Como sair do buraco: sua empresa está pronta pra investir?

Os efeitos negativos da recessão de 2014 – 2016 sobre a economia brasileira foi muito além do esperado. Não é a toa que a maioria dos empresários estão ressabiados e apreensivos para voltar a investir. Quem está há um tempo na estrada sabe que a recuperação econômica é historicamente cíclica. Como também já percebeu que agora as coisas vão demorar um pouco mais para entrar nos eixos. 

Após as recessões de 80 e 90, o PIB brasileiro precisou de menos de dois anos para se recuperar das perdas causadas pela retração econômica. Isso não ocorreu dessa vez. Alguns fatores como guerra comercial do Estados Unidos com o mundo, crise argentina mais forte, greve dos caminhoneiros e a inflação do início do ano foram elementos que influenciaram esse cenário.

E apesar da reforma da previdência não conseguir sozinha trazer o Brasil à rota do crescimento, nem investimentos de vulto no setor produtivo no curto prazo, a previsão é positiva. Serve para eliminar incertezas principalmente em torno da capacidade de o governo alcançar o reequilíbrio das contas públicas.

Aqui nesse post, vamos falar um pouco sobre as previsões da retomada econômica. Pode parecer improvável com esse turbilhão de coisas acontecendo no cenário nacional mas acredite: ela vai chegar. E você vai querer estar com a empresa organizada para esse novo ciclo.

 

Previsões da retomada da economia: o que dizem os especialistas?

 

Para os executivos de grandes empresas, a reforma da previdência será uma injeção de ânimo em alguns setores, como a indústria, começarem a reduzir a capacidade ociosa provocada pela crise. Seguem alguns pontos levantados:

  • A JCB, uma grande fabricante de máquinas de construção e agrícolas, de origem britânica confirmou investimentos na ordem de R$ 100 milhões para os próximos três anos. Os recursos serão usados na fábrica de Sorocaba (SP) para nacionalizar oito modelos de máquinas, hoje importados.
  • Para o presidente do grupo Suzano, Walter Schalka, apesar de “levemente recessiva no curto prazo, uma vez que vai retirar dinheiro do mercado, a nova Previdência amplia a confiança no Estado brasileiro”, segundo o Jornal Valor Econômico.
  • Segundo João Carlos Brega, presidente da Whirlpool América Latina, a maior fabricante da linha branca na região, a economia começará a se mover. “Vai aparecer gente emprestando dinheiro, gente mais otimista gastando e, com isso, haverá diminuição do desemprego”, afirmou ao jornal.
  • Rubens Menin, fundador e presidente do conselho da MRV, segunda maior construtora residencial do país, está otimista em relação à nova queda dos juros e à capacidade de o setor imobiliário continuar a reagir positivamente a isso.
  • De acordo com Alexandre Schmidt, diretor comercial da Brametal, maior fabricante de estruturas metálicas do país para o setor de energia, a aprovação da previdência pode representar “a liberação quase imediata” de investimentos em infraestrutura planejados por multinacionais.

 

Retomada em 2020: sua empresa está pronta pra investir? 

 

Algumas empresas já fazem cálculos de uma retomada da atividade em 2020, como a Randon, maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina. A direção da empresa de Caxias do Sul (RS) aposta em benefícios no longo prazo.

Como todos nós sabemos, a retomada não acontece em um passe de mágica. Os efeitos imediatos da reforma da previdência irão aparecer somente em 2020, quando teremos uma sinalização mais clara das outras reformas.

Por isso, é bom estar preparado quando o momento certo chegar. As crises econômicas estão presentes na história de qualquer país. E não poderia ser mais real: em toda crise abrem-se oportunidades.

Os momentos de retração devem ser encarados como períodos de preparação para a retomada da economia. No momento em que o cenário melhora, as empresas que estiverem melhor posicionadas estarão aptas para aproveitar o ciclo de bonança.

Parece um pouco otimista demais e de fato é. A verdade é que são poucas as empresas que consegue enxergar essas oportunidades. Mas aquelas que as encontram se dão muito bem. E queremos que a sua seja uma delas.

O mundo dos negócios está repleto de história de pessoas que souberam administrar a crise e souberam inovar, investir e lançar produtos rumo ao sucesso. Para te ajudar a planejar melhor os investimentos e ganhar confiança na retomada da economia, indicamos os seguintes conteúdos:

Sem medo da crise: Saia na frente e perca o receio de pegar um financiamento

– 07 dicas de como conseguir um financiamento para escapar da crise

As melhores opções de captação de recursos para equilibrar o caixa da empresa

 

Para finalizar, gostaríamos de ressaltar o seguinte: muitas empresas líderes e que saíram à frente nas crises passadas adotaram essa estratégia de defesa e ataque: melhorar a eficiência da sua produtividade operacional através de cortes de custos específicos, ao mesmo tempo que, com muito critério, gastaram mais com P&D, marketing e novos negócios.

Durante a crise, os lucros não são dos maiores. Mas comprovadamente, investir gera receita depois que a crise chega ao fim e a economia volta a crescer. Esse é o melhor antídoto para uma empresa contra uma recessão.

 

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para vocês. O que acha de conversar com algum dos nossos consultores para analisar a melhor linha de financiamento para sua empresa?

Tags :

Capital de Giro, como consegui um capital de giro para a minha empresa, Consultoria Capital de Giro, Consultoria de financiamento para empresas, Financiamento para Empresas, Financiamento para tecnologia, Financiamento PMEs pequenas e médias empresas, Linhas de financiamento do governo Federal

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo