Finep lança fundo perdido para tecnologias de combate ao Novo Coronavírus

A  FINEP, em parceria com a FAPESP, lançou edital de recursos de subvenção econômica PIPE/PAPPE para viabilizar projetos de pesquisa para o desenvolvimento por pequenas empresas no Estado de São Paulo de tecnologias para produtos, serviços e processos para o combate à doença por corona vírus 2019 (COVID19).

Serão ordem R$ 20.000.000,00 (vinte milhões de reais), sendo 50% com recursos da FINEP e 50% com recursos da FAPESP, oriundos do Contrato de Transferência de Recursos FINEP nº 0107077500.

As agências almejam fomentar o desenvolvimento, em caráter emergencial, de soluções que viabilizassem atender a demanda por tecnologias para o combate à doença, em especial kits de diagnósticos e respiradores mecânicos (ventilação forçada). O edital está disponível nas páginas das duas instituições, (http://www.fapesp.br/14096) e (www.finep.gov.br).

 O edital ainda oferece recursos para apoio das atividades de pesquisa científica e/ou tecnológica em empresas que tenham conduzido pesquisas no passado e que tenham desenvolvido novas tecnologias, processos, ou produtos inovadores no âmbito de projetos financiados pelo PIPE Fase 1 e Fase 2.

Ou em projetos equivalentes conduzidos com recursos próprios ou de outras fontes. O edital e para a Fase 3 e vai contemplar projetos que pretendam desenvolver processos e serviços inovadores para que os produtos resultantes das pesquisas anteriores possam ser efetivamente inseridos no mercado em uma situação emergencial.

A chamada está focada em pesquisas que contribuam para:

1)    o desenvolvimento de testes diagnósticos clínicos sensíveis, específicos, rápidos e de custo competitivo para COVID-19.

2)    o desenvolvimento de ventiladores pulmonares portáteis de baixo custo

3)    o desenvolvimento de melhorias no diagnóstico de COVID19, a exemplo de uso de inteligência artificial para análise de imagens de tomografia computadorizada.

4)    o desenvolvimento de serviços remotos de saúde voltados à expansão do serviço como diagnóstico, tratamento, prevenção e demais atividades que conduzam à escalabilidade do atendimento.

5)    a criação de soluções digitais para controle, monitoramento e previsão da disseminação do vírus

6)    o desenvolvimento de tecnologias para operação remota de ressonância magnética e tomografia computadorizada.

7)    o desenvolvimento de robôs colaborativos para auxiliar atividades hospitalares envolvendo pacientes contaminados (aqui seria para alimentação, coleta de resíduos, distribuição de medicamentos, recolhimento de enxoval, etc, para evitar contato e contaminação de funcionários nessas atividades constantes de contato com pacientes contaminados).

8)    o desenvolvimento de ferramentas para redução e prevenção de contágio

9)    o desenvolvimento de produtos antivirais ou outros produtos que possam servir como terapia de apoio, ou para diagnóstico e prevenção da doença

10)   a criação de soluções de apoio a pacientes em confinamento domiciliar ou quarentena hospitalar (atividades remotas, acompanhamento, serviços).

11)   o desenvolvimento de candidatos terapêuticos para a COVID-19; terapêutica de amplo espectro e melhorias de terapêuticas existentes inicialmente desenvolvida para outras indicações.

12)   a criação de soluções terapêuticas com potencial para rápido desenvolvimento clínico ou reuso de terapêuticas existentes desenvolvidas para outros patógenos.

13)   Pesquisa sobre o uso de inteligência artificial e de tecnologias digitais para referenciamento de pacientes e para melhoria da gestão do sistema de saúde

14) desenvolvimento, melhoria, simplificação e aceleração da produção de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para profissionais da saúde e de outros instrumentos ou equipamentos para proteção e isolamento de pacientes.

         O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações afirmou em comunicado de que serão solicitados mais recursos para novas ações no combate à pandemia. Assim que estiverem disponíveis, as medidas serão comunicadas no site do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (www.mctic.gov.br), bem como da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP (www.finep.gov.br).

A idr consultoria é especializada na obtenção de financiamentos a fundo perdido. Caso queira ajuda para conseguir entrar nesse edital emergencial, entre em contato! Ficaremos felizes em ajudar!

Tags :

Consultoria de financiamento para empresas, Consultoria Financiamento P&D, coronavírus, FAPESP PIPE, Fundo perdido, subvenção tecnologia

Compartilhe este conteúdo

Assine nossa newsletter com conteúdo exclusivo