Este post é o segundo da série “Como conseguir um empréstimo para a minha empresa” (leia o primeiro aqui). Neste texto vamos falar de dois assuntos essenciais na hora de captar um financiamento: a documentação necessária para dar entrada no processo junto ao banco e as garantias que devem ser aportadas pela empresa na para conseguir o empréstimo. Lembrando que estamos falando aqui de um financiamento grande, quando a empresa consegue milhões de algum banco público ou privado para um projeto de investimento, e não destes créditos pré-aprovados, que são mais fáceis de pegar, mas que vem com altíssimos juros (saiba como fugir destes aqui).
A primeira pergunta que nossos clientes nos fazem na hora de tentar captar um crédito é:
Como montar a documentação para se conseguir um financiamento?
A documentação que deve ser elaborada ou levantada depende da decisão entre um banco público ou um banco privado (discutimos sobre isto neste outro post, ou então neste infográfico aqui).
Caso a decisão seja por um banco do governo, o primeiro passo é elencar toda a documentação a ser levantada e enviada. Geralmente os sites dos bancos possuem estas informações, embora muitas vezes seja razoavelmente difícil e trabalhoso descobrir como o processo todo funciona. Nestes casos, a contratação de consultorias especializadas pode agregar valor e reduzir o tempo e trabalho na elaboração desta documentação.
Após isso, não há muito segredo a não ser por a mão na massa e elaborar os documentos, que geralmente incluem um plano de negócios, orçamentos e projeções financeiras. Aqui, a dica é tentar elaborar o material o mais bem feito possível, para maximizar as chances de aprovação. Exemplos de erros que podem inviabilizar o projeto são a elaboração de uma projeção financeira tímida para a empresa, ou mesmo criar um projeto cujo VPL e TIR seja muito baixos. Também há de se tomar o cuidado para não cometer nenhum deslize na hora de enviar a documentação (ex. esquecer alguma assinatura em algum documento importante). Qualquer errinho neste ponto do processo pode acarretar em grande perda de tempo, ou mesmo o indeferimento do processo.
Não esqueça de pensar nas garantias
Finalmente, depois de conseguir casar as características da empresa com a linha de financiamento mais adequada, selecionar o programa mais promissor e ainda elaborar a documentação, é fundamental pensar na garantia da operação de crédito. A garantia é essencial na operação, e sem ela não é possível obter o dinheiro. Cada banco tem sua regra, e cada um dos programas de financiamento possui seus critérios em relação ao percentual de garantias necessárias. As operações com os recursos do BNDES, por exemplo, são garantidas com hipotecas, penhores, propriedade fiduciária, fiança, aval ou ainda vinculação em garantia ou cessão sob forma de recebíveis. Saiba tudo sobre garantias clicando aqui!
Aqui, a dica é não esquecer de verificar se sua empresa pode usar os fundos garantidores para garantir parte da operação, pois eles são muito vantajosos, embora o detalhe de como usá-los ficará para próximos posts.
Caso tenha dúvidas ou sugestões de temas para escrevermos, será um prazer receber a sua sugestão. Continue lendo mais em nosso blog! Caso queira mais informações acerca de como conseguir um financiamento para sua empresa, entre em contato conosco.