Como financiar a mudança da minha empresa para o negócio digital?

O mundo agora é virtual. Ano passado, a palavra bitcoin foi uma das mais buscadas no Google. Até o BNDES criou uma moeda virtual própria nas suas operações em parceria com o banco de desenvolvimento alemão KfW. Não tem jeito, a vida agora está no digital. E as empresas já estão começando a acordar e prestar atenção para este fato.

Cerca de 42% dos CEOs de pequenas e médias empresas afirmaram que pretendem investir em uma opção digital, como desenvolver um aplicativo para smartphone ou um e-commerce para alavancar a empresa. Segundo análise de especialistas, os próximos dois anos serão propícios para a realização essa mudança, afinal com o custo crescente de capital, os investimentos podem se tornar mais caros e a recuperação do caixa mais demorada.

Por isso, muitos líderes estão em busca de financiamento para transformação/introdução/migração para o meio virtual. Mas onde conseguir? Confira abaixo as principais maneiras de financiar a mudança para o negócio digital!

 

Como financiar a mudança para o negócio digital?

 

#1 Retirada de investimento

 

Se mudar para o meio digital é algo sério para a sua empresa, uma boa estratégia pode ser utilizar investimentos e aplicações financeiras para financiá-la. Caso essa opção não seja possível, em último caso, a empresa pode até vender ativos físicos, caso ela os tenha.

É o famoso tirar o dinheiro do colchão para investir no crescimento do negócio. Esta alternativa pode parecer um tanto arriscada mas aqui entra o ditado “os fins justificam os meios”.

Se isto parece drástico para você, calma. Temos outras alternativas para você evoluir digitalmente a sua empresa.

 

#2 Conseguir um financiamento

 

A segunda opção é captar um financiamento. Conseguir uma linha de crédito pode ser uma boa opção, ou mesmo a única opção de conseguir uma injeção rápida de dinheiro no caixa da sua empresa, o que pode ser o caminho para viabilizar tecnologicamente o salto que a sua empresa precisa dar para atingir outro patamar.

Assim, se você sente que sua empresa está “amarrada” por dificuldades de caixa e precisa de um empurrãozinho forçado para tirar o projeto digital da gaveta, o financiamento pode realmente ser a solução.

Imagina ter alguns milhões para colocar em prática o novo projeto, desenvolver o aplicativo que sua empresa precisa, ou mesmo migrar o seu software para a nuvem. Ou  então correr atrás da concorrência para não perder o mercado e sair do jogo. Parece bom, não?

Para ver diversas opções de financiamento para novas tecnologias, navegue pelo nosso site ou leia um destes posts abaixo, que vai lhe dar uma boa diretriz de qual linha de financiamento é melhor para sua empresa.

 

 

#3 Recuperação fiscal e planejamento tributário

 

Poucas empresas possuem segurança jurídica ou tranquilidade na operação contábil. Menos ainda são as empresas que sabem que a correção de alguns

erros no pagamento dos impostos e nos lançamentos contábeis (ECF e ECD) podem diminuir a quantidade de imposto a ser pago e gerar mais dinheiro no bolso da empresa para o futuro.

De modo análogo, realizar um pente fino nos últimos 5 anos em relação ao pagamento dos impostos, pode significar a recuperação de impostos pagos a maior no passado. Isso pode significar uma boa geração de caixa para a empresa na compensação de tributos a serem pagos no futuro, ou seja, é uma mão na roda para que haja dinheiro suficiente para investir nestes projetos de modernização.

A idr consultoria possui uma equipe de consultores especialistas neste trabalho de revisão e recuperação fiscal. Que tal entender melhor contando-nos!?

 

#4 Captação de um investidor privado – Venture Capital

 

Dependendo do estágio de maturidade tecnológica e faturamento da empresa, principalmente diante da concorrência, receber um aporte de Venture Capital pode ser uma boa alternativa para a empresa se modernizar.

Além de entrar uma grande quantidade de capital de forma rápida, um aporte de um fundo de Venture Capital pode também ser estratégico para o seu negócio. Principalmente se o fundo de VC trouxer, além do capital, ferramentas de gestão, governança, e também tecnologias e uma boa base de clientes novos.

Avalie se a melhor opção para sua empresa é crescer com um financiamento ou com um Venture Capital neste post aqui.

Essas são algumas das alternativas existentes para os empresários que querem levantar recursos financeiros e investir na digitalização do seu negócio. Estar no mundo digital significa a possibilidade de se aproximar do público-alvo, aumentar as vendas e melhorar o atendimento ao cliente. Às vezes, tudo que sua empresa precisa é construir um aplicativo – e o orçamento para isso não precisa ser necessariamente alto.

 

Consulte suas alternativas. E se precisar, a idr consultoria pode te ajudar.

 

Saiba mais sobre crédito, e outras linhas e programas em nosso blog! Caso queira mais informações sobre como aprovar um projeto e captar um empréstimo, baixe grátis o nosso “Guia Definitivo do Financiamento” 

Tags :

BNDES, Consultoria de financiamento para empresas, Financiamento para P&D, Financiamento para tecnologia, Financiamento PMEs pequenas e médias empresas, Linhas de financiamento do governo Federal

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo