Um plano de negócios é simplesmente o divisor de águas entre você conseguir um financiamento para a sua empresa – ou não. Vale ressaltar que estamos falando aqui sobre captar um crédito de um banco público como BNDES, FINEP, Desenvolve SP, que geralmente oferecem melhores condições, ou mesmo para atrair interesse de um banco comercial ou uma instituição privada.
Um bom plano de negócios também é fundamental para empresas de tecnologia que buscam um recurso a fundo perdido de órgãos como FAPESP ou FINEP, pois geralmente estes programas, lançados por meio de editais ou chamadas públicas, tem o montante de recursos limitado.
Como acontece em situações da vida, a empresa que melhor “vender o seu peixe” deixando para trás outros concorrentes, que poderiam até ter projetos melhores mas falharam na hora de colocar suas ideias no papel.
Já, tratando-se de start-ups o plano de negócio, é na prática mais importante do que o famoso elevator pitch na hora de atrair interesse de possíveis investidores-anjo, seed, ou venture capital.
Sim, um plano de negócios faz uma grande difenrença na hora de conseguir um bom financiamento. Mas fique tranquilo: aqui nesse conteúdo, vamos dar algumas dicas matadoras para você estruturar um plano de negócios infalível.
Criando um plano de negócios matador para um financiamento
Por que alguém deveria apostar na sua empresa?
Um plano de negócio deve conter várias informações importante sobre a sua empresa, isso é fundamental. No entanto, do que adianta colocar tudo no papel se a pessoa não se interessar a ponto de chegar até o fim?
Por isso, a primeira dica para escrever um bom plano de negócios é pensar em como prender a atenção do analista até o final. Sim, tudo nessa vida tem um pouco de marketing. Assim, reflita sobre como vai dispor a informação na página e quais efeitos gostaria de criar na pessoa no momento em que for ler aquela informação específica.
Estabeleça seus objetivos
Outro ponto importante na hora de escrever um plano de negócios é saber qual a finalidade. Conhecer bem o objetivo final para o qual você está escrevendo o documento te dará um feeling apropriado em relação ao que o contexto no qual será feita a análise, o que também deve ser levado em conta.
Por isso, a segunda dica é determinar quais são os objetivos do plano de negócios. Isso vai te oferecer uma melhor compreensão sobre o mindset do analista, o que te ajudará a focar e priorizar as informações do seu negócio e enfatizar quais são relevantes para o leitor.
Se coloque no lugar do leitor
A terceira dica para escrever um bom plano de negócios é se colocar no papel do leitor do documento. O que ele está buscando? Que tipo de empresas ou negócios atrairá o seu interesse? Porque deveria ler ou interessar-se pela sua empresa?
Um analista do BNDES, por exemplo, estará preocupado em analisar a robustez da empresa e potencial do negócio, visando garantir que a empresa terá condições de pagar o empréstimo concedido. Um analista de programa de fundo perdido da FINEP, por outro lado, está mais preocupado em analisar se a tecnologia é realmente inovadora e se tem potencial comercial relevante frente às tecnologias existentes.
Você pode achar que tem em mãos uma inovação, e de fato, deve ter. Mas será que o Governo enxerga com os mesmos olhos? Saiba aqui nesse e-book gratuito quais são os protocolos, os conceitos e os manuais para o que é um projeto inovador ou não – para os setores públicos.
Já um professor universitário, quem geralmente analisa programas de Fundações de Amparo à Pesquisa, como os analistas do programa PIPE, da FAPESP, por exemplo, está interessado em verificar, além da pesquisa em si, se a equipe técnica tem capacidade de execução do que é proposto.
Venda seu peixe
Após determinar a finalidade e colocar no papel do leitor, tente, ao longo do texto, a quarta dica é demonstrar por diversas formas a resposta às perguntas abaixo. Pense como se fosse uma pessoa de marketing mesmo e mande bala para responder:
- Por que apostar na sua empresa? Quais as qualidades e pontos fortes em relação à concorrência?
- Por que se deve acreditar na sua tecnologia (produto, serviço): qual é o diferencial em relação à concorrentes/similares?
- Qual o problema que sua tecnologia resolve e porque é estratégica para o seu mercado;
- Como você pretende vender (canal, preço, mercado, etc.) e qual o preço em comparação com a concorrência.
Anote as respostas e busque ao longo do texto respondê-las de maneira empática e falar o que eles querem ouvir. E ainda fazer isto de um modo que exalte as qualidades da empresa e minimize os seus pontos fracos.
Construindo um plano de negócios arrasador: dicas finais
Por último, é importante atentar para a análise financeira do seu projeto, pois é uma das partes mais significativas do seu plano. A quinta dica é não deixe isto por último só porque está no final do plano. Primeiro, lembre-se de considerar custos reais de uma empresa, incluindo administrativo, marketing (site, folderes, eventos, etc.), custos de RH, vendas, impostos, etc.
Depois, crie um raciocínio lógico coerente em relação às premissas da projeção financeira, principalmente mostrando porque a projeção de crescimento é sólida. E por fim, calcule corretamente o VPL e o TIR do seu projeto, e mostre que ele é viável financeiramente, sendo sólido e robusto.
E pronto. Com todos esses elementos, seu plano de negócios estará completo e com grande potencial de sucesso. Para retomar, lembre-se:
- Mostre porque alguém deveria apostar da na empresa;
- Envolva o analista na narrativa para chegar até final;
- Estabeleça seus objetivos;
- Se coloque no lugar do leitor;
- Ressalte os pontos bons e minimize os ruins;
- Leve em consideração as prioridades de cada linha de financiamento;
- Faça uma boa análise financeira.
Capriche na elaboração do plano e, se realmente sua empresa e produto forem bons, os resultados vão surgir. Boa sorte!
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