Sua empresa teve o financiamento aprovado e o Desenvolve SP já até liberou a primeira parcela do seu empréstimo.
Ótimo, o crescimento vem aí.
Acontece que o seu projeto está andando e sua empresa precisa continuar colocando dinheiro nele para dar continuidade e e fazer com que os resultados finalmente apareçam.
Só que o Desenvolve SP só irá liberar a segunda parcela mediante o envio da primeira Prestação de Contas. A qual ainda tem que ser aprovada pelo banco (lembre-se que este processo pode demorar).
E agora? Como fazer a prestação de contas do Desenvolve SP?
Assim como a famosa sopa do filme Kung fu Panda, o segredo para fazer a prestação de contas do Desenvolve SP é: Não tem segredo. Você vai ter que arregaçar as mangas e colocar a mão na massa.
Então, não tem jeito, é hora de trabalhar duro, enfrentar a burocracia e preparar e levantar toda a documentação.
Além disso, tem que seguir a orientação deles à risca, sob a pena de ter o retrabalho de elaborar novamente a documentação, e ainda correr o risco de atrasar a liberação da próxima parcela. O que pode comprometer o projeto.
Para aliviar um pouco a sua barra, a equipe de especialistas da idr preparou cinco dicas para facilitar a sua vida e evitar que você cometa alguns erros básicos que pode prejudicar o processo. Vamos a elas:
05 Dicas para melhorar a prestação de contas do Desenvolve SP
1) Cuidado redobrado em relação à mão-de-obra
Para prestar contas de mão-de-obra é necessário ter atenção na hora de calcular os gastos. Uma folha de pagamento costuma ser complexa e um deslize pode gerar algum tipo de erro.
Como por exemplo somar ao salário bruto algumas rubricas que são descontadas (tipo o FGTS) – contabilizando o valor duas vezes, o que gera um montante maior do que foi realmente pago ao funcionário naquele mês.
Em termos de comprovantes, é necessário mandar para o banco a folha de pagamento assinada por alguém responsável na empresa, bem como as guias de recolhimento de INSS e FGTS, além do comprovante de pagamento.
2) Atenção ao calcular o INSS
Ainda no item mão-de-obra, cuidado na hora de calcular o valor do INSS, que deve refletir em parcela paga pela empresa e não pela parte de contribuição do colaborador.
Além disso, verifique se a sua linha escolhida aceita o pagamento de benefícios aos empregados, como por exemplo vale alimentação ou seguro saúde. Não são todas as linhas que aceitam este tipo de gasto como item financiável. Fique atento!
3) Em caso de dúvidas, pela esclarecimentos aos analistas do Desenvolve SP
Em casos no qual há divergências entre o que a empresa disse que ia gastar no projeto e o que realmente foi gasto, tanto em termos de valores ou rubricas, é sempre bom contactar os próprios analistas do Desenvolve SP.
A ideia é explicar a situação e perguntar qual o melhor modo de justificar as diferenças.
Ao contrário de outros órgãos, como a FAPESP, o Desenvolve SP costuma ser bem mais flexível em se tratando de remanejamento de rubricas de gastos.
4) Acrescente o serviços terceirizados
Serviços de terceiros têm comprovação mais fácil. Basta apresentar a nota fiscal e o comprovante de DOC/TED realizado, contanto que isto seja para a conta específica da empresa fornecedora do serviço.
5) Pague terceiros com cheques nominais
Se for pagar serviços de terceiros com cheques, faça-os nominal ao CNPJ da empresa. E lembre-se de guardar cópia dos cheques. Quando for apresentar os comprovantes ao Desenvolve SP, também será necessário mostrar o extrato do banco com as compensações.
Antes de mandar tudo, é bom dar uma conferida também se os prazos previstos na prestação de contas estão coerentes com os prazos que constam na Carta de Crédito (contrato CCB).
Assim, não importa se a sua linha seja o Inovacred, BNDES MPME Inovadora, ou mesmos as linhas do próprio Desenvolve SP como o FIP simplificado, a probabilidade de erros no processo será bem menor.
Se você tem dúvidas e está atrás de orientações corretas e confiáveis sobre as como prestar contas no Desenvolve SP ou na FAPESP, a idr consultoria pode te ajudar nesse processo. Nossa ajuda pode ser muito útil caso você precise mandar a prestação de contas rapidamente e ainda acertar “de primeira” para liberar rapidamente a segunda parcela do seu empréstimo, de modo seu projeto não pare o andamento por falta de recursos.
Com o nosso auxílio, além da segurança, você economiza tempo e dinheiro.