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Como aprovar o seu projeto no Inovacred

Financiamento

Se você tem um projeto inovador e precisa de recursos financeiros para desenvolver, está no lugar certo. Ou então se você quer apenas criar algo novo como uma nova estratégia de marketing ou mesmo comprar ou atualizar novos sistemas de gestão e está atrás de um empréstimo, aqui também é seu lugar.

Vamos falar sobre como aprovar um projeto de financiamento em um dos principais programas nacionais de fomento à inovação e à P&D nas empresas: o INOVACRED da FINEP.  As vantagens do INOVACRED são juros bem baixos, extremamente atraentes, coisa de 8% ao ano,  além de longos prazos de carência (começar a pagar) e amortização (quitar a dívida).

Antes de começarmos a falar do assunto, vale ressaltar que o INOVACRED tem como objetivo apoiar financeiramente empresas e outras instituições que apresentem projetos de inovação. Podem ser novos produtos, processos e serviços ou ainda aprimorar os já existentes. Por isso, antes de continuar é importante que você tenha em mente qual o destino do recurso.

Caso você precisa de um empréstimo para implantar outras iniciativas, como modernizar a produção, adquirir equipamentos ou ainda precisa de capital de giro, existem outras linhas de financiamento que podem ser mais adequadas para você. A idr consultoria pode te ajudar nisso. Entre em contato com os nossos consultores e peça uma avaliação gratuita.

Agora, se você possui um projeto inovador, vamos aos primeiros passos de como aprová-lo no Inovacred e conseguir aqueles milhões necessários para tirar a sua tecnologia do papel.

 

Um pouco mais sobre como funciona a FINEP e o Inovacred

 

Uma breve introdução para contextualizar como funciona o processo de aprovação do Inovacred: a linha de crédito é voltada à as empresas que possuem receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 90 milhões e é operado de forma descentralizada. Ou seja, a FINEP terceiriza a operação do crédito para agentes financeiros regionais – bancos estaduais ou regionais de fomento, que assumem todo o processo operacional.

A lista de bancos que operam o programa incluem o BASA, Banco do Nordeste, BDRE, AgeRio, BANDES, Fomento Paraná, Desenbahia, etc. Veja aqui a lista completa de agentes credenciados.

 

Como aprovar o seu projeto no Inovacred

 

1) Defina o porte da sua empresa

 

Você leu a informação acima de que o Inovacred é destinado para empresas e outras instituições cuja atividade econômica apresente receita operacional bruta inferior R$ 90 milhões? Esse cálculo precisa ser feito com base no valor médio da receita operacional bruta auferida nos dois últimos exercícios findos.

Dentro dessa regra, o Inovacred ainda classifica as empresas por três tipos de portes:

 

a) Porte I – empresas com receita operacional bruta anual inferior a R$ 4.800.000,00;

b) Porte II – empresas cuja receita operacional bruta anual igual ou superior a R$ 4.800.000,00 e inferior ou igual a R$ 16.000.000,00;

c) Porte III – empresas cuja receita operacional bruta anual superior a R$ 16.000.000,00 e inferior ou igual a R$ 90.000.000,00.

 

2) Certifique-se do valor do crédito que sua empresa pode tomar

 

Os valores dos projetos financiados variam de acordo com o porte da empresa. Para aquelas que se enquadram no porte I e II, o recurso solicitado precisa estar na faixa entre R$ 150 mil e R$ 3 milhões. Para as empresas de porte III, o valor muda: precisa estar entre R$ 150 mil e R$ 10 milhões. Caso você precise de mais, existe a possibilidade de conseguir recursos de mais de uma instituição. Ou mesmo tentar solicitar um empréstimo diretamente na FINEP, no programa FINEP para empresas.  Entre em contato conosco e avalie as suas possibilidades.

 

3) Estabeleça qual a natureza do projeto

 

Como dissemos acima, o foco do Inovacred é apoiar operações com foco em inovação para a competitividade, resumidas em:

Inovação de Produto: introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado;

– Inovação de Processo: implementação de um método de produção ou distribuição novo ou com aprimorações significativas;

– Inovação Organizacional: implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócio da empresa, organização de seu local de trabalho e/ou suas relações externas;

– Inovação de Marketing: implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção, posicionamento, promoção ou fixação de preços do produto.

 

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4) Determine se os itens são financiáveis

 

O próximo passo consiste em verificar se os itens financiáveis pelo INOVACRED estão no escopo do projeto. Os recursos disponibilizados permitem a compra e o investimento em:

 

  1. Obras Civis/Instalações;
  2. Equipamentos Nacionais;
  3.  Equipamentos Importados;
  4.  Softwares;
  5. Matérias Primas e Material de Consumo;
  6.  Equipe Própria;
  7.  Treinamentos;
  8.  Serviços de Consultoria;
  9.  Serviços de Terceiros;
  10.  Viagens/Diárias;
  11.  Outros.

 

Caso o que sua empresa precise não seja exatamente estes itens, que tal contatar nossos consultores especializados para avaliar outras opções?

 

5) Escolha o agente financeiro

 

Nós conversamos acima sobre os agentes descentralizados. Para saber o banco do seus estado para onde você precisa encaminhar o projeto, consulte a lista. Cada agente financeiro terá até R$ 80 milhões para liberar para apoio das empresas e a remuneração do agente será equivalente a 3% a.a. (três por cento ao ano) sobre o valor do saldo devedor das empresas financiadas.

 

6) Pense nas garantias necessárias

 

Quando uma empresa solicita um financiamento para um banco do Governo, é de praxe que as instituições financeiras peçam garantias no processo. Lembre-se de que o banco é um órgão que avalia cuidadosamente os riscos antes de tomar qualquer decisão.

 

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7) Avalie as condições da sua empresa

 

Infelizmente, bancos só concedem empréstimos para empresas que possuem condições financeiras favoráveis. Deste modo, é necessário realizar uma análise dos balanços dos três últimos anos para avaliar se a empresa possui robustez financeira suficiente para contrair um empréstimo. Atenção para o fato de que o INOVACRED aceita apenas empresas com patrimônio líquido positivo e sem prejuízos recorrentes.

 

8) Monte o projeto

 

Linhas que financiam projetos de inovação, como esta, geralmente possuem juros mais baixos e boas condições, mas exigem que seja elaborado um projeto de inovação detalhado. O grande segredo para a aprovação é caprichar  na documentação e, principalmente, realizar um boa projeção financeira da empresa. Isso inclui demonstrar a viabilidade financeira do projeto, bem como atestar a capacidade da empresa de gerar caixa para o pagamento do empréstimo, como dissemos acima.

Importante ressaltar que existem OUTRAS linhas de financiamento para projetos inovadores. Avalie quais as melhores opções para sua empresa.

Parecem muitas etapas e de fato são. Na verdade, toda a operação é bem complexa e detalhada. Existem muitas nuances, passos e procedimentos e levantar a documentação demanda trabalho.

No entanto, asseguramos que vale a pena. Para ter uma ideia, o custo final das operações será o custo da TJLP + 1% ao ano. Os prazos de carência e de amortização é de no máximo 96 meses dependendo da empresa e do projeto. Ou seja, são cinco anos para começar a pagar. É um tempo suficiente para desenvolver a inovação, colocar no mercado, começar a lucrar e depois, começar a pagar o financiamento.

Uma mão na roda para que haja o impulso e a folga no caixa que sua empresa tanto precisa para colocar o projeto de pé.

 

A idr consultoria possui anos de experiência na captação de empréstimos e financiamentos para empresas de diversos portes ao redor de todo o país. A sua pode ser a próxima! Contate-nos pelo whastapp 011 4700 9208 ou mesmo pelo chat abaixo! 

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