3894
Blog

BDRE ou BNDES: qual a melhor opção de financiamento?

Financiamento
Notas de dinheiro representa um fundo perdido ou subvenção para empresas

Uma das recomendações que fazemos aos nossos clientes é investir seu tempo e recursos na captação de um financiamento de bancos estaduais e agências de fomento do governo. Existem vários motivos favoráveis, no entanto, vamos tratar logo da principal: taxa de juros menores, ou seja, economia no bolso na hora de pagar a dívida.  

Ninguém gosta de pagar juros altos e conseguir um financiamento de bancos de bancos do governo pode significar uma economia que pode chegar na casa dos milhões na hora de pagar a dívida.  Uma vez que é interesse do governo fomentar as empresas do país, as linhas deste tipo de banco costumam oferecer dinheiro a custo baixo, além de longos prazos para quitar a dívida, facilitando o fluxo de caixa da empresa, ou seja, menos dor de cabeça na hora de pagar. 

Para dar uma ideia, algumas linhas de crédito trabalham com juros de até 8% por ano.

Há também outras vantagens indiretas bem interessantes em conseguir um financiamento de bancos estaduais, como por exemplo: criar um relacionamento com o Governo, obter credibilidade diante do mercado, organizar as finanças, otimizar a gestão, planejar um crescimento sustentável e um caminho saudável para a sua empresa realmente prosperar.  A lista é longa. 

Entretanto, há diversos bancos estaduais e federais, e inúmeras linhas de crédito disponíveis para a empresa. Isso pode dificultar um pouco o empresário na hora de escolher a melhor linha para a sua empresa. Deste modo, para facilitar a vida, este post discute um pouco as vantagens e desvantagens do BRDE em relação ao BNDES.

 

Caso você queira mais informações, que tal baixar gratuitamente nosso infográfico “Como escolher a melhor linha de financiamento para sua empresa?”

 

BDRE ou BNDES: qual a melhor opção de financiamento?

 

Para empresas que atuam em estados do Sul do Brasil, uma boa opção da financiamento regional é o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, o BDRE. Talvez, essa seja a opção mais indicada para a sua empresa.

Mas talvez não.   

Algo que acontece com frequência é depois que a empresa já gastou bastante tempo e esforço na solicitação do financiamento, se descobre que o BNDES, por exemplo, oferece uma linha com juros mais baixos do que a linha de crédito que a empresa já está pleiteando. Bem no finalzinho do processo, como diria a Lei de Murphy.

Assim, para evitar ter trabalho a toa e já escolher de bate pronto a melhor linha de crédito para sua empresa, recomendamos comparar as opções do BDRE com as de outros bancos, como o BNDES, ou a FINEP, antes de bater o martelo. 

 

Passo nº1: Compare as taxas de juros

 

Basicamente, a taxa de juros indica quanto custará o empréstimo. Ou seja, qual será o custo do capital para as contas da empresa. Como dissemos acima, qualquer 0,01% a menos pode significar, no final, uma economia de milhares de reais na hora de quitar a dívida. Por isso, é fundamental garimpar a linha com o menor juros possível.

Existe uma variação de taxas entre os bancos e achar a linha com a menor taxa implica em saber escolher a linha certa de financiamento para sua empresa. Para fazer isso, não tem muito o que fazer: o jeito é  arregaçar as mangas e partir para a busca.

Entre nos site dos dois bancos e avalie linha a linha qual a melhor opção. Estes dois bancos são grandes, de modo que terão linhas específicas tanto para o seu setor como para o seu porte de empresa.

 

Passo nº2: Veja quais são as garantias exigidas

 

Lembre-se que sem garantias não há financiamento. Qual o tipo de garantia que você pretende oferecer na operação? Com isso em mente, confira os tipos de que BDRE e o BNDES bancos aceitam. Se por acaso, um dos dois não recebem o tipo de garantia que você irá oferecer, melhor partir para o outro banco.

Lembre-se que para pequenas e médias empresas, um opção excelente para garantir a operação é se utilizar dos fundos garantidores, como por exemplo o FAMPE, o BNDES FGI, o FDA, FGO, etc. Essa é uma boa opção para pequenas e médias empresa porque garante parte da operação e minimiza a necessidade de garantias reais.

 

Para mais informações sobre como usar os fundos garantidores, não deixe de baixar gratuitamente nosso guia completo “Como usar os fundos garantidores”.

 

Passo nº3: Confira os prazos de carência e amortização  

 

Os prazos de carência e amortização também são relevantes para a operação. O financiamento precisa ser uma operação sustentável, ou seja, as parcelas precisam caber no caixa da empresa lá no futuro na hora de pagar a dívida. Por isso, quanto menor o valor pago mensalmente, melhor ser o empréstimo. Concordam? Por isso o prazo de amortização (o prazo para pagar as parcelas) precisa ser levado em conta.

O mesmo vale para o prazo de carência, que é quanto tempo leva para a empresa começar a pagar. Quanto maior, melhor para o caixa. Em algumas situações, o prazo pode chegar a dois anos, tempo que geralmente é suficiente para investir o capital em um projeto e começar ter o retorno do dinheiro investido. Assim, compare a linha do BRDE com a do BNDES indicada para sua empresa também em termos de prazos de carência e amortização.

Caso você não consiga achar as informações no site da agência, vale a pena dar uma ligada lá no BDRE ou mesmo no 0800 do BNDES.

 

Nós gostaríamos muito de conseguir dar uma resposta precisa de qual instituição oferece o melhor financiamento para a sua empresa. No entanto, como você pode verificar existem uma série de fatores que precisam ser cuidadosamente analisados. Acho que nesse ponto, ficou claro de que não existe uma receita de bolo: cada empresa é única e demanda soluções únicas para as suas necessidades.

Caso precise de mais orientações, saiba que a idr consultoria está aqui para ajudar. Você pode consultar o conteúdo do nosso blog, assim como nossos e-books. Também pode nos seguir nas redes sociais, sempre postamos informações relevantes por lá. Veja alguns conteúdos que recomentamos: 

 

Saiba mais:

 

 

Se sua empresa fatura mais de R$ 500 mil reais por ano, ligue para nós! Os consultores da idr consultoria possuem anos de experiência na aprovação de projetos nos mais diversos bancos do governo, além de bancos privados. A sua pode ser a próxima!,

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    Financiamento

    A FINEP identificou um problema: com a crise, os recursos que deveriam ser investidos em P&D estavam sendo destinados para capital de giro. E assim, as empresas estavam perdendo a sua capacidade de inovar...

    Financiamento

    Existem algumas situações dentro do mundo corporativo que exigem uma solução rápida e eficaz para levantar recursos financeiros...

    Pessoa na estrada - dois caminhos
    Financiamento

    Procurando empréstimo para projeto de inovação? Saiba as vantagens e desvantagens do Inovacred e do BNDES MPME, e como escolher o melhor deles para você!

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve