IDR Consultoria agora é Alora Tecnologia

 

A FINEP oferece linhas de financiamento com juros extremamente baixos para empresas que querem desenvolver um projeto de inovação. A idr consultoria tem aprovado financiamentos na FINEP para empresas de diversos tamanhos e setores. A sua pode ser a próxima! 

 

As linhas da FINEP podem ser dividas em duas modalidades, dependendo do porte da empresa:

 

 

Além disso, a FINEP lançou recentemente novas linhas de financiamento como:

 

Entenda mais sobre o financiamento da FINEP para empresas! Caso queira auxílio de uma consultoria especializada, conte com a idr

 

Saiba mais detalhes de ambos os programas:

 

Inovacred

 

O programa INOVACRED da FINEP é uma linha de financiamento cujo objetivo é incentivar pequenas e médias empresas (faturamento até R$ 90 milhões ano) que queiram desenvolver um novo projeto de inovação, ou seja, pretendem investir no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, ou mesmo queira melhorar os existentes.

A grande vantagem do Inovacred é que ele oferece condições extremamente atraentes em termos de juros, que giram em média em torno de 8 a 9% ao ano. Isso mesmo que você leu. 8 a 9% ao ano, o que é muito abaixo da grande maioria das linhas de financiamento que existem, mesmo se considerar os programas com juros reduzidos do BNDES ou de outras bancos do governo. Ainda mais, ele oferece até 24 meses de carência (para começar a pagar a dívida), e até 96 meses de prazo de amortização (prazo para quitar a dívida).  É do tipo do empréstimo que costumamos chamar de “pai para filho”, pois é interesse do governo fomentar a inovação nas empresas.

Outro diferencial do Inovacred em relação a outras linhas é que ele permite também financiar algumas atividades além do desenvolvimento em si, como também inovações marketing e organizacional.  O objetivo é aumentar a competitividade das empresas tanto em nível regional quanto nacional. Saiba mais o que o Inovacred pode fazer pela sua empresa clicando aqui.

A FINEP terceiriza o Inovacred para os bancos regionais de fomento – veja a lista das agências que operam o Inovacred aqui. Como exemplo, no estado de São Paulo, o banco que operacionaliza o INOVACRED é o Desenvolve SP, no Rio é a AgeRio, em Minas é o BDMG, no sul é o Banrisul e o BRDE  e por aí vai.

 

Finep para empresas

 

Nos últimos anos, a FINEP passou por uma boa reestruturação no sentido de criar programas que estejam mais próximos à realidade das empresas no País. Assim, este programa atualmente é uma das principais linhas existentes para incentivar o desenvolvimento de inovação dentro das corporações.

Caso a sua empresa tenha porte para captar um empréstimo de 10 milhões ou mais, é provável que o FINEP para empresas seja o programa ideal para você.  Possui uma das menores taxas de juros do mercado, uma vez que é voltado para a P,D&I nas empresas.

Embora o juros baixos sejam extremamente vantajosos, é importante observar que a FINEP é criteriosa na hora de analisar o seu projeto no aspecto inovador do mesmo.

Isso que dizer que, para garantir a aprovação, é importante que o projeto a ser desenvolvido tenha características inovadoras relevantes para o seu mercado. A análise do grau de inovação do que irá ser desenvolvido é tal que para este programa, especificamente a taxa de juros, varia de acordo com o grau inovador do projeto, ou seja, quanto mais inovador a tecnologia, menor a taxa de juros.

 

Para mais dicas de como a FINEP analisa os projetos em relação ao grau de inovação, baixe grátis este nosso ebook

 

Características de vantagens do FINEP para Empresas

 

 

Além da taxa de juros atraentes, uma das principais vantagens deste programa é que a FINEP se propõe a analisar o projeto em até 30 dias.  Isto significa que, em geral, este recurso tem um tempo menor de aprovação do que a maioria dos programas existentes.

Outra característica do programa é que o pleito é feito exclusivamente por meio de um formulário eletrônico, o que significa que não há a necessidade de elaboração de grandes documentos em word ou pdf.

Além disso, a quantidades de informações a serem enviadas é relativamente pequena, bem menor que em outros programas, como o do BNDES, por exemplo. Embora isso seja uma vantagem em termos de tempo para elaborar o pleito, muitas vezes pode ser um tiro no pé no sentido de que há pouco espaço para evidenciar as características positivas do projeto ou da empresa. Assim, o seu projeto pode ser sensacional, mas há de se ter a arte da escrita para conseguir transmitir essa informação de forma tão sucinta.

Ao contrário de programas de outras agências, o FINEP para empresas é todo realizado em uma única etapa, ou que implica que a ausência de etapas parciais dificulta a aprovação no sentido de que a empresa tem uma única chance no envio (uma única bala).  Deste modo, não são raros os casos em que o projeto é reprovado porque houve algum pequeno erro no preenchimento de alguma planilha, por exemplo. Por isso é importante realizar uma revisão criteriosa do pleito antes de submeter. Apesar de ser possível a reemissão do projeto, perde-se tempo e esforço para enviá-lo novamente, de modo que é vantajoso para a empresa acertar de primeiro.

 

Conheça também, outras linhas de financiamento nesse  Guia Definitivo do Financiamento!

 

Caso tenha interesse em entrar neste programa e queira mais dúvidas ou informações, ou queira aumentar a suas chances de aprovação, leia o nosso blog ou consulte um dos nossos consultores especializados em FINEP.