322
Blog

Vale a pena tentar um financiamento no BNDES?

BNDES

Muitos empresários ficam com receio na hora de escolher tentar captar um financiamento no BNDES. Por não saber o caminho das pedras do banco, nem as vantagens e desvantagens, eles acabam preferindo pegar o empréstimo em bancos comuns. O que pode ser uma grande desvantagem, pois as condições de juros do BNDES podem ser muito melhores que um crédito de bancos tradicionais. E pagar juros mais altos se traduz em: deixar dinheiro na mesa. 

O BNDES tem linhas de crédito com condições excelentes, daquelas que chamamos “de pai para filho”, com longos prazos para começar a pagar (carência) e vários anos para quitar a dívida (amortização). Assim, um financiamento no BNDES pode ser o caminho mais curto entre o momento atual da sua empresa e o crescimento do seu negócio como você tanto almeja. O dinheiro recebido poderá servir para viabilizar o novo projeto de expansão, ou mesmo o desenvolvimento daquela novo projeto que o cliente está demandando faz anos. A ampliação comercial que sua empresa precisa, ou até para pensar fora da caixa e desenvolver inovações. Sair da inércia, movimentar seu negócio e colher resultados maiores e concretos  pode ser algo que apenas o BNDES pode fazer por você.

Neste post vamos te orientar sobre como funciona o processo, e avaliar os prós e contras de captar um empréstimo no BNDES. Ao final, você terá todas as variáveis que terão que ser analisadas para tomar a melhor decisão para o seu negócio.

 

Vale a pena conseguir um financiamento do BNDES?

 

Talvez seu gerente financeiro até tenha te orientado sobre as vantagens e desvantagens de trabalhar com um financiamento do BNDES. . No entanto, existem algumas dicas que apenas uma consultoria especializada como a idr pode dar. Vamos a elas:

 

Vantagem #1: Condições facilitadas –  Essa é uma das principais vantagens do financiamento do BNDES. Resumindo, os juros são menores e o prazo de amortização bem maiores. Assim como a carência. Em outras palavras, as taxas são baixas e as empresa tem mais tempo tanto para quitar a dívida quanto para começar a pagar.

Consegue ver como essas condições de pagamentos facilitam o fluxo de caixa da sua empresa e permitem o seu crescimento?

 

Vantagem #2: Melhoria da organização financeira

Um dos benefícios indiretos é as consequências na organização interna financeira da empresa. Para comprovar o uso do dinheiro, o BNDES exige uma elaborada prestação de contas. Isso implica em melhorias na gestão das finanças e balanços da empresa como um todo, além de auditorias para mitigar erros.

 

Vantagem #3: Sua empresa se torna parceira do Governo

Ter o aval do BNDES como financiador pode ser o início de um relacionamento de longo prazo com o banco. Isso facilita em muito a captação de outros financiamentos futuros. Temos clientes que pegam um, dois três financiamentos com o banco, cada vez maiores, e isto impulsiona bastante o crescimento deles. Além disso, isto também abre as portas para conseguir recursos de outras agências financiadoras do governo, como FINEP, FAPESP, Desenvolve SP. Agerio, etc.

 

Vantagem #3: Sua empresa é bem vista 

Conseguir um financiamento do BNDES é sinônimo de que sua empresa é sólida, o que é muito bem visto pelo mercado. Por isso, ter o selo do banco público junto ao nome do seu negócio é garantia de que seu negócio é idôneo e próspero, o que pode te trazer novos clientes, principalmente empresas grandes, alavancando o seu faturamento.

 

Desvantagem #1: Longos prazos

O céu não é perto. O BNDES oferece condições favoráveis mas por causa dessas facilidades, o processo pode ser moroso. Algumas vezes pode levar mais de 6 meses para o dinheiro cair na sua conta.

Em contrapartida, com os parceiros certos esse prazo pode ser reduzido. Consultorias possuem conhecimento e know how sobre como otimizar o processo e conseguir respostas mais rápidas dos órgãos públicos. A idr possui ampla experiência em aprovar projetos no BNDES e pode ser uma mão na roda para sua empresa conseguir o recurso de forma rápida e barata

 

Desvantagem#2: Rigidez das regras

As regras do BNDES são bem rígidas. Existem cláusulas estritas no contrato além ser exigido documentos como certidões negativas dos débitos tributário, licenças e alvará de funcionamento.

Por isso, se sua empresa tem pressa para conseguir o recurso, o BNDES não é o melhor caminho para você. Talvez seja melhor tentar junto a algum banco privado.

 

 

Como você pode avaliar, existem mais prós do que contras na hora de pensar em pedir um financiamento do BNDES. No balanço final, vale (e muito) a pena conseguir um aporte desse órgão.

Afinal, iniciar um relacionamento com o BNDES abre as portas para novos financiamentos com outros bancos. Possibilita obter uma segunda rodada de dinheiro de forma mais fácil e rápida. Depois, uma parceria com este banco estreita as parcerias com outros órgãos governamentais, o que pode ser uma mão na roda no futuro para a empresa, se ela quiser posteriormente captar outro empréstimo ou até um fundo perdido de outros órgãos como a FINEP e a FAPESP.

No entanto, não esqueça de avaliar a urgência que sua empresa necessita do dinheiro. Caso seja um projeto de longo prazo, é um caminho extremamente viável.

Lembra que no começo do texto dissemos que sentir insegurança é normal na hora de tentar um financiamento no BNDES? Com a ajuda certa, esse sentimento com certeza vai se dissipar. Existem consultorias especializadas para te ajudar nesse processo, como a idr.

Entenda mais como uma consultoria pode te ajudar a gerar o dinheiro necessário em menos tempo.

 

O que achou do nosso conteúdo? Caso ainda tenha dúvidas, não hesite em contato conosco!

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    Financiamento

    Como um empréstimo empresarial ajuda a minha empresa a crescer? Essa é uma das dúvidas dos empreendedores quando pensam sobre a possibilidade de pegar um capital externo para investir em seus projetos. Fazer um empréstimo para empresas não precisa ser uma dor de cabeça. Para isso, basta fazer um planejamento para dar esse passo!

    Financiamento

    A inovação e a tecnologia chegaram para quebrar o status quo e isso estende-se ao mercado financeiro. Agora, existem as chamadas fintechs, uma junção entre as palavras “finance” e “technology” (finanças e tecnologia em inglês) que se propõe a oferecer serviços de forma rápida, intuitiva e fácil.

    Lei do Bem

    Muito se fala sobre a Lei do Bem no ambiente empresarial, mas poucas pessoas realmente entendem como essa legislação funciona e quais são os seus verdadeiros benefícios. Antes de começar, precisamos esclarecer que a Lei do Bem atende....

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve