Um milhão a fundo perdido: FAPESP faz reunião para tirar dúvidas sobre PIPE

Vocês conhecem o PIPE da FAPESP, certo? O programa de subvenção (fundo perdido) para apoiar projetos inovadores? Se não, essa é uma oportunidade de descobrir como funciona esse programa. A FAPESP fará uma reunião dia 27 de junho em São Paulo, SP para as empresas interessadas possam esclarecer as suas dúvidas antes do encerramento do prazo do 3º Ciclo de Análise – no dia 30 de julho.

 

O programa PIPE da FAPESP concede até R$ 1 milhão na forma de fundo perdido na FASE 2 para pequenas e médias empresas que tenham projetos de P&D inovadores. Atualmente é um dos principais programas de fomento à inovação existentes no Brasil, sendo uma alternativa muito interessante para pequenas e médias empresas que queiram realizar projetos de pesquisa.

 

O PIPE da FAPESP é bastante adequado para quando a empresa precisa de recursos adicionais para a realização de projetos de pesquisa, ou para empreendedores que possuam uma bagagem técnico-científica e querem desenvolver e levar tal tecnologia ao mercado. Seu objetivo é às empresas a possibilidade de realizar projetos de inovação em qualquer área de conhecimento de forma sustentável. Ou seja, é empurrãozinho da FAPESP para que as empresas viabilizem (ou se viabilizem) e complementem seus orçamentos internos de P&D.

 

 

Pode soar estranho, mas ás vezes, o fundo perdido não é a melhor opção para a sua empresa. Principalmente, porque é um processo demorado e cheio de detalhes. O que acha saber se sua empresa consegue recursos a fundo perdido antes de começar? Dê uma olhada nesse infográfico grátis!

 

 

Entretanto, o programa requer que a empresa esteja sediada em São Paulo, embora temos diversos casos de clientes que abriram uma filial em São Paulo apenas para participar do programa, sendo a segunda restrição que a empresa tenha até 250 funcionários.

 

Na hora de avaliar se o PIPE é adequado às necessidades da sua empresa, é importante avaliar os seguintes pontos:

 

1. Embora não seja necessário ter uma empresa estabelecida, é importante demonstrar que a equipe tem condições de realizar a exploração comercial da tecnologia desenvolvida, além de demonstrar capacidade gerencial e de adequação à legislação vigente.

 

2. Também é importante que a equipe do projeto seja bem qualificada, e que o projeto seja inovador e tecnológico para ser aprovado. Saiba mais sobre como avaliar se um projeto é elegível a fundo perdido clicando aqui.

 

Para te ajudar ainda a entender melhor sobre o assunto, indicamos a leitura dos seguintes materiais:

 

Passo a passo para aprovar seu projeto no PIPE da FAPESP

PIPE FAPESP – 5 dicas para aprovar o seu projeto

Como conseguir milhões de fundo perdido do governo federal

Porque o recurso a fundo perdido pode não ser a melhor opção para sua empresa

Como conseguir um recurso a fundo perdido (subvenção)?

 

O que acha de economizar tempo e conseguir esse recurso o mais rápido possível? Entre em contato agora com a idr consultoria pelo whatsapp (11 94007-9208) ou pelo chat abaixo e receba as orientações corretas para esse edital! 

 

Tags :

Bolsa PIPE FAPESP valor, Consultoria Financiamento P&D, FAPESP PIPE, Financiamento para P&D, Financiamento para tecnologia, FINEP, Fundo perdido, Subvenção, subvenção tecnologia

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo