Você tem um projeto de energia renovável ou eficiência energética? Conheça o BNDES Fundo Clima

Sua empresa está com um projeto de eficiência energética? Talvez seja uma usina fotovoltaica solar, ou uma usina eólica, ou mesmo uma termoelétrica de biomassa. Ou mesmo um projeto que envolva o desenvolvimento de alguma nova tecnologia que envolva eficiência energética. Em todo caso, qualquer uma dessas tecnologias irá demandar um alto custo inicial para a sua implantação.

Pensando nisso, o BNDES possui uma linha de financiamento específica para apoiar este tipo de projeto – as chamadas “tecnologias verdes”. Com recursos provenientes do chamado Fundo Nacional sobre Mudança do Clima, ou Fundo Clima, este programa de financiamento para energias renováveis ou projetos de eficiência energética tem como objetivo fomentar a redução e otimização do consumo da matriz energética nacional.

Devido a este fim nobre, esta linha específica de financiamento possui taxas de juros extremamente atraentes para o empresário, além de longos períodos de amortização, que não são pré-definidos, mas podem ser negociados com o banco caso a caso.

Assim, utilizar-se de um financiamento do BNDES Fundo Clima pode ser uma excelente opção para minimizar o impacto no caixa causado por um grande projeto de investimento que geralmente essas usinas ou modernizações tecnológicas trazem para as finanças da empresa. Deste modo, alavancar o projeto utilizando-se de recursos governamentais sempre é uma boa opção para o empresário, que poderá manter a saúde financeira de sua empresa mesmo com um grande investimento com o previsto.

Esta linha de financiamento para projetos de eficiência energética possui uma gama ampla de tecnologias que podem ser financiadas, que vão além do escopo da construção de uma usina, mas também envolvem máquinas, equipamentos ou mesmo projetos inteligentes que impactem na redução do consumo de energia de alguma forma.

Como exemplos de linhas que podem ser apoiadas temos:

  • Mobilidade Urbana:
    Destinado a projetos que contribuam para reduzir a emissão de gases do efeito estufa e de poluentes locais no transporte coletivo urbano de passageiros e para a melhoria da mobilidade urbana em regiões metropolitanas.
     
  • Cidades Sustentáveis e Mudança do Clima:
    Apoio a projetos que aumentem a sustentabilidade das cidades, melhorando sua eficiência global e reduzindo o consumo de energia e de recursos naturais. 
     
  • Máquinas e Equipamentos Eficientes:
    Voltado ao financiamento à aquisição e à produção de máquinas e equipamentos com maiores índices de eficiência energética ou que contribuam para a redução de emissão de gases do efeito estufa.
     
  • Energias Renováveis:
    Apoio a investimentos em geração e distribuição local de energia renovável a partir do uso de biomassa, exceto cana-de-açúcar, da captura da radiação solar, dos oceanos e da energia eólica no caso de sistemas isolados; e investimentos em atividades voltadas para o desenvolvimento tecnológico dos setores de energia solar, dos oceanos, energia eólica e da biomassa, bem como para o desenvolvimento da cadeia produtiva dos setores de energia solar e dos oceanos.
     
  • Resíduos Sólidos:
    Apoio a projetos de racionalização da limpeza urbana e disposição de resíduos preferencialmente com aproveitamento para geração de energia localizados em um dos municípios prioritários identificados pelo Ministério do Meio Ambiente. 
     
  • Carvão Vegetal:
    Destinado a investimentos para a melhoria da eficiência e sustentabilidade da produção de carvão vegetal.
     
  • Florestas Nativas:
    Voltado a projetos associados ao manejo florestal sustentável; ao plantio florestal com espécies nativas, incluindo a cadeia de produção; ao beneficiamento; e ao consumo de produtos florestais de origem sustentável; bem como ao desenvolvimento tecnológico destas atividades.
     
  • Gestão e Serviços de Carbono:
    Destinado a projetos que melhorem a gestão de emissões de carbono ou que efetivamente reduzam as emissões de gases de efeito estufa.
     
  • Projetos Inovadores:
    Apoio a projetos inovadores relacionados aos empreendimentos apoiáveis nos demais subprogramas do Programa Fundo Clima

Em linhas gerais, o programa oferece como taxa de juros o montante de 3,9% ao ano somados à uma taxa de risco de crédito da operação, que irá variar naturalmente de acordo com variáveis como saúde financeira do empreendimento e da empresa, mercado e cenários macroeconômicos. Entretanto, no pior dos casos é interessante notar que mesmo com uma taxa elevada de risco de crédito, o juros final da operação é extremamente atraente para a empresa, se comparado à outras alternativas de financiamento.

O mesmo se dá para as taxas de juros, prazos de carência e amortização, que podem chegar à até 25 anos em casos específicos, ficando em torno de 20 anos de uma forma geral.

Em termos de valores, os montantes variam de acordo com o subprograma dentro das opções acima, embora girem na casa dos R$ 10 milhões e vá a até R$ 80 milhões por operação.

Outras características do programa, como por exemplo a questão da garantias, seguem as regras tradicionais do BNDES.

A idr consultoria tem anos de experiência na aprovação de financiamentos para pequenas, médias e grandes empresas dos mais diversos setores ao redor de todo o país. A sua pode ser a próxima! Que tal falar agora com um de nossos consultores especializados mandando um whatsapp para 011 9 9694 9474?

Tags :

BNDES Linhas e Programas, BNDES para empresas, Financiamento para tecnologia

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo