1636
Blog

Inovacred ou BNDES MPME: Qual é a melhor opção? (parte 4)

Inovacred e MPME
Lousa com desenhos de inovação e dinheiro - representa finananciamento para inovação

Este é o último post no qual discutimos comparativamente o Inovacred e o BNDES MPME, as duas principais linhas de inovação para pequenas e médias empresas existentes no país. Recomendamos a análise a partir do primeiro post. 

Continuando o raciocínio do post anterior, caso até aqui você atenda todos os requisitos dos dois programas, e a análise das garantias indica que ainda tanto faz um ou outro, escolher entre um programa ou outro se resume a decidir qual dos dois apresenta melhores condições para sua empresa. Isso se traduz a analisar então as:

 

Condições do financiamento

 

  • Carência: em termos de carência, os dois programas são razoavelmente semelhantes, oferecendo uma carência máxima de até 2 anos, podendo ser minimizada de acordo com a análise do projeto caso-a-caso.

 

  • Amortização: Aqui a análise complica um pouco, pois os prazos de carência máxima teórica variam um pouco entre os agentes financiadores, tanto para o Inovacred  quanto para o MPME. Então não podemos te ajudar muito nisso, a ideia é realmente olhar em detalhes o programa do agente do seu Estado. Ainda mais porque esses limites são teóricos, o que implica que na prática a análise do projeto é que vai determinar o prazo efetivo, que será dado pelo banco. O que podemos adiantar neste caso é que os limites téoricos do BNDES são um pouco maiores, podendo chegar até a 10 anos em alguns casos. Em relação ao Inovacred, o prazo máximo é 8 anos. Deste modo, o MPME tende a dar um pouco mais de fluxo para sua empresa pagar a dívida.

 

  • Taxa de Juros: No caso da taxa de juros, infelizmente do mesmo modo que a amortização, há uma variação de agência para agência, de modo que também é necessário avaliar o banco estadual específico para o qual você irá pleitear a operação. Sinceramente gostaríamos de poder te ajudar mais neste item, mas também há uma taxa negociada entre a empresa e o agente financeiro que é variável, tanto no caso do BNDES MPME quanto no caso do Inovacred.  Para dificultar mais, há ainda uma variação para micro ou média empresa, e também se o projeto é de investimento ou capital de giro, então cada caso é um caso e não temos como dizer que um ou outro programa é mais barato em termos de taxa de juros sem avaliar o caso específico da sua empresa. Agora se você perguntar qual é o nosso feeling, diríamos que em teoria o Inovacred oferece taxa de juros mais baratas (1 a 2% em média) do que o BNDES MPME.

 

Ainda em dúvida qual o melhor?

 

Se você chegou até aqui e ainda está indeciso, por favor não se sinta frustrado. Vamos te dar um resumo de tudo o que analisamos para lhe ajudar melhor a decidir. Uma dica boa (além de consultar a idr, é claro) é contatar o pessoal responsável pelas linhas de inovação do banco estadual que você quer pleitear. Eles podem te dar uma luz em relação à qual linha está com melhores condições.  Neste caso, pergunte também qual tem sido mais aprovada pelo banco, e você terá uma direção boa para onde ir.

Para finalizar, segue nosso super resumo para te ajudar a decidir:

  • Se sua empresa não se encaixa nos critérios de empresa inovadora do BNDES, o caminho é o Inovacred
  • De modo contrário, se você tem dúvidas que o seu projeto é inovador, o caminho é o MPME – isso minimiza os riscos de uma não-aprovação no mérito técnico
  • Caso você se encaixe nos dois critérios, avalie diretamente no banco estadual que você vai pleitear as condições dos programas para comparar, priorizando os itens:
    • Garantias
    • Taxas de juros
    • Amortização
    • Carência

Complicado não? Infelizmente como tudo na vida, captar um financiamento também não é fácil. Gostaríamos de ser mais positivos, mas a verdade é que decidir qual o caminho seguir é só o primeiro passo do processo. Agora é que vem a parte chata: levantar toda a documentação necessária, e elaborar uma série de documentos para conseguir o financiamento, o que inclui um bom plano de negócios e uma boa projeção financeira.  Vale a pena pegar um financiamento como estes?  Nossa resposta é sim, pois a economia em termos de juros pode significar centenas de milhares de reais a mais no bolso no final das contas.

 

Para auxiliar a sua empresa a captar o financiamento que você precisa, conte com os consultores especializados da melhor empresa de financiamentos do país! 

 

 

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    Banco da Amazônia
    Financiamento

    Com o financiamento ‘Amazônia Rural’, o Banco da Amazônia apoia diferentes empreendimentos dos segmentos de agricultura, pecuária, aquicultura, pesca e agroindústria de produtos agropecuários.

    M&A

    Gerenciar uma empresa pode ser algo estressante, exaustivo e frustrante ou uma experiência enriquecedora, eficiente e lucrativa. Tudo depende de como você cuida da gestão do seu negócio. Não existe regra mágica: o segredo do sucesso de uma empresa é uma combinação de estratégia, trabalho focado e conhecimento.

    Financiamento

    Não importa necessariamente o tamanho da empresa. Assumir novos compromisso e enfrentar novos desafios faz parte do cotidiano de quem está à frente de uma empresa. Mas qual a melhor opção? Crescer com recursos próprios ou linhas de financiamento?

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve