O BNDES MPME Inovadora, a linha de financiamento do BNDES para pequenas e médias empresas que querem desenvolver um projeto de inovação, é uma das excelentes opções de crédito que existem em termos de juros baixos, longos prazos de carência e amortização.

 

Entretanto, como é um daqueles empréstimos com condições que chamamos “de pai para filho”, não são todas as empresas que se enquadram nos requisitos do BNDES. Assim, é melhor analisar com calma se a sua empresa passa nos critérios do programa antes de iniciar o pleito, para evitar ser reprovado na linha por besteiras que poderiam ter sido evitadas com um check list básico. Num processo de captação de financiamento, sempre orientamos nossos clientes a verificar a elegibilidade da empresa como primeiro passo, pois não adianta pleitear um crédito sem atender as exigências e o formato do programa. É como tentar enfiar um cubo num buraco redondo. Mas vamos lá aos critérios. Se sua empresa não se enquadrar, não se desespere. Há alternativas como o Inovacred, e diversas linhas de inovação de bancos estaduais, como por exemplo, as linhas do Desenvolve SP.

 

Saiba tudo sobre BNDES nesse E-book gratuito!

 

Para solicitar o apoio desta linha do BNDES, a empresa deve atender a pelo menos um requisito das condições de enquadramento listadas abaixo – ou seja, nada muito difícil aqui:

 

I) Ter financiado, nos cinco anos anteriores à data de protocolo da operação no BNDES a contratação de um dos serviços tecnológicos no âmbito do Produto Cartão BNDES, listados a seguir:

1. Avaliação e Certificação de TI: a) Processo; b) Software.

2. Inovação e Extensão tecnológica: a) Aquisição e Transferência de Tecnologia; b) Desenvolvimento de Embalagens; c) Design de Produto e Ergonomia; d) Prototipagem; e) Diagnóstico de Eficiência Energética; f) Impacto Ambiental; g) Projeto de Experimento; h) Micro e Nanotecnologias; i) Desenvolvimento de Produtos e Processos.

3. Depósitos de propriedade Intelectual junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI:
a) Desenho Industrial; b) Indicação Geográfica; c) Patente; d) Programa de Computador; e) Topografia de Circuitos.

 

II) Ter sido apoiada (aprovação ou contratação,  nos cinco anos anteriores à data de protocolo da operação no BNDES) por um dos Programas listados abaixo:

 

III) No mesmo ano do protocolo da proposta de financiamento ou nos cinco anos anteriores:

 

IV) Ser residente ou ter sido aprovada em processo de seleção de Parques Tecnológicos estruturados, em operação, via a Seleção Pública de Propostas para Apoio Parques Tecnológicos no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos – PNI, conforme Chamada Pública MCTI/FlNEP/Ação Transversal — Inova Empresa — PNI / Parques Tecnológicos 02/2013.

 

V) Estar incubada ou ter sido graduada no exercício do protocolo da proposta de financiamento ou nos 5 (cinco) anteriores, nas incubadoras certificadas como Centros de Referência para Apoio a Novos empreendimentos pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC ou que foram selecionadas por meio do Edital SEBRAE/ANPROTEC 01/2011 ou 01/2015.

 

VI) Ter, em sua composição societária, um dos Fundos de Investimento em Participações e/ou Fundos Mútuos de Investimento em Empresas Emergentes regulados pela CVM, listados abaixo:

 

Lembre-se que estes critérios sempre podem mudar sem aviso prévio do BNDES, então recomendamos antes de bater o martelo sempre dar uma checada com o responsável do banco credenciado (a linha BNDES MPME é repassada via uma lista de agentes financeiros que pode ser verificada aqui). Ou então, para que se preocupar com esta burocracia se você pode contar de forma rápida e barata com a ajuda especializada dos consultores da idr consultoria? Contate-nos! 

 

Leia mais sobre a MPME Inovadora e outras oportunidades de financiamento em nosso blog. A idr consultoria tem aprovado financiamentos para diversas empresas no país. A sua pode ser a próxima!