequências podem ser desastrosas. Já tivemos clientes que quando perceberam esse problema, já deviam uma bela quantia de impostos.

 

Qual o impacto da tributação na sua margem de lucro?  

 

Lembra que falamos lá em cima se você sabe qual a sua margem de lucro por produto ou serviço? Se você realmente está usando a tributação correta, aqui é importante trazer a reflexão se o impacto dela na sua margem de lucro está sendo mínimo ou causando prejuízos.

 

Você tem controle das suas entradas e saídas?

 

Já comentamos que um bom gerenciamento financeiro preconiza ter total controle das entradas e saídas do fluxo de caixa. Realmente pense sobre esse ponto que aqui que mora o perigo na maioria das empresas. Muitas pessoas acham que sabem o que está acontecendo quando na verdade, não possuem a menor ideia.

 

Qual o gasto com encargos financeiros e taxas bancárias?

 

Esse é um “detalhe” importante e que complementa o item anterior. As pessoas esquecem dos encargos financeiros e taxas bancárias quando analisam seus caixas e isso faz diferença quando colocamos na ponta do lápis. São pequenas nuances, como essas, que diferenciam um boa gestão de uma considerada média ou ruim. Além disso, saiba que há vários mecanismos para reduzir o seu custo financeiro e melhorar as suas dívidas. 

 

Nesse ponto, você deve está consciente de que tudo isso requer planejamento, processos e análises minuciosas.  Sabemos que chegar nesse nível de análise é complexo, e por isso é bom dividir este trabalho duro com alguém. Ainda mais se for com quem possui uma ampla bagagem e experiência.

Porque apesar de ser bem chato e demandar tempo, existem pessoas que gostam deste trabalho. Como nós. E claro, que existem vantagens: além de conhecermos realidades diversas todos os dias, ainda ajudamos clientes diferentes a aliviar um pouco esse fardo e manter uma boa saúde financeira na sua empresa.

 

A idr consultoria tem auxiliado empresas ao redor de todo o país a melhorarem seus controles financeiros, tendo mais visibilidade e planejamento em suas finanças e assim se fortalecendo cada vez mais. Que tal ligar para nossos consultores e avaliar o que podemos fazer por você?

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