Você teve o grande insight, viu uma oportunidade de mercado, teve uma ideia brilhante. Desenvolveu um produto ou serviço inovador, que vai atender a necessidade dos consumidores. E por isso você acredita que será um sucesso.
Você realizou uma análise de mercado, fez algumas pesquisas e confirmou que o seu projeto tem potencial. Parabéns!O primeiro passo foi dado!
E agora? Como colocar a ideia em prática? Se realizar o sonho de abrir um negócio próprio for realmente a sua meta, então, antes de tudo, você precisa saber que não existe mal algum em pedir ajudar e ouvir de quem tem experiência com isso. Assim, poderá evitar erros desnecessários e alcançar suas metas mais rapidamente.
Todo empreendedor se depara com dúvidas que são bem difíceis de escapar. Mas talvez, a principal delas ainda seja: como conseguir dinheiro para abrir minha empresa? Por isso, resolvemos escrever esse artigo. Aqui, separamos dicas básicas de procedimentos que vão te ajudar a levantar o capital necessário para tirar a sua ideia do papel.
Se a sua empresa for de tecnologia, leia também este post que pode te ajudar nessa empreitada!
4 formas de conseguir dinheiro para abrir sua empresa
1) Consiga um investimento anjo
O fato de que sua empresa está muito no começo, e ainda não está faturando alto, faz com que outras instituições, como bancos por exemplo, tenham bastante receio de colocar dinheiro nela agora no começo. Por isso, uma boa forma de começar o seu negócio é arrumar o que chamamos de investidor anjo.
Exemplos de investidores anjo são pessoas físicas que podem ser seus parentes e amigos, por exemplo. Ou alguém próximo que acredite na sua ideia assim como você. É daí que vem o nome anjo, pois o investidor vem “salvar o jogo” no sentido de que o dinheiro que ele investe “cai do céu” para que você possa começar o seu negócio e alavancar a empresa.
Outra possibilidade é correr atrás de investidores milionários, que estejam dispostos a investir em novos negócios. Se a sua empresa for de base tecnológica, há alguns fundos de investimento que apostam em uma ideia no estágio inicial em troca de participação minoritária no negócio. De um modo geral, são empresários ou executivos que atuam como mentores ou ainda como conselheiros. Esse procedimento ainda não é muito comum no Brasil mas algumas associações promovem esse tipo de financiamento, como a Anjos do Brasil.
Esta é uma ótima opção para quem deseja abrir uma empresa. Contudo, para receber esse tipo de investimento, é preciso que sua ideia e seu plano de negócio estejam bem consolidados e que haja algum diferencial interessante para o investidor. Para atrair investidores-anjo, é preciso uma boa apresentação com previsão de lucros, estudo de mercado e até mesmo, se possível, um protótipo do produto.
2) Encontrar um sócio que tenha capacidade de investir
Outra opção de conseguir capital antes mesmo de abrir uma empresa é procurar um sócio investidor. Alguém que tenha as mesmas afinidades que você, acredite na ideia e compartilhe a gestão do negócio como um todo. Fora isso, é importante que a pessoa esteja disposta a investir dinheiro para que vocês possam começar. Lembre-se que sociedade é como um casamento, portanto, avalie bem se esta é realmente a melhor forma de se obter os recursos necessários para abrir seu negócio.
Caso seja, é preciso que seu sócio esteja ciente de todas suas obrigações e responsabilidades com a empresa. Todos os membros devem prezar pela transparência e colaboração. Assim é bom contar com uma ajuda especializada em direito para acertar a parte jurídica desta parceria.
3) Aposte no equity crowdfunding
Conseguir um empréstimo de alguém da família ou algum amigo próximo sempre é uma opção. No entanto, também existe a possibilidade de levantar dinheiro com pessoas totalmente estranhas!
O financiamento coletivo em troca de participação acionária, em inglês equity crowdfunding, já é uma realidade no Brasil. Se você achar que vale a pena e faz sentido, busque uma plataforma online para ter acesso a dezenas de investidores anjos, que farão aportes na sua empresa coletivamente.
As vantagens do crowdfunding é aproveitar a escalabilidade da internet para ter acesso fácil a dezenas de investidores, que podem rapidamente aportar o dinheiro necessário ao seu empreendimento. Sem o trabalho de ter que bater de porta em porta de dezenas de fundos.
A desvantagem é que a relação com os investidores tanto juridicamente quanto na prática será bem mais complexa e trabalhosa.
Para tentar uma captação neste sentido, você precisa cadastrar seu projeto em uma destas plataformas online existentes para isso e depois estabelecer uma data limite ou um valor a ser atingido.
4) Programas de apoio à start-ups do governo
Se sua empresa desenvolveu uma tecnologia, os caminhos são mais fáceis. Existem bons programas governamentais para aportar pequenos negócios que tenham um projeto inovador.
Uma delas é o PIPE (Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas) da FAPESP, voltado a financiar via fundo perdido (quando o recurso não precisa ser reembolsado) e ajudando as empresas nascentes a finalizar o desenvolvimento do produto e levá-lo ao mercado. A contrapartida é que poucos são os projetos que são inovadores o suficiente para receber este tipo de recurso, e além disso é necessário que a pesquisa e a empresa estejam sediadas no estado de São Paulo.
Existem outros programas do governo que podem te ajudar, como por exemplo o Startup Brasil (infelizmente está inativo no momento) ou o Inova Talentos do CNPq.
Infelizmente gostaríamos de te ajudar mais neste quesito, mas há realmente poucas oportunidades de receber apoio do governo em estágio bem inicial. A Finep até disponibilizou recentemente dois editais de apoio à start-ups, mas também já não estão mais no ar. Também surgiram rumores que o BNDES vai abrir um fundo próprio para capital anjo mas é esperar para ver.
Fique atento em nossas redes sociais, pois surgindo alguma coisa com certeza postaremos lá! Siga-nos:
A idr consultoria está há mais de dez anos auxiliando empresas de diversos portes a obter financiamento barato com condições atraentes e flexíveis. Interessado? Que tal não ter dor de cabeça e contar com os especialistas da idr para captar o financiamento que sua empresa precisa?