Antes, esse post começaria falando sobre “crescer”. Mas agora, resolvemos atualizar para sobreviver. Os efeitos negativos da recessão de 2014 – 2016 sobre a economia brasileira foi muito além do esperado. Não é a toa que a maioria dos empresários estão ressabiados e apreensivos para voltar a investir.
Quem está há um tempo na estrada sabe que a recuperação econômica é historicamente cíclica. Como também já percebeu que agora as coisas vão demorar um pouco mais para entrar nos eixos. No entanto, queremos chamar a atenção para o fato que mesmo que as coisas estejam um pouco mais lentas do que o esperado, crescer é uma palavra que nunca deveria sair da mente de um empresário.
Mesmo em tempos de crise.
Isso porque a retomada pode ser lenta só que está comprovado de que vai acontecer. Pode parecer improvável com esse turbilhão de coisas acontecendo no cenário nacional mas acredite: ela vai chegar. E você vai querer estar com a empresa organizada para esse novo ciclo.
Então se você anda notando alguns desses indicadores:
- Lealdade dos seus clientes (se eles estão vindo atrás de você em vez de você procurá-los, isto é um bom sinal para expandir)
- Crescimento do seu ramo de atuação (se sua empresa atua em um segmento em expansão, é bem provável que ela cresça também);
- Quantidade de trabalho (você chega a recusar clientes porque não está dando conta de entregar?);
- Novos projetos (você tem novos projetos em mente e está sem condições – tempo e dinheiro – para executar?).
Talvez esteja realmente na hora de expandir. Não importa necessariamente o tamanho da empresa. Assumir novos compromisso e enfrentar novos desafios faz parte do cotidiano de quem está à frente de uma empresa. Mas qual a melhor opção? Crescer com recursos próprios ou linhas de financiamento?
Uma reflexão como esta provavelmente vem acompanhada também de outras perguntas mais complexas: como conseguir dinheiro para expandir? Quais são os meios de conquistar um aporte financeiro para sua empresa? E talvez, a mais importante:
Crescer com recursos próprios ou financiamento: Qual será a melhor opção?
Esse post foi criado para você encontrar as respostas. Reunimos algumas informações e orientações para oferecer mais segurança às decisões estratégicas relacionadas à como obter capital para expandir a sua empresa.
O principal objetivo aqui é orientar sobre a expansão do seu negócio. E a crescer continuamente, sem nenhuma surpresa ou riscos desnecessários. Afinal, se você sabe que sua empresa tem potencial para aumentar, está na hora de pavimentar esse caminho através de linhas de financiamento.
Às vezes um dos maiores entraves para os empresários expandirem seus negócios é o receio de pegar um empréstimo. Claro que existe a possibilidade de sempre utilizar recurso do próprio caixa da empresa e assim não dever nada para ninguém e também não pagar juros nenhum.
O problema geralmente é que o caixa da empresa muitas vezes não dá conta de viabilizar o crescimento necessário, pois muitas vezes isso requer alto investimento em máquinas, pessoal, marketing, comercial, etc.
Sabemos que isto pode facilmente chegar na casa de milhões. Nesse caso, a única alternativa viável é realmente captar um financiamento. Ainda existe a possibilidade de receber um investimento privado na forma de uma operação de venda parcial ou total da empresa (veja aqui os prós e contras de cada uma destas opções).
Linhas de financiamento: não tenha medo de arriscar!
Caso vender a empresa não esteja na mesa, o caminho certo é captar um grande financiamento. Um empréstimo pode parecer arriscado em um primeiro momento, mas vale a pena lembrar que a maioria das pessoas recorrem a esse recurso em algum momento da vida. Também que empreender é assumir riscos.
Enquanto você analisa cuidadosamente os prós e contras, seu concorrente já pode ter conseguido um aporte financeiro de milhões do BNDES e está acelerando a empresa dele e ganhando produtividade, deixando você para trás.
Outra vantagem do financiamento, principalmente quando se trata de bancos públicos como o próprio BNDES, a FINEP, o Desenvolve SP, AgeRio, BDMG, etc, é que os juros são extremamente baixos.
Além de longos prazos de carência e amortização, podem ser uma ótima opção para crescer sem impactar o caixa. Existem programas que o juros são tão baixos (menor que a inflação) que compensa pegar o empréstimo e deixar o dinheiro da empresa investido.
Sabemos que a melhor opção sempre é crescer com recursos próprios. Não dever para ninguém, nem ter que pagar juros ao banco é o melhor dos mundos. Entretanto, pouquíssimas empresas conseguem crescer de forma rápida e sustentável sem a ajuda de capital externo. Assim, recorrer a um empréstimo muitas vezes pode ser a chave para obter o sucesso que você tanto deseja.
Não tenha medo de crescer: arrisque!
Claro que a preocupação de contrair uma dívida é normal. Se você estiver realmente receoso de pegar um empréstimo, talvez realmente não seja o momento perfeito. É preciso que a empresa esteja consolidada e estável financeiramente além de também estar pronta para expandir.
Assim, existem três fatores base que mostram se as empresas estão maduras financeiramente para adquirir um grande empréstimo:
1) Estar com as finanças em ordem;
2) Ter um plano de expansão ou crescimento estruturado;
3) Ter as garantias necessárias para a operação.
Você sabe o que são garantias? Entenda nesse material exclusivo da idr consultoria quais tipos de garantias existem e como escolher a melhor para o seu financiamento!
Se o seu negócio encaixa nesses três critérios, está na hora de avaliar a possibilidade de assumir um financiamento. Não é necessário ter medo! Uma empresa financeiramente estável não tem muito com o que se preocupar.
*
Pense em como sua empresa vai prosperar quando conseguir o empréstimo e executar o projeto de expansão, principalmente se vier com juros baixos e ótimas condições em termos de prazo, para começar a pagar e quitar a dívida. Existem ainda algumas linhas de bancos do Governo que chegam a oferecer dez anos de prazo antes de começar a pagar.
Na ponta do lápis, essas vantagens podem significar economia de milhões em termos de captar um crédito em bancos comerciais. Sem contar que o selo do Governo como financiador das suas atividades é uma ótima oportunidade de marketing e abre portas para outras linhas.
Conseguir um financiamento é o caminho mais rápido para a sua empresa prosperar! O que está esperando? Aproveite e fale com um dos nossos consultores e consiga o dinheiro que você precisa para expandir!