Então você está cogitando vender a sua empresa e está começando a pensar em tomar os primeiros passos. Vender uma empresa é semelhante a vender qualquer coisa, como um carro ou um imóvel. Uma casa, por exemplo, tem que ser agradável aos olhos do comprador, a ponto de que ao fazer uma avaliação minuciosa para cada cômodo, não exista fatores que possam desvalorizar o bem na definição do preço da transação.
E para conduzir esse processo com excelência, nada melhor do que um planejamento eficiente. Aqui nesse post, vamos mostrar como montar um plano de ação para vender a sua empresa. A ideia principal aqui é provocar uma reflexão sobre às questões teóricas que você, gestor ou dono, terá que meditar sobre, como avaliar e tomar providências nesta jornada que é vender parte ou mesmo todo o seu negócio.
Se o seinteresse é entender aspectos mais práticos do processo de M&A, sugerimos ler também este outro post.
Como se planejar para vender a sua empresa
Tudo começa com objetivos
Embora cada empresário tenha o seu próprio próposito em mente quando decidiu vender a empresa, os objetivos do seu planejamento precisam ser definidos por meio de uma combinação entre os pessoais e os da corporação.
Na ótica empresarial, geralmente a operação consiste em negociar a venda de parte da empresa para um player com sinergia estratégica ou para algum sócio com maior porte e o famoso “bolso fundo”ou mesmo fazer um spin-off de uma linha de produtos que não esteja totalmente alinhada com o core business da empresa.
Em termos pessoais, na maior parte das vezes o objetivo do empresário é passar o negócio para a frente para poder rentabilizar todo o esforço de anos e anos e conseguir se aposentar para curtir um pouco o tempo com a família. Também em muitos casos a empresa, sendo familiar, não tem sucessão entre os herdeiros.
Deste modo, é importante ter em mente de modo claro quais são os objetivos da venda, o que irá orientar a tomada de decisão entre vender parte ou o todo da empresa, o valor esperado, entre outros fatores que irão guiar aos próximos passos.
Tire alguns dias de folga para colocar a cabeça no lugar, faça uma meditação e descubra o que você realmente quer para o seu futuro, como e quando. Assim, você saberá próximos passos para atingir esta meta.
O processo de venda
Se você acompanha o blog sobre gestão financeira da idr consultoria, sabe que sempre recomendamos começar o processo de venda muito tempo antes de iniciar a busca pelo comprador, de modo a melhorar a empresa o máximo possível para conseguir o melhor preço na transação. Geralmente o recomendado é de um a dois anos antes.
O processo de encontrar a parte que irá comprar, negociar os termos e fechar o negócio costuma levar algo em torno de um ano. Neste caso, quanto mais a empresa está preparada e redonda para a transação, menos percalços irão existir, o que irá deixar a transação mais suave, evitando atritos e minimizando o tempo até fechamento do negócio. Lembre-se que é interesse de ambas as partes que o processo dure o menor tempo possível.
Aqui vamos ser sinceros: a verdade é que o processo de venda irá demandar um tempo significante de diretores e acionistas.
Neste caso, será função do ponto focal da empresa, que provavelmente vai ser você mesmo, com ou sem a ajudar de um consultor, gerenciar todo este processo e os agentes envolvidos, de modo que tudo ocorra dentro do prazo esperado.
É importante do ponto de vista de quem está vendendo que as coisas andem conforme o esperado e não se delongue muito, especialmente em casos onde a venda deve ser mantida em sigilo de colaboradores e competidores.
Valuation
Em regra geral o cálculo do valuation de uma empresa segue uma metodologia pré-definida, que costuma variar dependendo do setor da empresa. Exemplos são a utilização de 1 vez o faturamento anual ou mesmo 3 a 4 vezes o EBITDA.
Entretanto, no final das contas o que realmente tem valor dentro da empresa é a equipe de gestão e outros funcionários-chave, a propriedade intelectual, os clientes, a capacidade de faturamento e lucratividade, ou seja, os fatores principais que fazer o negócio parar de pé.
Mesmo assim, nesta hora é importante perceber que esta percepção de valor pode variar entre o lado comprador e o lado vendedor. Por exemplo, enquanto você pode valorizar muito sua equipe de gestão, a parte compradora pode não ver valor nenhum. O mesmo pode acontecer com propriedade intelectual, por exemplo. Às vezes o seu comprador só quer mesmo a sua carteira de clientes.
Nestes casos, o que é legal fazer é estruturar uma matriz de índice de valores do negócio, o que pode ser feito de modo mais eficiente com a ajuda de um consultor. Isto poderá te dar uma visão mais clara dos pontos chaves que irão pesar no seu valuation.
Dica extra: fase da negociação
Na negociação dos preços, recomendamos ter bastante cuidado nas condições, e principalmente no momento no pagamento. O valor de compra será todo pago no momento do fechamento? Ou haverá um parcelamento ou outras regras, como por exemplo um empréstimo por parte do vendedor? Em quais condições? Com que juros? Qual a garantia? Estruturar então esse fluxo de pagamento é tão importante quanto o valor em si. Para estas etapas é que contar com consultores especializados como conselheiros pode fazer toda a diferença.
A idr consultoria possui equipe de especialistas em contabilidade, tributário, tecnologia, entre outras expertises para auxiliar e aconselhar em todo o processo de preparação da empresa para o processo de venda. Que tal bater um papo com o nosso M&A Advisory?