Você ralou anos e anos a fio e conseguiu alavancar a sua empresa para um faturamento na casa de milhões. Parabéns. Mesmo assim, você não quer ficar parado. Você quer que sua empresa cresça e fature mais alto. Você já sabe quanto de dinheiro precisa, e o que vai fazer com ele. Só tem um probleminha: o dinheiro não está no caixa da sua empresa. Ainda. Você vai ter que captar um empréstimo/financiamento.
Então vem a questão: Quais as principais linhas de crédito disponíveis para a minha empresa? E como captar um empréstimo?
A boa notícia é que existem várias linhas de crédito para pequenas e médias empresas. Diante de tanta oferta, quais são as melhores opções para o perfil da empresa em que você trabalha? Onde buscar o empréstimo para sua empresa?
Realmente, são muitas perguntas que aparecem desde o simples momento em que usamos a palavra financiamento. Por isso, tivemos o cuidado de preparar esse guia rápido para te ajudar na tomada de algumas decisões. Para acesso a um material mais profundo, sugerimos o nosso “Guia completo de como captar um financiamento”.
Quais são as linhas de crédito que existem para pequenas e médias empresas?
Tratando-se de empréstimo para PMEs existem duas opções de captação de recursos:
- Financiamento público:
1. Bancos federais: Linhas de crédito oferecidas por instituições do governo federal como o BNDES, a FINEP. Geralmente o BNDES e a FINEP gostam de trabalhar com empresas grandes, mas há algumas exceções para PMEs com excelentes condições em termos de juros baixos e longo prazo para pagar. Saiba mais sobre elas aqui.
2. Bancos regionais: há diversos bancos regionais de apoio financeiro à pequenas e médias empresas. Você sabia que eles existem? Se não sabia, pode estar perdendo uma boa oportunidade de conseguir dinheiro barato para sua empresa do banco do seu estado. Os principais são o Desenvolve SP, AgeRio, BDMG, Banco do Nordeste, BRDE, Badesul e Banco da Amazônia (BASA). Veja a lista completa de bancos regionais existentes aqui.
- Financiamento privado: empréstimos de bancos comerciais como Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Caixa ou ainda bancos menores e mais especializados, como ABC, Fibria, Indusval, etc.
Para captar um financiamento privado, vale bastante a pena negociar com diversos bancos, de modo a conseguir as melhores condições possíveis em termos de juros, carência e amortização. Geralmente as melhores linhas não estão nos grandes bancos conhecidos, pois eles têm maior abrangência e portanto tem maior procura, de modo que não estão muito preocupados com a sua empresa, uma vez que há centenas batendo na porta deles. Calma, não se desespere. Uma boa alternativa são os bancos privados menores, mais especializados e mais focados em determinados setores. Às vezes, eles podem ser o indicado para você. Caso queira economizar o seu tempo já possuímos uma vasta rede de relacionamento com bancos privados que pode encurtar o seu caminho até o dinheiro barato que você precisa.
Outra opção muito interessante para receber uma injeção de dinheiro para sua empresa é o famoso fundo perdido do governo federal, programas no quais o governo dá dinheiro para a empresa sem que ela tenha que devolver (daí o nome comum fundo perdido, embora o termo técnico seja subvenção). Já pensou o que a sua empresa poderia fazer com alguns milhões de dinheiro dado do governo? Legal, não? Infelizmente, não são todas as empresas que podem captar este tipo de recurso. Veja aqui como saber se sua empresa consegue um fundo perdido.
Voltando ao financiamento, neste outro post discutimos as vantagens e desvantagens de um financiamento público ou financiamento privado, e você pode também clicar aqui para saber como escolher a linha de financiamento mais adequado para sua empresa.
Caso você queira um passo-a-passo rápido da documentação necessária para um processo de financiamento, este post irá lhe ajudar. Também temos o guia completo de como aprovar o seu projeto no Desenvolve SP. Mesmo se o seu banco estadual for outro, este guia ainda sim poderá te dar uma boa diretriz do que será necessário para aprovar o seu projeto.
Esperamos que este post tenha lhe ajudado em relação aos primeiros passos para captar um financiamento. Leia mais informações em nosso blog. Ou então, porque você não se livra da dor de cabeça e contrata de forma rápida e barata os consultores especializados em financiamento da idr consultoria?