Como escapar da crise? Estamos praticamente no terceiro ano de recessão econômica do Brasil. E isso para muitas empresas se traduz em redução de faturamento e menor entrada de dinheiro.
Depois de tanta retração e notícias ruins, parece que não existe escapatória para os empresários. Mas o que vamos mostrar nesse post é que sempre há um jeito de tentar driblar a recessão, ou pelo menos minimizar os seus efeitos.
Mesmo com redução de receita, existem caminhos que podem melhorar as finanças da sua empresa, dar fôlego ao caixa, reduzir custos ou ainda mesmo conseguir reembolso de alguns impostos pagos a maior.
Assim, separamos a seguir algumas dicas de como as empresas podem escapar da crise no Brasil.
07 dicas de como conseguir um financiamento para escapar da crise
1) Melhorar o fluxo de caixa
Uma das formas de escapar da crise é melhorando o fluxo de caixa da sua empresa por meio de um financiamento. Muitas pessoas acham que captar dinheiro em banco é sinônimo de juros altos. Isso não é verdade. Um financiamento de bancos públicos (BNDES, FINEP, Desenvolve SP e afins) oferecem taxas atrativas e condições de pagamento diferenciadas.
No entanto, para isso, é importante pesquisar e entender como funciona cada uma dessas linhas e quais os tipos de investimentos esses projetos aceitam. De uma forma ou de outra, é importante que a empresa corra atrás de um capital de giro antes que o seu balanço comece a ficar realmente ruim, o que dificultará qualquer operação no futuro para sair desta situação.
2) Conseguir um fundo perdido
Dinheiro dado pelo Governo pode ser uma ótima saída para escapar da crise. Mas, como costumamos falar em nossos posts, não existe almoço grátis. Para conseguir um aporte financeiro como fundo perdido existem critérios rigorosos que se deve atender. No entanto, se sua empresa cumprir uma boa parte deles.
O recurso a fundo perdido visa apoiar projetos considerados inovadores, aqueles que pretendem desenvolver uma tecnologia que não existe. Assim,antes de pleitear esse recurso, você precisa avaliar sinceramente se seu projeto é inovador, envolve P&D e está na fronteira tecnológica do seu setor de atuação.
Se você respondeu sim para essas três questões, provavelmente você é candidato a um fundo perdido. Conseguir recursos dados para custear o seu desenvolvimento pode aliviar o caixa da empresa, ou ainda viabilizar a melhoria de algum produto – sem precisar que a empresa desembolse dinheiro.
Se por acaso sua empresa não cumpre os critérios, não desista. Algumas vezes realmente o recurso a fundo perdido não é a melhor opção para a sua empresa.
Pode soar estranho, mas ás vezes, o fundo perdido não é a melhor opção para a sua empresa. Principalmente, porque é um processo demorado e cheio de detalhes. O que acha saber se sua empresa consegue recursos a fundo perdido antes de começar? Dê uma olhada nesse e-book grátis!
3) Investir em planejamento tributário e revisão fiscal
Sua empresa já realizou um bom planejamento tributário? Esse é um dos caminhos para escapar da crise. Uma tática essencial para qualquer negócio, de modo a otimizar e minimizar os impostos pagos na operação da empresa.
Realizar uma auditoria de revisão fiscal também é extremamente importante, pois pode gerar economias de impostos para o futuro, além de potencialmente criar oportunidades de recuperação de créditos de impostos que a empresa tem direito perante a Receita Federal.
Seu negócio pode ter alguns milhões a reaver em termos de impostos pagos a maior ou indevidamente no passado, e essa é uma boa hora para ir atrás, recuperar isto e melhorar o caixa.
4) Ir atrás de obter mais incentivos fiscais
Outra boa opção para escapar da crise é utilizar de incentivos fiscais para diminuir a famosa e leonina carga tributária. Conhece sobre a Lei do Bem?
É um incentivo fiscal criado para estimular as empresas a inovarem: sejam processos, produtos/serviços que impliquem em aumento de competitividade.
Desde que foi regulamentada, a Lei do Bem ajudou as empresas a diminuírem os custos com P&D e incentivou a diversidade do ambiente de inovação – tornando-o mais amigável para as empresas.
Contate-nos para entender melhor sobre a Lei do Bem ou outros incentivos fiscais que podem ser úteis para você.
5) Pensar em reduzir custos
A grande maioria das pessoas acham que investir em um momento de crise é arriscado. Veja por outro lado: talvez seja a oportunidade perfeita para implementar alguma tecnologia para reduzir os seus custos. Existem tecnologias e empresas especializadas para diminuir os gastos com telefonia fixa e móvel, energia elétrica, dentre outros tipos de despesas. Uma das formas mais inteligentes de escapar da crise.
Além disto, outra forma de ajustar o orçamento da sua empresa é renegociar com seus fornecedores. Em momentos de crise, todos estão cortando os gastos e esse tipo de manobra é comum. Seus parceiros estarão abertos para ajustes e diminuições.
Converse novamente com seus fornecedores, visando renegociar os contratos para pagar menos ou em condições mais flexíveis. Caso não seja possível, sempre existe a possibilidade de procurar outras opções.
6) Antecipe pagamentos a receber (recebíveis)
Essa opção é uma jogada um pouco perigosa e que requer atenção. Existe a possibilidade de antecipar o quanto você precisar receber de cartão de crédito, boletos ou notas fiscais de algumas instituições financeiras. É o famoso fomento mercantil, ou factoring, no jargão comercial.
Apesar de isto ser uma mão na roda quando a coisa aperta, essa manobra deve ser repensada e avaliada se vale a pena para o negócio, pois essa antecipação vem acompanhada de um desconto, ou seja, no longo prazo é menos dinheiro que entra para o caixa da empresa.
7) Aposte em um empréstimo P2P
Entretanto, com o avanço da tecnologia e a informatização da população via computadores e smartphones, abriu-se um mercado de novas possibilidades de empréstimo, dentro do conceito de economia colaborativa: porque não as próprias pessoas físicas ou jurídicas emprestarem diretamente umas para a outras sem precisar de grandes instituições financeiras para intermediar a operação?
Assim surgiu o conceito do empréstimo Peer-to-peer, onde a ideia é as pessoas emprestarem dinheiro delas mesmo, umas às outras, sem precisar de um grande controlador no meio. De modo semelhante aos famosos Torrents, no qual os arquivos estão distribuídos entre as pessoas da rede e cada um baixa uma parte do arquivo do computador do outro, sem que haja necessidade de um enorme servidor central, o empréstimo P2P funciona da mesma forma descentralizada. E por isso se aproveitou o mesmo termo (peer-to-peer).
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Após escolher a melhor opção de empréstimo para a sua empresa, o processo de obtenção do recurso será levantar toda a documentação financeira e jurídica da empresa, de modo que a instituição financeira possa fazer a análise de crédito. Não é um trabalho simples, mas não tem como fugir. Nestes casos, contar com uma consultoria especializada pode economizar tempo e dinheiro para você.
Desejamos uma boa sorte na sua procura e que você consiga o dinheiro que precisa para sobreviver a crise. Bons negócios!
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