Quer reduzir o consumo de energia da sua fábrica? Ou ainda para aumentar a eficiência energética da sua indústria? Existem linhas de financiamento dos bancos públicos que foram criadas justamente para médias e grandes empresas que querem investir na redução de custo com energia.
Aqui nesse post, vamos falar um pouco sobre uma linha específica para esse fim: a de projetos de eficiência energética da agência de fomento Desenvolve SP.
No entanto, antes de continuar, vamos esclarecer que todas as vezes que conversamos sobre financiamento de crédito do Governo, estamos falando de juros extremamente baixos e condições altamente favoráveis como longos prazos de carência e de amortização.
Essa linha específica é apenas para empresas sediadas no Estado de São Paulo. Caso sua empresa esteja em outro estado, que tal mandar um Whatsapp (11 94700-0004) para nós e perguntar quais linhas de crédito e outras opções estão disponíveis para você?
Linha para projetos de eficiência energética da Desenvolve SP
Lembra das incertezas e pelos desafios regulatórios do setor elétrico entre o período de 2012 e 2015? A falta de chuvas e as condições adversas de hidrologia trouxeram impactos financeiros sérios para as empresas do setor. Diante desse cenário, o Ministério de Minas e Energia e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) começou a buscar formas de minimizar os impactos negativos e assegurar as obras estruturantes necessárias para o futuro do País.
Uma das manobras do Governo Federal nesse sentido é oferecer linhas específicas destinadas para as empresas investirem em projetos que visem a redução do consumo de energia ou no aumento da eficiência energética. Pode ser nas edificações (como foco nos ar condicionados e iluminação); nos processos produtivos (com foco em cogeração e aproveitamento de gases do processo como fonte energética), repotenciação de usinas e redes elétricas inteligentes…Dentre outras aplicações.
A Desenvolve SP é uma das agências que gerenciam os recursos provenientes de duas linhas do BNDES para financiamento de projetos de eficiência energética: o BNDES Automático e o BNDES Finem. O valor mínimo no financiamento é R$ 100 mil e os juros são a partir de 12,6% ao ano. Já o prazo total de financiamento depende de algumas variáveis. No entanto é limitado a 120 meses – incluídos os 24 meses de carência.
Lembrando, claro, que a ideia é financiar fontes renováveis e projetos sustentáveis de geração energia utilizando combustíveis fósseis não entram. Com exceção do gás natural.
Outro ponto que poucas empresas sabem é que os itens financiáveis envolvem todos os elementos do processo de desenvolvimento do projeto – até serviços técnicos especializados, consultorias e certificações. É realmente uma mão do Governo de São Paulo para as empresas modernizarem-se e explorarem outras opções de geração de energia.
Como você pode ver, são muitos detalhes e nuances que envolvem conseguir um financiamento para um projeto que vise redução do consumo de energia ou aumento de eficiência.Na verdade, na verdade, todo processo de financiamento de órgãos públicos é trabalhoso. Mas isso não quer dizer que você precisa desistir. Significa que você precisa de apoio de quem entende do assunto.
Que tal contar com a ajuda especializada da idr este processo para os especialistas em Desenvolve SP?
O que acha de aprender mais sobre um dos bancos públicos que possui linhas e programas de financiamento com os juros mais baratos do mercado? Baixe agora a nossa ferramenta exclusiva com dicas e outras informações para aprovar seu projeto no Desenvolve SP.