Precisa de capital de giro com frequência? Saiba o que fazer

Toda empresa precisa de capital de giro. Em qualquer negócio, sempre haverá a necessidade de realizar um investimento anterior para gerar o produto ou serviço a ser vendido e que será faturado posteriormente.

A necessidade de capital de giro pode ser maior ou menor dependendo do tipo de operação da empresa. Para empresas que faturam antecipado ou possuem um recorrente mensal, a necessidade de capital de giro é menor em relação à empresas que vendem para receber em um mês ou dois, ou mesmo vendem de forma parcelada.

Nestes casos, ter uma gestão de fluxo de caixa, e ter indicadores financeiros de performance podem ser uma mão na roda para auxiliar o empresário a ajustar as finanças.

Assim, uma empresa equilibrada deve, em teoria, ter uma demanda pequena, ou mesmo esparsa, por capital de giro externo. Ou seja, se a sua empresa tem uma necessidade constante de capital de giro externo, isto pode ser um indício de que alguma coisa ou está errada, ou pode ser melhorada.

Abaixo vamos colocar algumas situações onde isto pode estar acontecendo e o que você pode fazer para melhorar.

Se a sua empresa ainda assim estiver precisando de capital de giro rápido, temos diversas linhas de crédito que podem ajudar a sua empresa. Se você fatura mais do que R$ 500 mil por ano, entre em contato com nossos consultores especializados e saiba mais!

Capital de giro constante: veja o que pode estar acontecendo

Situações onde a necessidade de capital de giro é constante demonstram que a empresa pode ter fragilidades operacionais ou mesmo estratégicas que devem ser resolvidas, sob pena da empresa necessitar de novas injeções de capital de giro externas em poucos meses.

Você pode estar focando no mercado errado, tentando participar de processos de venda que tomam muito tempo e resultam em margens apertadas e pode estar, sem saber, financiando a operação do seu cliente com o seu balanço, o seu capital de giro.

Assim, conseguir o capital de giro somente vai resolver o seu problema no curto prazo. O ideal mesmo é apagar o incêndio imediato, mas também trabalhar a estratégia da empresa no médio prazo para que situações assim ocorram cada vez menos.
E agora, o que fazer?

Após identificado algumas das situações que podem estar causando a necessidade constante de capital de giro, é hora de agir. Abaixo segue algumas dicas para melhorar a operação da sua empresa.

 

1 – Diminua o seu ciclo de caixa

Uma gestão de caixa bem feita faz toda a diferença para o seu negócio. Esforce-se nesse aspecto. Assim é possível prever os momentos em que o caixa da empresa não irá sustentar a operação, o que permitirá à empresa se antecipar na busca por um capital de giro para equilibrar as finanças neste período.

2 – Reposicione a estratégia comercial de sua empresa

Repense sua estratégia comercial! Será que você não está olhando para o lado errado ou estruturou um processo de vendas que demanda muito tempo e resulta em margens apertadas – as quais podem impedir o operação do seu clienet com o balanco e com o capital de giro?

3 – Capte um financiamento

Antes da bomba estourar, existe a opção de procurar um bom financiamento. É importante realizar um diagnóstico rápido do seu negócio, pois embora haja diversas instituições financeiras e bancos que possuem linhas de capital de giro, a lógica do financiamento é sempre a mesma: o banco vai querer assegurar-se que vai receber o dinheiro de volta.

4 – Será que você não precisa de um investidor privado?

Segue na mesma lógica do financiamento: às vezes é interessante uma injeção de capital externo que pode ser um de um investidor privado. E ainda na mesma linha, o ideal é que sua empresa tenha pelo menos dois anos de existência, não esteja negativada e solicte um limite de crédito coerente com o faturamento mensal. Nesse quesito, é importante um projeto de investimento de um simples capital de giro.

5 – Bônus – Planejamento tributário e revisão fiscal

Existem muita burocrcia e impostos no Brasil e todos sabemos disso. No entanto, uma empresa com saúde financeira significa estar com as contas em dias com o fisco e para isso surge a importante de um planejamento tributário e uma ótima revisão fiscal. Esforce-se de verdade para ficar em dia com os tributos e impostos.  Isso traz uma série de vantagens como:

  • Melhor avaliação nas análises de crédito;
  • Não correr riscos de tomar autuações e/ou multas;
  • Pagar menos imposto;
  • Possibilitar à empresa participar de licitações e vender para o Governo;
  • Melhorar o valuation da empresa na hora da venda;

É importante perceber que todas estas questões no fundo se resumem em a empresa realizar uma boa gestão de suas finanças, além de avaliar a parte tributária com atenção. Sabemos que isto não é fácil no meio de tantas outras tarefas.

Nestas horas, contar de modo fácil e prático com consultores financeiros pode ser um jeito fácil de arrumar a casa sem que você gaste muito tempo e preocupação. Podemos lhe ajudar a conseguir uma injeção de capital de giro, mas o ideal seria trabalharmos no longo prazo para melhorar a saúde financeira da sua empresa.

Contar com especialistas em estratégia financeira como os consultores da idr consultoria pode fazer toda a diferença para deixar sua empresa mais sólida. Podemos te auxiliar a crescer e atingir outro patamar!

Tags :

Capital de Giro, capital de giro barato, como consegui um capital de giro para a minha empresa, consultoria capital de giro para empresas, Consultoria de financiamento para empresas, Empréstimos e financiamento para empresas, Financiamento PMEs pequenas e médias empresas

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo