A primeira boa dica para escrever um plano de negócios de qualidade é se colocar no papel do leitor que irá analisar o documento. Porque ele deveria ler ou interessar pela sua empresa? Que tipo de empresas ou negócios atrairá o seu interesse? Que tipo de dados ele espera encontrar e irá procurar ao ler o documento? Hoje em dia ninguém tem muito tempo para ler grandes documentos. Então como chamar a atenção para que seu documento seja lido com interesse até o fim?
Para responder a estas questões, o que faz toda a diferença é na hora de escrever pensar que tipo de informações e quais as respostas que esta pessoa do outro lado está buscando encontrar. E ao longo do texto demonstrar por diversas formas enfáticas as respostas às perguntas que ela ou elas estão fazendo mentalmente. Falar o que eles querem ouvir. E ainda fazer isto de um modo que exalte as qualidades da empresa e minimize os seus pontos fracos.
Assim, aqui vai nossa Dica de Ouro: pense como você se fosse a pessoa mais sensacional de marketing que existe no mundo e mande bala para responder bem essas 4 perguntas chaves:
– Porque se deve acreditar na sua empresa: Porque ela é boa? Quais as qualidades que ela possui? Quais os pontos fortes em relação à concorrência?
– Porque se deve acreditar na sua tecnologia, produto ou serviço? O que ela tem de diferencial em relação à concorrentes/similares?
– Qual o problema que sua tecnologia resolve? Porque ela é estratégica para o seu mercado?
– Como você pretende vender (canal, preço, mercado, etc.)? Qual o preço e como ele se compara com a concorrência?
No fundo, todas as outras perguntas mais detalhadas que devem ser respondidas em um business plan são desdobramentos mais elaborados destas quatro perguntas básicas. Responde-las de modo claro e forte é o segredo para o sucesso.
Em breve faremos o segundo post com mais dicas para você elaborar o seu plano de negócios. Caso seu interesse seja captar um financiamento, que tal se aprofundar mais no assunto e ler o nosso Guia Definitivo do financiamento? Ou então saber analise se sua empresa consegue um fundo perdido clicando aqui!