Linhas de financiamento para software: como captar milhões do BNDES

Se você trabalha ou tem uma empresa de software, com certeza, sente na pele a pressão para evoluir o seu produto.

Clientes pedindo novas funcionalidades, migração para o mundo mobile, levar o seu sistema para a nuvem, agregar à ferramenta características usabilidade, modernização no design…

Todos esses são exemplos de melhorias que o seu software precisa ter para acompanhar a concorrência. Afinal, você não quer que sua empresa fique para trás neste mundo em constante evolução. E tudo isso demanda dinheiro. Aqui que mora o verdadeiro problema: onde conseguir?

Apesar de ser sua intenção, melhorar o seu produto ou ainda introduzir tecnologias complexas como as citadas acima, significa contar com uma equipe extremamente ágil e qualificada.

Ter bons programadores no seu time sai consideravelmente caro. Em tempos de vacas magras, esse alto custo com os profissionais de desenvolvimento pode começar a complicar suas finanças.

Não é a toa que as empresas nacionais de software investem um percentual significativo do seu faturamento na melhoria das suas soluções.

Aqui nesse conteúdo, vamos mostrar como que você vai conseguir evoluir sua plataforma sem esse alto custo da sua equipe de desenvolvimento.

 

Como conseguir linhas de financiamento para software?

 

Você já pesquisou ou procurou quais são as linhas de financiamento para softwares existentes? Visando justamente este cenário, o BNDES possui linhas de financiamento para software, como a Finem TI – o antigo Prosoft. 

A grande vantagem desse programa é a sua formatação para empresas de TI e o apoio financeiro para atender exatamente às necessidades das empresas de software nacional como:

  • desenvolvimento e aprimoramento de suas soluções;
  • novas contratações;
  • investimento em marketing (estratégia online, eventos, etc.);
  • aquisição de tecnologias ou outras empresas;
  • internacionalização…

Enfim, tudo o que uma empresa precisa para desenvolver-se e consolidar-se no cenário nacional frente à concorrência.

A estrutura do Finem TI envolve resolver e simplificar os maiores problemas que as empresas desse setor possuem na hora de captar um financiamento. Como por exemplo, não ter imóveis ou outros ativos para dar como garantia na operação.

Sabendo que a grande maioria das empresas de software não possui ativos significativos, o BNDES flexibilizou as opções de garantias – eliminando a necessidade de dar uma garantia real. Isso possibilita a operação em relação a outros programas.

Tudo isso com uma taxa de juros bem abaixo do mercado, longos prazos de carência para começar a pagar e até 10 anos para amortizar a dívida.

Mais detalhes sobre o  Finem TI – o antigo Prosoft

Além de dinheiro bom e barato, captar a linhas de financiamento para software do BNDES possui outras vantagens indiretas.  Como criar um bom relacionamento com o Governo. Sabemos que nos negócios, a reputação vale muito. E o BNDES é uma instituição que preza pelo relacionamento com as empresas.

Deste modo, iniciar um relacionamento com o banco pode ser muito vantajoso em termos de estratégia no longo prazo. Conseguir um recurso do BNDES pode abrir portas futuras para a empresa, até mesmo em termos de novos empréstimos futuros. Veja ainda outras vantagens de conseguir captar um financiamento do BNDES: 

 

#1 Construa e melhore a imagem da sua empresa

O BNDES possui  uma equipe especializada em análise de crédito e solidez da empresa e regras rígidas em relação à governança da empresa. Deste modo, conseguir aprovar um recurso funciona como um atestado de que sua empresa é robusta, possui regras de governança bem fundamentadas e uma equipe de alto nível.

 

#2 Melhoria da organização financeira

Um dos benefícios indiretos é as consequências na organização interna financeira da empresa. Para comprovar o uso do dinheiro, o BNDES exige uma elaborada prestação de contas. Isso implica em melhorias na gestão das finanças e balanços da empresa como um todo, além de auditorias para mitigar erros.

As regras do BNDES são bem rígidas e sua empresa precisa estar pronta para um financiamento. Porque, além de exigir documentos como certidões negativas dos débitos tributários, licenças e alvará de funcionamento, existem, também, cláusulas restritivas no contrato.

 

Finem TI – o antigo Prosoft: como conseguir?

 

Muitas pessoas pensam erroneamente que investir tempo de uma equipe interna nesse processo é “economia de dinheiro”. Claro que uma empresa com o seu porte, que chegou até esse nível conta com uma equipe técnica de qualidade.

No entanto, quando se trata de conseguir um financiamento público paira a questão: quanto tempo (e consequentemente dinheiro) uma empresa pode destinar a captação desse aporte financeiro?

Quanto recurso pode ser realocado para essa função? O céu não é perto e o processo não é tão simples. Conseguir redigir um bom projeto é na verdade, apenas o primeiro passo.

Existem muitas nuances e problemas que podem aparecer no caminho. Por isso, é sempre indicado contar com a ajuda de profissionais experientes no assunto.

 

Às vezes, você acha que sabe o que é melhor em termos de financiamento para a sua empresa. Mas será que é mesmo? Aqui nesse infográfico você descobre sobre os caminhos mais indicados.

 

Em contrapartida, se você tiver as orientações corretas as possibilidades de conseguir o financiamento aumentam consideravelmente. Consultorias possuem conhecimento e know how sobre como otimizar o processo e conseguir respostas mais rápidas dos órgãos públicos.

Principalmente porque demonstra que passou pelo crivo criterioso do banco e foi aprovada. Isso facilita a captação futura de outros aportes no BNDES ou em outras agências do governo.

Entretanto, nem tudo é um mar de rosas. Captar um recurso das linhas de financiamento para software do BNDES leva no mínimo nove meses, podendo chegar a mais

Apesar do longo ciclo, as vantagens de ter um capital barato para começar a pagar em dois anos (e ter 10 anos para quitar a dívida) é uma excelente solução para minimizar a pressão dos custos de manter a sua solução de software no estado-da-arte em termos de tecnologia.

 

E continuar à frente da concorrência, atendendo as necessidades do seu cliente.

Caso tenha interesse em montar um projeto para o BNDES, ou queira mais informações sobre as melhores linhas de financiamento para empresas, não deixe de nos contatar ou acompanhar o blog na idr consultoria.

Tags :

BNDES, Consultoria de financiamento para empresas, Empréstimos e financiamento para empresas, Financiamento para Empresas, Financiamento para tecnologia, Financiamento PMEs pequenas e médias empresas, FINEM, Linhas de financiamento do governo Federal

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo