A indústria 4.0 é considerada por muitos como a quarta revolução industrial. Ela agregará tecnologias para automação, trocas de dados, IoT – internet das coisas, computação em nuvem e sistemas ciber-físicos para automatizar e otimizar processos produtivos industriais.
A ideia por detrás do conceito de indústria 4.0 está na visão e execução de fábricas inteligentes, com estruturas modulares, monitoradas pelos sistemas ciber físicos, capazes de criar cópias virtuais e tomam decisões descentralizadas. Devido a internet das coisas, os sistemas cooperam e se comunicam entre si e com os humanos por meio da computação em nuvem e ainda em tempo real.
Como implantar as tecnologias da indústria 4.0 na minha empresa?
Existem cinco princípios para o desenvolvimento e implantação da indústria 4.0 e que definem os sistemas de produção inteligentes. A seguir, fizemos um resumo de quais são eles:
Capacidade de operação em tempo real: Aquisição e tratamento dos dados praticamente de forma simultânea e que permita a tomada de decisões em tempo real.
Descentralização: As necessidades da produção detectadas tempo real serão corrigidas pelos sistemas ciber-físicos, que terão autonomia para realizar tomada de decisões. Ou seja, os módulos da indústria 4.0 trabalharão de forma descentralizada.
Orientação a serviços: Arquiteturas de software de serviços trabalharão em conjunto com a internet das coisas;
Virtualização: A indústria 4.0 fará uma cópia virtual das fábricas inteligentes, o que permitirá a rastreabilidade e o monitoramento remoto de todos os processos por meio dos sensores espalhados pela planta.
Modularidade: Produção sob demanda funcionando de acordo com o acoplamento e desacoplamento de módulos na produção. Isso oferece flexibilidade para alterar as tarefas das máquinas com facilidade.
Você quer isso para a sua fábrica e falta financiamento? Nós podemos te ajudar.
A idr consultoria possui dez anos de experiência em captação de recursos para as empresas ampliarem sua capacidade de produção ou modernizarem as suas plantas. Por isso, separamos algumas opções de financiamento para sua empresa inovar e torna-se uma indústria 4.0.
Existem boas opções de crédito de bancos públicos, como, por exemplo, o BNDES e a FINEP. Por ser interesse do Governo fomentar a atividade empresarial, estas instituições oferecem capital a custo bem mais barato – menor taxa de juros, além de maior carência e amortização.
Vamos fazer um resumo rápido das principais linhas de crédito do BNDES e da FINEP para empresas de todos os portes modernizarem suas indústria e desenvolverem tecnologias de automação.
Quais as melhores linhas de financiamento para indústria 4.0
BNDES
Para grandes empresas que querem modernizar suas linhas de produção, o BNDES oferece como principal linha o BNDES FINEM, que possui algumas segmentações específicas, como por exemplo, FINEM TI, ou o FINEM Inovação, embora estas segmentações sejam pequenas variações do FINEM principal. O valor mínimo a ser solicitado é de R$ 10 milhões.
O FINEM oferece taxa de juros anual de TLP + 2,1% a 6,56% ao ano, o dá que atualmente uma faixa entre 9 a 14% de juros anuais (considerando a TJLP em torno de 7%). O prazo de carência e amortização variam conforme a empresa solicitante, mas podemos colocar aqui em média até 24 meses de carência e até 10 anos para pagar.
Alguns setores da indústria, como por exemplo o agronegócio, tem a sua linha especial, o INOVAGRO, que possui condições bem mais facilitadas para o setor.
Para pequenas e médias empresas inovadoras, existe o BNDES MPME. A taxa de carência gira em torno de 24 meses, e os prazos de amortização e juros variam de acordo com o banco terceirizador.
FINEP
A FINEP disponibiliza duas linhas importantes para grandes empresas que querem desenvolver um projeto de inovação:
FINEP para empresas
Com valor mínimo de R$ 10 milhões, esta linha (antigo FINEP 30 dias) é voltada para projetos de P,D&I. A taxa de juros varia entre 7 a 10%, aproximadamente, de acordo com o grau de inovação do projeto.
FINEP Inovacred
A grande vantagem do programa é que ele oferece condições extremamente atraentes em termos de juros, que giram em média em torno de 8 a 9% ao ano. Isso mesmo que você leu. 8 a 9% ao ano, o que é muito abaixo da grande maioria das linhas de financiamento que existem para pequenas e médias empresas (e com certeza bem melhor do que os 6% ao mês que o seu gerente do banco vive querendo te empurrar). O Inovacred é operado via uma lista de bancos regionais como Badesc, AgeRio, Desenvolve SP, Desenbahia, etc. Veja a lista completa aqui.
Temos uma seção específica em nosso site para o Inovacred e o BNDES MPME, com todas as informações sobre os programas. Caso você esteja pensando em captar uma destas linhas de financiamento para tecnologia, elaboramos esta série de posts para lhe ajudar a decidir se o melhor programa para você é o BNDES MPME ou o FINEP Inovacred.
Além destas duas linhas principais, há também linhas específicas oferecidas pelos bancos regionais, sendo que algumas delas são até melhores que o Inovacred e o MPME. Deste modo, é altamente recomendado conhecer as linhas do seu banco estadual e compará-las com o BNDES. Para identificar qual é o banco que atende o seu estado, bem como conhecer todas as linhas que ele possui para sua empresa, clique aqui.
Para entender mais sobre o assunto, leia esses posts:
- Será que está na hora de conseguir um empréstimo? Fatores para avaliar!
- Por que o patrimônio líquido é fundamental para conseguir um financiamento
- Como conseguir milhões com as melhores condições do mercado
A idr consultoria é altamente especializada em captar financiamento para empresas que querem implantar tecnologia na sua empresa. Temos inúmeros cases de sucesso, que podem ser exatamente iguais ao que sua empresa precisa.
Saiba mais mandando um whatsapp ou ligando para (11) 94700 – 0004. Fale com os melhores. Fale com a idr consultoria!