Quantas vezes já repetimos aqui no blog da idr de que não existe financiamento sem garantias. O financiamento concedido por bancos públicos e agências de fomento possuem inúmeras vantagens, dentre elas, juros mais baixos e condições de amortização e carência mais favoráveis.
Em contrapartida, é um processo burocrático, trabalhoso e rigoroso. Para conseguir um aporte proveniente dessas instituições é fundamental estar em dia com as obrigações trabalhistas e tributárias, comprovadas mediante certidões.
Essas são as regras, pelo menos eram, até acontecer uma pandemia para jogar o País em uma crise sem precendentes. O BNDES suspendeu até setembro a apresentação das seguintes certidões para conseguir financiamento das linhas FINAME e emergenciais Covid-19:
- Certidão Negativa de Débitos (CND);
- Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União (CPEND);
- Consulta Regularidade do Empregador (CRF);
- Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR);
- Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
A medida foi tomada para viabilizar os financiamentos necessários para a diminuição da crise e a retomada gradual da economia. Segundo o BNDES, as flexibilizações vão permitir acesso a crédito novo e manter ativo contratos ativos que iriam vencer.
Aqui no blog da idr Consultoria, você encontra mais de 300 posts sobre o BNDES, dicas e orientações de como estruturar seu projeto com uma chance alta de aprovação. Separamos alguns que podem te ajudar:
–Quais as principais linhas de crédito do BNDES
– Como conseguir capital de giro do BNDES?
–Empresas buscam recursos de investidores ao invés de financiamentos do BNDES
Os consultores da idr Consultoria estão à disposição para ajudá-lo a entender quais são as melhores opções para sua empresa. Entre em contato conosco!