De todas as previsões de cenários incertos que a sua empresa poderia passar, possivelmente uma pandemia não estava dentre elas. Mais uma das peças que a vida prega e mais uma prova de que governança e planejamento financeiro são essenciais. No entanto, se você está passando por um aperto – não é hora de chorar sobre o leite derramado.
Vamos ver o que pode ser feito no presente. Você, como empreendedor sabe que começar um negócio significa que, muitas vezes, vai passar por momentos de pressão e dificuldades. Mas isso não significa que você vai estar sozinho. Conte com a ajuda da idr consultoria e de diversos outros profissionais que estão aptos a auxiliar.
Se a falta de dinheiro em caixa para pagar as contas está afetando seu sono, você está no post certo. Respire e vai fundo nesse conteúdo e garantimos que, ao final, vai se sentir melhor. Se você está passando por um momento muito estressante como empresário ou empreendedor, saiba que não está sozinho. E de que no caso da Covid-19, todos nós estamos no mesmo barco.
Capital de giro: uma boa notícia
Para te motivar, vamos começar com uma boa notícia: o Governo Federal publicou uma medida provisória do dia 24 de abril de 2020 que estabelece normas para a facilitação do acesso ao crédito e mitigação dos impactos econômicos decorrentes da pandemia de coronavírus (covid-19).
Nela, fica atestado que até dia 30 de setembro de 2020, as instituições financeiras públicas, inclusive as suas subsidiárias, ficam dispensadas de observar, em suas contratações e renegociações de operações de crédito realizadas diretamente ou por meio de agentes financeiros diantes de algumas disposições.
A MP é complexa porém o que você realmente precisa saber é que pode beneficiar na obtenção de capital de giro. Nossos especialistas podem te explicar melhor. Entre em contato!
Como tapar o buraco deixado pela Covid-19?
Um alerta: por mais desesperador que seja a sua situação, fuja de alternativas que ofereçam crédito com juros exorbitantes, prazos de carência e amortização muito curtos, assim como outras condições financeiras, podem comprometer seriamente a saúde da empresa. Essa é a pior maneira de conseguir capital de giro.
Com esse conhecimento, você pode fugir e procurar aquelas que sejam rentáveis financeiramente e que realmente tirem seu negócio do buraco. Existem outras alternativas que podem ajudar você a sair dessa e controlar melhor os recursos financeiros do negócio. Confira quais são elas a seguir!
#01: Antecipação de recebíveis
Se sua empresa possui contas para receber nos próximos meses, essa é uma ótima opção para conseguir crédito para capital de giro. A antecipação de recebíveis é uma modalidade onde a empresa recebe o valor referente aos recursos antes do tempo. Para isso, é necessário entrar em contato com uma instituição financeira ou outra organização que ofereça o serviço e descontam uma taxa de 3% a 12% ao mês.
Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens tratando-se da antecipação de recebíveis. Dentre os pontos positivos, destaca-se o fato de ser um crédito da própria empresa, ter grande liquidez na liberação dos recursos, maior garantia de recebimento, etc.
Entre os pontos considerados negativos, está a necessidade de um eficiente planejamento financeiro e as taxas de descontos cobradas pelas empresas que realizam esse tipo de operação. Aqui nesse conteúdo, vamos falar mais sobre os prós e contras.
Além disso, é importante cuidar para que essa medida não se torne uma forma de “tapar buracos” constantemente.
#02: Empréstimos em fintechs
Caso a sua empresa não tenha nenhum crédito a receber, outra forma de resolver o capital de giro negativo é optar pelos empréstimos das fintechs. Essas empresas novas no mercado, possuem taxas mais baratas do que o normalmente oferecido no mercado devido a dois grandes diferenciais.
O primeiro é a ausência de estrutura física. Ao contrário dos grandes bancos de varejo, as fintechs não possuem agências bancárias e normalmente atuam apenas com um único escritório sede, dependendo de uma plataforma tecnológica para realizar o processo, o que barateia os custos elas. Apesar da operação ser digital, as fintechs de crédito são empresas confiáveis e vale a pena conferir essa opção.
O segundo é o uso da tecnologia para oferecer uma taxa de juros personalizada de acordo com o risco de cada cliente. Nos bancos tradicionais, os clientes são separados em grandes grupos com características semelhantes. Assim, bons pagadores com um score de crédito alto terminam pagando juros mais altos para compensar a inadimplência de outros, e a análise de crédito nunca é personalizada, de modo que o banco muitas vezes não oferece as taxas ou o limite que a empresa mereceria.
#03: Empréstimo P2P
No modelo tradicional de empréstimo, instituições financeiras – bancos, FDICs, ou fundos de private debt – criaram mecanismos para emprestar dinheiro para empresas com o objetivo de lucrar com os juros aplicados na operação.
Como estas instituições possuem muito dinheiro de seus correntistas, acionistas ou até players com “bolso fundo”, eles se utilizam destes recursos para dar crédito a pessoas físicas e jurídicas. Desde modo, foram desenvolvidos meios de realizar análises de crédito precisas com o objetivo de evitar inadimplência e/ou processos jurídicos para realizar a cobrança de mal pagadores.
Essa operação permite que emprestar dinheiro de modo recorrente, em escala e de forma a dar lucro.
#04 Empréstimos de bancos públicos
Além do empréstimo, o empreendedor também pode optar por instituições financeiras que ofereçam o serviço de financiamento de capital de giro. Neste caso, a instituição empresta o dinheiro para que a empresa o aplique especificamente para resolver a falta de capital de giro.
Para saber como conseguir o financiamento é importante consultar o maior número de instituições que ofereçam o serviço, pois, assim como no empréstimo, as linhas de crédito e taxas de juros são diferentes e é preciso encontrar as mais vantajosas para o seu negócio.
Como evitar que o capital de giro mate a sua empresa?
Para finalizar, uma reflexão: essa é uma oportunidade para aprender e não repetir os mesmo erros. Como sempre citamos aqui no blog da idr consultoria, existem fatores externos imprevisíveis e mesmo que você não sinta a ameaça chegando, isso não significa que ela não vá chegar. Pode ser que você encontre-se em uma situação onde não tenha dinheiro para pagar a suas contas. Impossível prever tudo o que vai acontecer, o tempo todo – a pandemia é a maior prova disso. Por isso, reforçamos a ideia do controle do fluxo de caixa. Assim, consegue-se antecipar o conhecimento do problema, o mais cedo possível.
Controle o seu fluxo de caixa, gerencie os recebíveis e diminua as contas a pagar. Caso precise de dinheiro de terceiros, planeje a captação de recursos antes que a empresa esteja literalmente no vermelho, isso ajuda a conseguir empréstimos com taxas menores e prazos de pagamentos estendidos. No final das contas, respire: com organização e planejamento, mesmo que com as adversidades da Covid-19 sua empresa vai sobreviver.
Saiba mais:
- 6 dicas para controlar o seu fluxo de caixa;
- Precisa de capital de giro com frequência? Saiba o que fazer;
- Imóvel como garantia: dicas para conseguir seu empréstimo com juros baixos;
- Capital de Giro: 5 dicas para sua empresa conseguir um empréstimo barato.
Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo. Desejamos consiga o capital de giro que precisa para atravessar esse momento difícil. Boa sorte!
Caso precise de ajuda, não hesite em nos contactar. A idr consultoria já ajudou várias empresas a captarem recursos no mercado, com condições mais favoráveis e taxas de juros menores. A sua pode ser a próxima!