302
Blog

Como escolher o financiamento mais adequado para minha empresa?

Financiamento
Cifrão de ouro entre vários cifrões - indica que há um financiamento certo entre muitos para sua empresa

Uma pergunta que muitos clientes nos fazem é Como escolher qual o programa mais adequado para obter um financiamento para a minha empresa? Há inúmeros programas de financiamento de órgãos como BNDES, FINEP, além dos bancos regionais como Desenvolve SP, cada um voltado a atender um tipo de empresa e uma determinada aplicação, o que dificulta ainda mais escolher a linha mais adequada. 

 

Como mencionado em outros artigos, antes de iniciar a escolha do programa correto de financiamento para o qual a empresa deve submeter o seu pleito, é importante verificar se a empresa atende os critérios que a tornam elegível para o financiamento. Isto significa ser uma empresa sólida e robusta, sem pendências jurídicas, que possua um faturamento recorrente que justifique a obtenção do empréstimo.

Caso a sua empresa atenda estes critérios, vamos continuar:

 

Como obter um financiamento adequado para a minha empresa?

 

O primeiro passo é determinar qual a necessidade da empresa para o destino do recurso.

Se a empresa está ou pretende investir em desenvolvimento tecnológico, ela deve procurar os programas do governo que estão destinados a este fim, pois são os mais atraentes pois possuem juros baixos, maior prazo de carência e amortização.

Se a necessidade da empresa for capital de giro, há programas específicos para auxiliá-la a obter este tipo de recurso. Embora tenham uma taxa de juros mais altas, são mais ágeis e podem ser uma solução para uma necessidade pontual.

Mas no caso de investimentos, é melhor procurar os programas que possuem uma taxa de juros mais interessantes. Outros programas que têm condições bastante atraentes são projetos voltados à sustentabilidade.

Para estes projetos, o selo “verde” acaba sendo um ponto positivo na hora de conseguir programas de financiamento a juros mais baixos.

Para projetos de expansão e aquisição de equipamentos, o ideal é pleitear para programas específicos para tal.

Nestes tipos de programa, há uma grande facilidade na questão da garantia, pois muitas vezes, o próprio bem se torna a garantia do financiamento. Entretanto, a desvantagem deste tipo de recurso é que a taxa de juros é mais alta.

 

Se o seu projeto for específico para um setor, alguns bancos, como o BNDES, por exemplo, possui linhas específicas para diversos setores da indústria, como:

  • Finem TI (Software)
  • Profarma (Farmacêutica)
  • Proplástico
  • ProEngenharia
  • Audio-Visual
  • ProAeronautica
  • Procult, entre outros.

Nestes casos, escolher o programa específico em relação ao mais genérico pode ser uma boa economia no tempo para a obtenção do empréstimo.

Porque muitas vezes, o próprio BNDES redireciona o pedido de financiamento geral para o programa específico, de modo que se inicia um novo pedido, perdendo-se o tempo de análise do anterior na linha de financiamento genérica.

Outra vantagem de se direcionar o programa para o setor específico é que as características do financiamento favorecem a concessão do recurso para as empresas do setor.

O programa Finem é um exemplo clássico no qual o BNDES flexibilizou as condições de garantias de modo a adaptar o programa à realidade das empresas nacionais, uma vez que pode eliminar a necessidade de garantias reais, dado que empresas de software raramente possuem ativos para fornecer como garantia. Leia mais sobre este programa aqui. 

 

Qual o melhor órgão para o financiamento para minha empresa?

 

O segundo passo é determinar qual o Banco ou órgão do governo ou banco privado que vai se pleitear o empréstimo. Isso é importante pois cada banco possui uma visão diferente e um papel diferente. Aqui neste outro post discutimos a comparação entre vantagens e desvantagens entre bancos públicos e bancos privados.

Em relação à bancos público, é interessante avaliar qual o interesse do banco em financiar as empresas. A FINEP, por exemplo, está mais voltada à a financiar projetos de desenvolvimento tecnológico, e não operam algumas linhas para iniciativas mais rotineiras, como capital de giro, por exemplo, que devem ser direcionado para o BNDES ou órgãos regionais.

Já o Desenvolve SP, por exemplo, opera tanto programas para inovação tecnológica como linhas para aquisição de equipamentos e expansão fabril, de modo que aceita diversos tipos de pleitos, embora a taxa de juros deles seja um pouco mais alta.

Para encontrar o famoso “caminho das pedras” é importante, então, estar bem informado quanto aos órgãos e aos programas. Isto pode ser realizado tanto a partir da análise dos sites das agências, que têm melhorado ultimamente e já não são tão “abacaxis” para serem descascados. Quanto por meio de palestras e vídeos de divulgação, ou mesmo ligando no próprio setor de dúvidas do banco e se inteirando mais sobre os assuntos.

Conversar com gestores de empresa que já captaram financiamentos e têm experiência no assunto também é sempre positivo.

Por último, a contratação de consultores especializados pode ser uma alternativa interessante se a empresa quer acelerar o processo e pular esta etapa necessária à aquisição deste know-how.

 

Para mais informações, não hesite em entrar em contato com os nosso consultores. Estamos disponíveis para atendê-los!

 

Gostou deste texto? Para receber notícias e conteúdo semelhante a este
e se manter atualizado, assine nossa newsletter!

    Veja também

    Financiamento

    Como um empréstimo empresarial ajuda a minha empresa a crescer? Essa é uma das dúvidas dos empreendedores quando pensam sobre a possibilidade de pegar um capital externo para investir em seus projetos. Fazer um empréstimo para empresas não precisa ser uma dor de cabeça. Para isso, basta fazer um planejamento para dar esse passo!

    Orientações para começar a investir
    M&A

    Entenda como as mudanças do BNDES e as características do cenário macro-econômico internacional estão fazendo grandes empresas optarem pela captação de investimento privado em relação à financiamentos pelo BNDES.

    BNDES

    Sua empresa está estagnada? Não? Tem certeza? Veja se você se encaixa nessa situação: Tudo está indo bem. Seus produtos tem uma boa aceitação no mercado, você tem uma carteira de clientes razoável, embora sempre tenha vontade de abocanhar uma fatia maior do seu mercado

    Fale com um consultor
    Deixe seu telefone e ligaremos em breve