Como o próprio nome já diz, antecipação de recebíveis é uma ação onde a empresa adianta o recebimento das vendas realizadas por meio de duplicatas, a prazo, parceladas no cartão de crédito e no carnê, nos cheques pré-datados em recursos líquidos imediatos.
Nesse caso, a empresa busca instituições financeiras que assumem a responsabilidade pelo recebimento futuro do valor dos títulos negociados (antecipados ou descontados).
Alguns exemplos são:
- securitizadoras;
- factorings;
- instituições financeiras.
Trocando em miúdos, a antecipação de recebíveis é uma maneira de adiantar rapidamente o dinheiro que seria recebido no futuro e equilibrar o caixa da empresa.
Isso porque transforma as vendas realizadas por meio de duplicatas, a prazo, parceladas no cartão de crédito e no carnê, nos cheques pré-datados em recursos líquidos imediatos.
Aqui nesse post, vamos mostrar porque é uma modalidade indicada, principalmente, para empreendedores que vendem seus produtos ou serviços com prazos longos de recebimentos e de pagamento aos fornecedores ou colaboradores.
E como fazer a antecipação de recebíveis pode equilibrar o caixa da empresa. Vamos lá?
Antes de começar, o que aconteceu com o caixa da sua empresa?
É importante trazermos uma reflexão sobre o que aconteceu com disponível em caixa para pagar as contas do dia a dia.
Falhas de gerenciamento, fatores externos, um descasamento entre o recebimento dos clientes e o pagamento dos fornecedores… muitos são os motivos para as empresas precisarem de um aporte extra. Há várias causas para que isso aconteça, mas todas elas podem ser resumidas em falta de planejamento.
Isso não é uma falha, apenas um sinal de que é necessário alguns ajustes nas finanças. Para manter o fluxo do capital de giro da sua empresa, é preciso buscar o equilíbrio entre gastos e lucros.
Por isso, a gestão financeira faz toda a diferença: se a empresa tiver gastos além dos lucros mensais, o capital de giro acabará se esgotando. Finanças organizadas podem evitar esse tipo de problema.
Antes de tratarmos das formas de resolver a falta de capital de giro, é importante restaurar sua confiança e relembrar que isso acontece com várias empresas pelo país, independentemente do seu porte e ou segmento. Não é incomum que um empreendedor abra um negócio, consiga boas vendas e conquiste clientes, mas que, de repente, o seu dinheiro acabe.
Levante, sacode a poeira e vamos dar a volta por cima.
Quer saber qual o melhor caminho para a sua empresa conseguir capital de giro? Baixe agora esse infográfico gratuito e visualize quais as alternativas viáveis.
Antecipação de recebíveis pode equlibrar o caixa da empresa
A antecipação de recebíveis é uma modalidade onde a empresa recebe o valor referente aos recursos antes do tempo. Se sua empresa possui contas para receber nos próximos meses, essa é uma ótima opção para conseguir crédito para capital de giro.
Para isso, é necessário entrar em contato com uma instituição financeira ou outra organização que ofereça o serviço e descontam uma taxa de 3% a 12% ao mês. Essa taxa é maior dos que os juros dos financiamentos de capital de giro (os que são considerados saudáveis) mas ainda sim é um opção muito interessante.
Principalmente, para aquelas empresas com balanços desfavoráveis e que tenham dificuldade em obter um limite de crédito alto. No entanto, como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens tratando-se da antecipação de recebíveis.
Quer saber mais sobre as condições e taxas das antecipação de recebíveis? Simule gratuitamente aqui!
Dentre os pontos positivos, destaca-se o fato de ser um crédito da própria empresa, ter grande liquidez na liberação dos recursos, maior garantia de recebimento, etc.
Entre os pontos considerados negativos, está a necessidade de um eficiente planejamento financeiro e as taxas de descontos cobradas pelas empresas que realizam esse tipo de operação.
Falaremos mais a seguir.
Desvantagens de utilizar a antecipação de recebíveis
Apesar de parecer uma ótima possibilidade de injetar dinheiro na sua empresa e assegurar as operações financeiras, apostar na antecipação de recebíveis é algo que demanda muita cautela.
Isso porque, normalmente, existem taxas de descontos cobradas pelas instituições que adiantam os valores, algo em torno de 3% a 12% ao mês. Por isso, antes de tomar uma decisão como essa, é importante:
- Analisar com cuidado as taxas de desconto e tarifas;
- Montar um planejamento financeiro eficiente;
- Avaliar qual modalidade de receita tem maior garantia de recebimento;
- Retirar os títulos baixados na operação de crédito do planejamento financeiro;
- Calcular exatamente qual a verba necessária para cobrir as operações.
Vantagens da antecipação de recebíveis
Como mencionamos acima, tudo na vida possui vantagens e desvantagens. Se você tem um controle financeiro bom e mesmo com as taxas, ainda é uma operação que vale a pena, bem-vindo novamente ao jogo.
As principais vantagens da antecipação de recebíveis é a rapidez da captação dos recursos, utilizar um dinheiro que já é da própria empresa e a garantia do pagamento dos valores. Vamos explorar melhor cada um dos itens:
Rapidez na liberação dos recursos
Uma das principais vantagens da antecipação de recebíveis é a rapidez na liberação de recursos. Afinal de contas, dinheiro na mão em curto prazo pode ser um alívio e tanto.
Ajuda a controlar o caixa do negócio, diminui os percentuais de endividamento e possibilita que o empreendedor tenha margem de negociação com os fornecedores.
Crédito da própria empresa
Outra vantagem interessante da antecipação de recebíveis é que o crédito é da própria empresa. Ou seja, é um dinheiro já garantido por meio de compras que foram realizadas e não de terceiros.
No entanto, paralelamente, as instituições financeiras que trabalham com essa modalidade cobram uma taxa pela antecipação. Isso diminui o valor das suas vendas.
Garantia de pagamento dos valores
A inadimplência dos clientes finais é um dos maiores transtornos para as empresas e podem desencadear sérios problemas operacionais, principalmente, quando falamos sobre vendas à prazo.
A antecipação de recebíveis é uma formas da empresa diminuir os riscos já que os cheques, duplicatas ou outras modalidades de recebíveis são repassados antes do prazo de pagamento.
Conclusão
Convenhamos, desde as maiores até as empresas menores passam por apuros em determinado momento da vida e terminam precisando do famoso capital de giro.
Da mesma forma que essa é uma situação comum, ainda é mais natural que os empreendedores e proprietárias dos empreendimentos passem por essas dificuldades sozinhos.
O que acontece, na maioria das vezes, é que os empresários não se dão conta das deficiências do fluxo de caixa e quando percebem, já estão com a corda no pescoço. E então, tomam medidas desesperadas, típicas de quem está passando aperto – como conseguir dinheiro rápido e caro.
Foi o seu caso?
Nós aqui da idr consultoria sabemos na pele que estar à frente de um negócio tem um preço psicológico alto. E se as rotina de longas horas de trabalho, seguidas de dificuldades emocionais e preocupações mentais são problemas suficientes, não queremos que o capital de giro seja mais uma.
Como vimos acima, a antecipação de recebíveis é uma maneira prática de quitar as obrigações financeiras do negócio e uma opção viável para empreendedores que buscam capital de giro para um novo negócio, expandir a atuação comercial ou ainda refinanciar as suas dívidas.
Apesar de assustar um pouco a ideia de antecipar os recebíveis, existem opções sustentáveis excelentes e que podem entrar tranquilamente no seu planejamento financeiro.
Se você está desesperado, fique tranquilo. Existem especialistas, como da idr consultoria, que estão aptos para ajudá-lo a achar qual opção melhor se encaixa no seu planejamento financeiro.
Quer saber qual o melhor caminho para a sua empresa conseguir capital de giro? Baixe agora esse infográfico gratuito e visualize quais as alternativas viáveis.