Existem alguns mitos em relação ao desenvolvimento de tecnologias no Brasil. Apesar de ser um caminho árduo e repleto de intempéries, algumas pessoas acreditam que existem mais dificuldade do que, de fato, existe.
Lidar com finanças e expansão pode ser, em alguns momentos, bem desanimador. Sim, a mão de obra é escassa e alguns processos são muito burocráticos. Mas existem incentivos interessantes para desenvolver tecnologias no Brasil, e essa crença de que o Governo não ajuda em nada não está mais tão na moda.
A verdade é que as coisas tem melhorado bastante nos últimos anos em termos de programas de incentivo financeiro do Governo para empresas que desenvolvem tecnologia. Algumas políticas públicas foram desenhadas para ajudar financeiramente as etapas de desenvolvimento tecnológico, que você bem sabe, acabam pesando no bolso das empresas. Além disso, investir em tecnologia tem os seus riscos inerentes, como longo ciclo longo de time-to-market e incertezas comerciais.
Aqui vamos apresentar alguns dos principais programas do Governo para ajudar no desenvolvimento da P&D no Brasil. Recomendamos a leitura de alguns posts complementares para a compreensão holística do tema:
- Será que está na hora de conseguir um empréstimo? Fatores para avaliar!
- Por que o patrimônio líquido é fundamental para conseguir um financiamento
- Como conseguir milhões com as melhores condições do mercado
Principais programas de investimento em tecnologia
Fundo perdido (subvenção)
Subvenção é aquele dinheiro que o Governo aplica em sua empresa e não é preciso pagar de volta. Claro que é o sonho de todo empresário. Na prática, é como ganhar na loteria. Apesar da crise econômica ter cortado grande parte dos programas de fundo perdido, ainda existem boas oportunidades. Principalmente, tratando-se de médias e pequenas empresas.
Um dos programas é o PIPE da FAPESP, que concede até 1 milhão para empresas que tenham projetos inovadores, com a condição de que a pesquisa seja realizada no estado de São Paulo. Fizemos um post bem interessante sobre o passo a passo para construir seu projeto no PIPE.
Para grandes empresas, o caminho é o programa Inova, da FINEP, que se divide por setor (Inova Agro, Inova Aerodefesa, Inova TI e Inova Mineral). Infelizmente a maior parte destes programas está inativo no momento.
No entanto, é sempre bom ficar atento. Para isso, siga as redes sociais da idr consultoria ou deixe seu email em nossa newsletter. Qualquer novidades, colocaremos lá.
Outro bom programa de subvenção é o BNDES Funtec. Contudo, nessa linha, obrigatoriamente, a empresa deve realizar o projeto em conjunto com uma universidade, o que limita as possibilidades para a empresa. Também está inativo no momento, mas pode ser que saia um novo edital em breve.
Embora o fundo perdido pareça o melhor dos caminhos para a sua empresa, nem sempre esse tipo de recurso é a opção mais viável. Para aprovar um projeto nesse pleito, a inovação precisa estar na fronteira tecnológica do que foi desenvolvido no mundo. Algumas vezes, o financiamento é a alternativa mais indicada.
Inovacred
O programa INOVACRED da FINEP é uma linha de financiamento cujo objetivo é incentivar pequenas e médias empresas (faturamento até R$ 90 milhões ano) que queiram desenvolver um novo projeto de inovação, ou seja, pretendem investir no desenvolvimento de novos produtos e serviços ou melhorar os existentes.
A grande vantagem do INOVACRED é oferecer condições extremamente atraentes em termos de juros, que giram, em média, em torno de 8 a 9% ao ano, uma taxa muito abaixo da grande maioria das linhas de financiamento existentes, até mesmo se considerarmos os programas com juros reduzidos do BNDES ou de outros bancos do Governo.
BNDES MPME
O Programa de Financiamento às Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) do BNDES é mais uma iniciativa do Governo para incentivar empresas a desenvolverem novas tecnologias, novos processos e serviços e é a linha ideal para empresas inovadoras que faturam até R$ 90 milhões.
O BNDES MPME é uma linha interessante, pois apoia empresas de qualquer setor de atuação e, assim como o Inovacred, possui condições extremamente atraentes em termos de juros baixos, longos prazos de carência e amortização. Ou seja, um financiamento com condições “de pai para filho”.
E agora? Ficou na dúvida de qual a melhor linha de financiamento para a sua empresa? Esse é um questionamento comum. Por isso, fizemos um post inteirinho sobre isso para te ajudar. Dá uma olhada!
Essas são as três principais linhas que o Governo desenvolveu para apoiar os projetos de inovação. Não importa quais sejam as suas dificuldades, lá fora existe a linha certa para você.
Venture Capital
Por último, outra opção interessante para conseguir um aporte financeiro para tecnologia é receber um investimento privado na forma de Venture Capital ou um capital Anjo.
Caso você esteja avaliando estas possibilidades e queira saber analisar os prós e contras, acesse nosso blog sobre M&A. Lá você encontrará todas as análises para tomar a melhor decisão, bem como os caminhos para conseguir receber a injeção de capital que sua empresa precisa para crescer.
A idr consultoria está há mais de dez anos auxiliando empresas de diversos portes a obter financiamento barato com condições atraentes e flexíveis. Interessado? Que tal não ter dor de cabeça e contar com os especialistas da idr para captar o financiamento que sua empresa precisa?