Sem medo da crise: Saia na frente e perca o receio de pegar um financiamento

Enquanto uns choram, outros vendem lenços. Esse é um ditado um pouco antigo, afinal, as crises econômicas estão presentes na história de qualquer país. E não poderia ser mais real: em toda crise abrem-se oportunidades.

Os momentos de retração devem ser encarados como períodos de preparação para a retomada da economia. No momento em que o cenário melhora, as empresas que estiverem melhor posicionadas estarão aptas para aproveitar o ciclo de bonança.

Parece um pouco otimista demais e de fato é. A verdade é que são poucas as empresas que consegue enxergar essas oportunidades. Mas aquelas que as encontram se dão muito bem. E queremos que a sua seja uma delas.

O mundo dos negócios está repleto de história de pessoas que souberam administrar a crise e souberam inovar, investir e lançar produtos rumo ao sucesso. Uma das mais lendárias envolve o fundador da IBM, Thomas Watson, que durante o auge da recessão provocada pelo crash da bolsa de Nova York, em 1929, investiu nada menos do que 6% do faturamento em um centro de P&D.

As pessoas obviamente ficaram boquiabertas. Mas graças a esse investimento que a IBM foi a única empresa que possuía um sistema capaz de processar os dados de mais de 28 milhões de americanos que foram beneficiados pela Lei do Seguro Social – aprovada em 1935.

 

Saia da crise na frente dos seus concorrentes: Invista!

 

Mas afinal, quais são as estratégias das empresas que prosperam? A história da IBM já aponta um norte: aquelas que resolvem investir certo. Não parece assim tão simples e de fato não é.

Na verdade, o sucesso para prosperar em uma crise é manter um equilíbrio entre cortar custos para sobreviver e investir para crescer. Segundo um estudo conduzido pela Harvard, essa combinação específica entre estratégias de defesa e ataque tem a maior probabilidade de deixar os concorrentes para trás.

Isso mesmo, para aproveitar as oportunidades precisa-se investir. E uma das formas de seguir por esse caminho é procurar um financiamento com ótimas condições. Conseguir um aporte financeiro como uma forma de investir no futuro da empresa é uma saída inteligente.

Ainda mais quando os financiamentos são com juros mais baixos (7,5% a.a), carência de dois anos e depois mais seis anos para pagar. Existe isso? Pois, é. Existe.

 

Como um financiamento pode fazer sua empresa prosperar na crise

 

A estrutura de capital mais barata é o que vai possibilitar investimentos nessa época de instabilidade. Afinal, juros altos podem inviabilizar a rentabilidade do negócio. Existem diversas linhas de financiamento de bancos públicos que emprestam dinheiro com condições de pai para filho. A idr tem uma ampla experiência nesse assunto e já ajudou inúmeras empresas a crescer.

Ao obter um financiamento, uma empresa pode, por exemplo, abrir novos mercados, investir em P&D, comprar concorrentes ou ainda negócios complementares que ficaram mais fragilizados com a crise, investir em uma campanha de marketing, melhorar a eficiência e a produtividade…

Muitas empresas líderes e que saíram à frente nas crises passadas adotaram essa estratégia de defesa e ataque: melhorar a eficiência da sua produtividade operacional através de cortes de custos específicos, ao mesmo tempo que, com muito critério, gastaram mais com P&D, marketing e novos negócios. Isso é o que o estudo de Harvard nos deixa de lição.

Durante a crise, os lucros não são dos maiores. Mas comprovadamente, investir gera receita depois que a crise chega ao fim e a economia volta a crescer. Esse é o melhor antídoto para uma empresa contra uma recessão.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para vocês. O que acha de conversar com algum dos nossos consultores para analisar a melhor linha de financiamento para sua empresa?

Tags :

Empréstimos e financiamento para empresas, Financiamento para tecnologia

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo