No começo do ano, o BNDES fez uma grande mudança: parou de usar a TJLP no cálculo dos juros e criou a TLP. Essa mudança foi uma iniciativa do Governo para equilibrar as contas públicas. No entanto, com essas alterações, as novas condições de financiamento do BNDES ficaram meio indefinidas e o banco deu uma segurada nas liberações. Agora, tudo está normalizado de novo.
No entanto, nesse meio tempo, a agência de fomento Desenvolve SP não tinha divulgado as taxas. Agora, a agência voltou a divulgar os custos financeiros dos financiamentos com recursos do BNDES. No caso do BNDES Automático, por exemplo, será a partir de 0,98% (TLP acrescido de 0,46%) ao mês.
Para saber mais sobre como a Desenvolve SP funciona, fizemos um e-book gratuito com todas as informações sobre as linhas e as diretrizes básicas de como aprovar o seu projeto.
Para entender mais sobre os juros
A Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) era um índice que determinava, em porcentagem, quais os juros mínimos cobrados nos financiamentos concedidos pelo BNDES. Ou seja, caso a sua empresa captasse um empréstimo deste banco do governo federal, iria pagar no mínimo a TJLP, que é definida todo mês de modo semelhante a outros índices.
No entanto, a taxa foi substituída pela Taxa de Longo Prazo (TLP) nos novos contratos firmados a partir de 1º de janeiro de 2018 e é definida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), mais a taxa de juro real da NTN-B de cinco anos. A convergência da TLP para a taxa de juro real da NTN-B será gradativa, acontecendo em cinco anos.
Em breve, escreveremos um post sobre os impactos desta mudança nos financiamentos para pequenas médias e grandes empresas.
Enquanto isso, que tal dar uma olhada em diversas opções de financiamento em nosso site ou mesmo nosso blog? Caso queira mais informações sobre isto, leia nossos posts sobre estes assuntos, ou contate-nos para que possamos ajudá-lo.