4271
Blog

Natura obtém direito a Lei do Bem na Justiça Federal

Lei do Bem

A Natura obteve no Tribunal Regional Federal (TRF), em São Paulo, SP, o direito de usufruir o benefício fiscal concedido pela Lei do Bem. Ou seja, excluir da base de cálculo do Imposto de Renda e da CSLL até 60% dos gastos realizados com P&D e inovação – mesmo que seja desenvolvida por subsidiária. Ainda cabe recurso.

Esse incentivo fiscal, conhecido como Lei do Bem, é uma das especialidades da idr Consultoria. Por isso, vale a pena contextualizar essa notícia. Afinal, se é um benefício fiscal, por que a Natura precisou entrar na justiça para recebê-lo?

Bom, a Lei do Bem está prevista no artigo 19 da Lei nº 11.196, de 2005. Depois de seis anos, a Receita Federal publicou uma instrução normativa com a seguinte vedação: “importâncias empregadas ou transferidas a outra pessoa jurídica para execução de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica sob encomenda ou contratadas”.

Na prática, esse artigo restringiu a aplicação real da lei em um aspecto específico: o incentivo para pesquisa encomendada. Quando a subsidiária fazia uma pesquisa e a matriz reembolsava, uma prática contável comum no meio empresarial, a Receita Federal considerava como uma pesquisa sob encomenda e proibia.

Na teoria, isso é inconstitucional. A Instrução Normativa fica abaixo do Decreto que fica abaixo da Lei. E foi com base nisso que a Natura entrou com o processo e, teve ganho de causa, até o momento.

 

O que isso impacta nas outras empresas? 

 

Essa decisão favorável às empresas e aos contribuintes mostra que o judiciário está sendo coerente com o que está realmente descrito no lei. Assim, abre margem para que outras restrições da IN, possivelmente, não sejam levadas em consideração.

Na nossa análise, esse é um caso relevante, principalmente, porque deixa claro as oportunidades da aplicação da Lei do Bem, oferece mais segurança para utilizá-la e mudar a realidade de uma empresa. 

Isso é ótimo porque a Lei do Bem pode reduzir em até 27,2% os custos do seu projeto por meio de imposto de renda e CSLL.  Fora que  sua aplicação mostra que a sua empresa investe em P&D e está saudável financeiramente. A prova disso é que, depois da decisão, as ações ordinárias da Natura lideraram as altas no pregão e subiram 5,43%.

*

A idr Consultoria dispõe de especialistas com ampla experiência no auxílio à aplicação de incentivos fiscais para empresas de diversos setores e tamanhos.  Nós já economizamos mais de R$ 500 milhões de impostos por meio dos incentivos fiscais, como a Lei do Bem.

 

Entre em contato com um dos nossos consultores e veja quais as opções indicadas para o seu negócio. 

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    consultoria para empresas no rio de janeiro
    Financiamento

    A AGERIO é indicada para todas empresas sediadas no Rio de Janeiro, de todos os portes, que estão busca de recursos financeiros para capital de giro, desenvolvimento de um novo projeto ou mesmo possuem um plano de expansão em mente. Se você é uma delas, continue lendo e saiba um pouco sobre as principais linhas...

    Linhas de crédito para usina de energia solar
    Financiamento

    Está iniciando a estruturação de um projeto de energia solar? Saiba quais são os fatores que você deverá avaliar para verificar se o projeto é viável e será lucrativo

    financiamento para Minas Gerais
    Financiamento

    Tratando-se de financiamento público, existem muitos caminhos a seguir. Cada caso é único e existem muitas variáveis e detalhes que envolvem o processo...

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve