Os dias vão passando e você continua pensando sobre a necessidade de recursos extras para a sua empresa. Afinal, existem inúmeras situações no dia a dia do negócio que necessitam de um empréstimo. Pode ser que você tenha vendido um projeto novo e agora precisa contratar mais pessoas.

Ou ainda que tenha desenvolvido um produto que vai começar a dar lucro apenas lá na frente e precisará de capital de giro para rodar toda essa operação. Pode ser, também, que esteja melhorando seu produto ou desenvolvendo uma nova tecnologia e precise de mais gente qualificada (o que custa caro) ou de recursos para adquirir mais máquinas e equipamentos. Ou até precisa de alguns milhões para evoluir o seu produto antes da concorrência.

Enfim, as possibilidades são diversas. E todas as iniciativas precisam de recursos financeiros.

Então, o que fazer? Continuar estagnado? Deixar seu produto tornar-se obsoleto?

Existe outra solução para você: captar um financiamento para conseguir rapidamente um aumento expressivo no caixa. Conseguir recursos para sanar suas necessidades de capital de giro de curto prazo, viabilizar novos projetos ou ainda realizar uma nova iniciativa que garanta um crescimento orgânico e substancial.

 Juros mais baixos e condições favoráveis são apenas alguns dos benefícios de tentar um financiamento de bancos do Governo para a sua empresa.

 

Ainda em dúvida? Veja nesse infográfico como funciona o financiamento e tenha um direcionamento mais assertivo para começar a buscar a linha mais adequada ás suas necessidades.

 

Vale a pena fazer um empréstimo?

 

É claro que o melhor dos mundos sempre é crescer com dinheiro próprio, sem dever nada para ninguém nem ter que pagar juros. Entretanto, são poucas (ou quase nenhuma) empresa que consegue ter uma operação que gere um caixa recorrente tão expressivo que nunca precise de um capital rápido no curto prazo para acelerar o crescimento.

Deste modo, captar um empréstimo é algo normal no dia a dia de muitas empresas, e às vezes a única opção para dar um salto de crescimento por meio de um novo projeto de expansão, como uma nova linha de produção, uma nova unidade, ou mesmo mais escritório comerciais.

Conforme comentamos, um financiamento elimina problemas de capital de giro e fluxo de caixa, podendo suprir os cursos necessários para o investimento inicial do projeto, sem impactar a operação do dia a dia da empresa. Por si só, essa é uma ótima razão para fazer um empréstimo.

 

Financiamento – Fatores para avaliar

 

Financeiramente falando, o empréstimo é vantajoso se o retorno esperado do capital tomado e aplicado na empresa é maior do que o juros que a empresa vai pagar. De forma simplificada, se ao investir R$ 100 mil reais na sua empresa você espera que haja um lucro mensal de 5 mil reais – 5% – e o valor do juros da dívida é de 4% ao mês, tomar empréstimo foi uma boa decisão e o retorno está sendo positivo para sua empresa. Vale a pena ou não?

Entretanto, isto é muito bonito na teoria, mas há muitas situações que o financiamento pode ser a única opção. Se acabou o caixa da empresa, ou mesmo ela vendeu um grande projeto e vai ter que contratar gente para receber lá na frente, ou mesmo realizar uma grande compra de hardware, para revender e receber dentro de alguns meses, a necessidade de capital de giro é imediata, e não tem jeito senão recorrer à um crédito externo.

Talvez o financiamento seja também a única opção de viabilizar tecnologicamente o salto que irá fazer a empresa chegar em outro patamar, que pode ser na forma de um novo projeto, melhorias no seu projeto atual ou então correr atrás da concorrência para não perder o mercado e sair do jogo.

Se você ainda não está convencido, conheça outras razões para você captar um financiamento para executar um novo projeto.

 

Será que está então na hora de conseguir um empréstimo?

 

Para saber se vale a pena ou não ir atrás de um financiamento, é importante avaliar se a sua empresa está no timing correto e se cumpre os pré-requisitos certos. Seus indicadores mostram um balanço saudável? Você possui garantias para dar? São muitos fatores que precisam ser analisados.

Se você estiver interessado e visualiza que essa é uma alternativa viável para sua empresa, então é interessante conhecer sobre como funciona o processo de financiamento e o passo a passo para conseguir um. Para isso, indicamos os seguintes materiais:

 

 

Saiba que a idr consultoria tem auxiliado diversas empresas a captar o financiamento mais adequado. A sua pode ser a próxima!

Leia mais sobre todas as novidades do mundo do financiamento em nosso blog! Caso tenha dúvidas, que tal mandar um whatsapp (011 9 4700 9208) para nós?

Tags :

BNDES, Consultoria de financiamento para empresas, Consultoria financeira RJ, Consultoria Financeira SP, Empréstimos e financiamento para empresas, Financiamento para Empresas, FINEP, Linhas de financiamento do governo Federal

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo