Quais as linhas de crédito para empresas de tecnologia existentes no país?

Então sua empresa é de tecnologia. Parabéns, não é fácil realizar desenvolvimento tecnológico no Brasil. Ainda mais quando a mão de obra é escassa, e o governo não ajuda muito. Ou ajuda? A verdade é que as coisas tem melhorado bastante nos últimos anos em termos de programas do governo de incentivo financeiro para empresas que desenvolvem tecnologia. 

Felizmente o país tem acordado para o fato de que desenvolver tecnologia no Brasil custa caro para as empresas, além do alto risco que você corre ao investir milhões em um projeto de inovação, com longo ciclo de time-to-market e incertezas comerciais. Nesta linha, além da alteração nos marcos legais, o governo criou e ampliou nos últimos anos 3 tipos de mecanismos de fomento à inovação nas empresas:

 

Fundo Perdido (Subvenção)

 

O fundo perdido, também chamado de financiamento não-reembolsável, é o melhor dos mundos para o empresário. Imagina se o governo te desse milhões para desenvolver o seu produto, sem que você precisasse devolver? Parece um sonho não? Mas é realidade.

Apesar da crise ter cortado grande parte dos programas de fundo perdido, ainda existem boas oportunidades, principalmente para pequenas e médias empresas. Um excelente programa destes é o PIPE da FAPESP, que concede até 1 milhão para empresas que tenham projetos inovadores, com a condição de que a pesquisa seja realizada no estado de São Paulo. Leia tudo sobre o PIPE clicando aqui. 

Para grandes empresas, o caminho são os programas Inova, da FINEP, que se dividem por setor (Inova Agro, Inova Aerodefesa, Inova TI, Inova Mineral,  etc.). Infelizmente a maior parte destes programas está inativo no momento, embora nós da idr ouvimos alguns rumores que sairão algumas versões nos próximos meses, então é bom fica atento. Claro que postaremos qualquer novidade do setor  em nosso blog, ou então em nossa newsletter. Acompanhe-nos!

 

Outro bom programa é o BNDES Funtec, que dá fundo perdido para projetos, embora para esta linha obrigatoriamente a empresa deve realizar o projeto em conjunto com uma universidade, o que limita as possibilidades para a empresa.  Também está inativo no momento, mas pode ser que saia um novo edital para o ano que vem.

Por último, vale a pena mencionar o programa Inova Talentos, do CNPq em parceria com o IEL. A proposta deste programa é um pouco diferente dos demais, no sentido de contratar mão-de-obra junior e qualificá-la, com apoio e treinamento por parte do IEL. Tudo isso com fundo perdido do CNPq, é claro, embora para este programa os valores não sejam tão significativos, ficando abaixo de 500 mil reais por empresa. De qualquer modo, é uma opção interessante para empresa que queira desenvolver e contratar talentos para sua equipe de P&D.

 

Embora o fundo perdido seja excelente, é importante sempre informarmos que este tipo de recurso não é aplicável à todo tipo de empresa. Para aprovar um pleito deste tipo, é importante que o projeto seja realmente inovador, não só em termos da aplicação, mas em termos de tecnologia. Clique aqui para saber se o fundo perdido é aplicável para sua empresa. Caso você queira avaliar se o seu projeto é realmente inovador aos olhos do governo, sugerimos baixar gratuitamente este nosso guia de como o governo enxerga o que é inovação.

 

Os outros dois principais mecanismos de apoio à inovação são os financiamentos a juros reduzidos para inovação de bancos como BNDES, FINEP, além dos bancos regionais como Desenvolve SP, AgeRio, BDMG, Banrisul, BADESC, entre outros, e também os Incentivos fiscais para inovação, como a Lei do Bem, Lei de Informática, P&D Aneel, etc.

Falaremos em detalhes destes dois mecanismos na parte 2 deste post (em breve).

 

A idr consultoria é especializada em captar recursos e incentivos para empresas que desenvolvem tecnologia. Temos diversos cases de sucesso que podem ser exatamente iguais ao recurso que sua empresa precisa. Que tal mandar um whatsapp (11 94007-9208) para nossos consultores especializados para mais informações? 

Tags :

BNDES FUNTEC, BNDES MPME, Consultoria Financiamento P&D, FAPESP PIPE, Financiamento Inovação, Financiamento para P&D, Financiamento para tecnologia, Inovacred, Inovacred Expresso

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo