Fomento Paraná ou BNDES: qual a melhor opção de financiamento?

Uma dica simples para você captar financiamento na Fomento Paraná é avaliar se essa é a melhor opção para você.

Um empréstimo dessa agência estadual de fomento é uma das recomendações que fazemos aos nossos clientes, pois financiamento em bancos públicos sempre possuem menor taxa de juros e condições mais atraentes.  No entanto, antes de ingressar nessa análise, saiba que captar um financiamento no Fomento Paraná exige um trabalho considerável.

Algo que acontece com frequência é depois de muito tempo, recurso e dinheiro as pessoas descobrirem que o BNDES, por exemplo, oferece uma linha com juros mais baixos. Assim, recomendamos comparar as opções da Fomento Paraná com as de outros bancos, como o BNDES, ou a FINEP, antes de bater o martelo.

Mas como fazer isso? É o que ensinaremos neste conteúdo. Seguindo esse guia básico, com três passos, você conseguirá avaliar se uma linha na Fomento Paraná é a mais indicada para a sua empresa ou se é melhor tentar algo no BNDES.

 

Caso queira ganhar tempo, que tal baixar gratuitamente nosso infográfico “Como decidir a melhor linha de financiamento para sua empresa?” 

 

Fomento Paraná ou BNDES: qual a melhor linha de financiamento para minha empresa?

 

Passo nº1: Compare as taxas de juros

 

Um dos itens mais importantes, a taxa de juros indica quanto custará o empréstimo, ou seja, qual será o custo do capital tomado. Deste modo, qualquer 0,01% a menos na taxa de juros que você conseguir quando for tomar o crédito irá significar milhares de reais de economia na hora de quitar a dívida, caso o empréstimo seja na casa dos milhões.

Assim, vale a pena garimpar a linha com o menor juros possível, pois não é raro que haja grande variação de taxas entre os bancos, que pode chegar até a 1% ou mais. Ou seja, dezenas de milhares de reais para menos ou para mais no bolso da empresa no final das contas.

Achar a linha com a menor taxa implica em saber escolher a linha certa de financiamento para sua empresa. Neste caso, não tem muito jeito e outra alternativa a não ser arregaçar as mangas e partir para a busca. Avalie as diversas linhas de crédito que a Fomento Paraná disponibiliza para sua empresa no site do banco, e após isto compare com as linhas equivalentes do BNDES, verificando qual possui menor juros.  Caso queira economizar tempo nesta etapa, que tal falar diretamente com os consultores da idr consultoria e não precisar mais se preocupar com isto até conseguir captar o dinheiro?

 

Passo nº2: Veja quais são as garantias exigidas

 

Lembre-se que sem garantias não há financiamento. Qual o tipo de garantia que você pretende oferecer na operação?

Com isso em mente, confira os tipos de garantias que serão aceitas tanto pela Fomento Paraná quanto pelo BNDES. Se por acaso, um dos dois não recebem o tipo de garantia que você irá oferecer, melhor partir para o outro banco.

Uma boa opção para pequenas e médias empresa é utilizar alguns dos fundos garantidores de crédito para garantir parte da operação, o que minimizará a necessidade de garantias reais.

 

Para mais informações sobre os fundos garantidores, não deixe de baixar gratuitamente nosso guia completo “Como usar os fundos garantidores”.

 

Passo nº3: Confira os prazos de carência e amortização  

 

Os prazos de carência e amortização também são relevantes para a operação. Geralmente ao captar um financiamento, a empresa já não está com o caixa muito bom, de modo que quanto menor o tamanho das parcelas do empréstimo, menor será o impacto no caixa.

Isso significa que, quanto maior for o prazo de amortização da dívida melhor será para a empresa, pois implica em uma parcela mais reduzida que a empresa terá que pagar.

De modo análogo, quanto maior a carência, que é o prazo para a empresa começar a pagar, melhor será pois significa uma janela de tempo maior para que o caixa da empresa dê uma melhorada. ou para que o retorno do dinheiro captado e investido em um projeto comece a aparecer.

Assim, compare também em termos de prazos de carência e amortização a linha do Fomento Paraná que é melhor para você em relação à linha do BNDES indicada para sua empresa. Caso você não consiga achar as informações no site da agência, vale a pena dar uma ligada lá na Fomento Paraná ou mesmo no 0800 do BNDES.

 

Nós gostaríamos muito de conseguir dar uma resposta precisa de qual instituição oferece o melhor financiamento para a sua empresa. Mas não conseguimos fazer isso sem você nos contar o tamanho da sua empresa, o setor, e o que pretende fazer com o dinheiro. Que tal bater um papo com nossos consultores especializados?

Caso queira se aprofundar no assunto, segue alguns outros temas que podem ser interessantes para você:

 

Saiba mais: 

 

Caso precise de mais orientações, saiba que a idr consultoria está aqui para ajudar. Você pode consultar o conteúdo do nosso blog, assim como nossos e-books.  Também pode nos seguir nas redes sociais, sempre postamos informações relevantes por lá.

Caso sua empresa fature mais que R$ 500 mil reais no ano, ligue para nós! Os consultores da idr consultoria possuem anos de experiência na aprovação de financiamentos para grandes, médias e pequenas empresas. A sua pode ser a próxima!

Tags :

BNDES Linhas e Programas, Capital de Giro, Consultoria Capital de Giro, Consultoria de financiamento para empresas, Consultoria Financiamento P&D, consultoria para capital de giro, Crédito para empresas, Empréstimos e financiamento para empresas, Financiamento Inovação, Financiamento para P&D, Financiamento para tecnologia, Financiamento PMEs pequenas e médias empresas, FOMENTO PARANÁ, Linhas de financiamento do governo Federal

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo