Inovacred ou BNDES MPME: Qual é a melhor opção? (parte 3)

Este post é o terceiro da série na qual comparamos as principais linhas de financiamento à P&D para pequenas e médias empresas, o programa Inovacred, que é um repassse terceirizado de recursos da FINEP,  e o BNDES MPME Inovadora, ambos operacionalizados pelos bancos regionais. Recomendamos a leitura da sequência a partir do primeiro post

 

Eu atendo os critérios dos dois programas? E agora?

 

Primeiro lugar, ficamos felizes por você. Poucas são as empresas nacionais que são realmente inovadoras, e isso quer dizer que você está indo no caminho certo para aumentar a sua vantagem competitiva, se manter à frente da concorrência e agregar valor ao seu serviço ou produto. Neste caso, com certeza vale a pena você também avaliar as opções de utilizar outros programas de incentivo do governo, como a Lei do Bem ou mesmo programas de fundo perdido (subvenção), pois ambos os mecanismos são economicamente até mais vantajosos do que um financiamento, mesmo destes aqui com juros baixo. Ainda mais, se sua empresa for de software, recentemente surgiram várias alterações na legislação tributária, que recomendamos você analisar, pois podem significar milhões de economia para sua empresa. Clique aqui para saber mais.

 

Voltando ao Inovacred/MPME,  a análise passa a agora pela avaliação dos seguintes critérios:

 

Garantias

 

Como uma das partes mais difíceis de obter o financiamento é a questão das garantias, é importante avaliar qual das duas linhas oferece a melhor opção para sua empresa. Dependendo do que você tem como garantia para a operação, tanto o MPME ou o Inovacred pode ser mais aplicável, ou mesmo ser a única opção, pois o BNDES e a FINEP possuem regras diferentes quanto às garantias. Entretanto, apesar destas diferenças geralmente as regras que vão valer na prática são as impostas pelo agente terceirizados (o banco estadual) de modo que acabam ficando iguais para os dois programas. De qualquer modo, vale a pena olhar isto com carinho, pois a garantia é sempre um assunto delicado na hora de aprovar um financiamento, e pode ser um fator impeditivo em vários casos.

 

Para facilitar nossos clientes a analisarem as garantias que podem ser oferecidas num processo de financiamento, elaboramos este super guia completo sobre o assunto – “O que são garantias?”, que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui. 

 

Ainda falando deste assunto, uma boa notícia em relação a estes dois programas é que eles permitem às empresas utilizarem fundos garantidores como parte da garantia da operação. O Fundo garantidor pode ser uma mão na roda se a sua empresa está com dificuldades para aportar a garantia no processo do financiamento.

 

Se você quer mais informações sobre como usar os fundos garantidores, mastigamos o assunto para você neste manual completo sobre o assunto – “O que são e como usar os fundos garantidores?” – que pode ser baixado gratuitamente clicando aqui. 

 

Estando equiparadas todas as condições normais de pressão e temperatura, no final a análise se resume a qual financiamento oferece melhores condições para sua empresa. Ou seja, qual programa oferecerá melhores condições em termos de taxa de juros, prazos de carência e amortização.

Como este post ficou extenso, vamos ter que postergar esta análise para um próximo e último post (prometemos!). Então continue nos acompanhando clicando aqui (em breve).

 

Conte com a ajuda de quem entende do assunto. Conte com os consultores da idr

Tags :

BNDES MPME, Financiamento para P&D, Financiamento para tecnologia, Financiamento PMEs pequenas e médias empresas, Inovacred, Inovacred Expresso

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo