Chega um momento clássico na vida de todos os empreededores em que é necessário captar recursos no mercado para fazer sua tecnologia alcançar outro patamar de atuação.
Isso assusta e esse sentimento é normal. Um empréstimo pode parecer arriscado em um primeiro momento, mas vale a pena lembrar que a maioria das pessoas recorre a esse recurso em algum momento da vida. Também que empreender é assumir riscos.
Uma das formas de sentir-se mais seguro em relação a isso é descobrir qual a linha de financiamento adequada para as suas necessidades no momento.
Acredite: independentemente da maturidade da sua empresa, lá fora existe a linha de financiamento certa para você. Vamos falar mais sobre isso aqui nesse post. A ideia é que quando você chegue ao final, sinta-se mais tranquilo, empoderado e seguro para começar a sua busca por recursos.
Fuja das linhas de financiamento tradicionais para tecnologia
Sabemos que a melhor opção sempre é crescer com recursos próprios. Não dever para ninguém, nem ter que pagar juros ao banco é o melhor dos mundos. Entretanto, pouquíssimas empresas conseguem crescer de forma rápida e sustentável sem a ajuda de capital externo. Assim, recorrer a um empréstimo muitas vezes pode ser a chave para obter o sucesso que você tanto deseja.
E na hora de mapear quais são as suas opções, fuja das linhas de financiamento para tecnologias mais conhecidas.
Esse conselho pode parecer um pouco estranho à primeira vista, só que é o melhor que você poderia receber: abra os olhos para outras alternativas, além das tradicionais.
Muita gente termina atendo-se apenas as linhas de financiamento mais conhecidas como BNDES, FINEP, PIPE da FAPESP e não enxerga algumas alternativas bem interessantes que existem por aí.
Aqui vamos mostrar 10 linhas de financiamento para tecnologia que você talvez não conheça. Isso vai facilitar a sua vida e ajudar a acelerar o processo. Lembrando que aqui estamos falando apenas das linhas de financiamento de bancos regionais e estaduais cuja uma das principais vantagens são juros são extremamente baixos.
Além de longos prazos de carência e amortização, podem ser uma ótima opção para crescer sem impactar o caixa. Existem programas que o juros são tão baixos (menor que a inflação) que compensa pegar o empréstimo e deixar o dinheiro da empresa investido.
Além disso, recomendamos a leitura do material “O que é inovação para o Governo”. Nele, você consegue avaliar se a sua tecnologia/pesquisa está apta a ser financiada pelos recursos dos bancos públicos.
05 linhas de financiamentos para tecnologias que você talvez não conheça
1) Nexos (Antropec- Sebrae)
O objetivo dessa linha é ‘contribuir para a inovação e ampliação da competitividade conectando pequenas e grandes empresas.’ É um programa bem interessante porque realiza a conexão entre startups e empresas de diferentes portes – visando à geração de negócios e o desenvolvimento de novas tecnologias. Dá uma olhada no que está rolando.
2) Embrapii
Criada para fomentar projetos da P&D&I na indústria brasileira em parceria com as ICT´s, essa linha de financiamento funciona de forma desencentralizada, e assim, antecipa recursos para suas unidades credenciadas, autorizadas a contratar projetos diretamente com as empresas. São editais períodicos mas vale a pena conferir já que são recursos não reembolsáveis e indicado para iniciativas de todas as maturidades.
3) Embrapii Sebrae
Qual a mistura do item 01 com o o2? Exato. Natural que duas linhas de financiamento interessantes se unam e criem uma parceria. Sorte a nossa. A ideia é a mesma de promover a inovação e a diferenciação das pequenas e médias empresas por meio do acesso à infraestrutura e ao conhecimento científico e tecnológico. Vale a pena conferir.
4) Programa Nacional Conexão Startup Indústria (ABDI)
Uma iniciativa muito bacana criado com o ‘propósito de incentivar o codesenvolvimento de soluções entre indústrias e startups, como uma forma de alavancar a inovação e a produtividade da indústria no país’. Um dos principais pilares desse programa é um edital de concurso que seleciona indústrias e premia startups para o codesenvolvimento de soluções.
5) Sebraetec
Essa linha do Sebrae foi idealizada para oferecer ‘serviços especializados e customizados para implementar soluções em sete áreas de inovação’: design, produtividade, propriedade intelectual, qualidade, inovação, sustentabilidade e serviços digitais. O programa visa aproximar os pequenos negócios e os prestadores de serviços tecnológicos, considerado os dois atores essenciais para a implementação da inovação.
*
Encontrando a linha de financiamento certa, o próximo passo é montar a papelada exigida. Aqui está a parte mais difícil do trabalho, pois para aprovar um recurso no governo é necessário elaborar um material de qualidade.
Esse é um trabalho que exige muito do empresário e para todos os efeitos, você pode contar com a ajuda da idr consultoria para te orientar e escrever o seu projeto.
No final, conseguir um financiamento com juros reduzidos, um financiamento de startups ou dinheiro a fundo perdido pode ser a única alternativa para viabilizar e/ou desenvolver a sua tecnologia nova.
Ou mesmo realizar a melhoria necessária ao seu produto para manter a sua empresa competitiva, dando o impulso necessário ao seu crescimento.
A idr consultoria é especializada na obtenção de financiamentos para pequenas, médias e grandes empresas. Se você fatura mais de R$ 500 mil reais por anos, que tal bater um papo rápido com nossos consultores especializados?