Literalmente, o capital de giro é o dinheiro que faz e fará a sua empresa funcionar. Assim, ter caixa suficiente e cobrir as despesas e os compromissos financeiros é um indicativo de sucesso para qualquer negócio. Significa que, na hora do aperto, existe uma sobra para sustentar as atividades da empresa.
Mas se você está aqui, já deve saber isso. Agora a pandemia está dando uma trégua e as coisas estão retomando gradualmente, ainda vai demorar muito tempo para recuperar o prejuízo. Talvez seja o seu caso e você tenha entrado nesse post porque está passando por uma situação díficil.
Nesse momento, uma injeção de capital ser uma ótima opção, não é mesmo? Porém, talvez para você não exista essa alternativa devido a falta de garantias reais. Você não está sozinho. Esse é um problema comum para o empresariado brasileiro.
Aqui nesse post, vamos falar sobre as possibilidades para conseguir capital de giro sem garantia real. A ideia é que no final você enxergue luz no fim do túnel, além der alternativas possíveis para levantar o dinheiro que precisa. Vamos lá?
Quer saber qual o melhor caminho para a sua empresa conseguir capital de giro? Baixe agora esse infográfico gratuito e visualize quais as alternativas viáveis.
Capital de giro sem garantia real: boas alternativas
Um alerta: por mais desesperador que seja a sua situação, fuja de alternativas que ofereçam crédito com juros exorbitantes, prazos de carência e amortização muito curtos, assim como outras condições financeiras, podem comprometer seriamente a saúde da empresa. Essa é a pior maneira de conseguir capital de giro.
Com esse conhecimento, você pode fugir e procurar aquelas que sejam rentáveis financeiramente e que realmente tirem seu negócio do buraco. Existem outras alternativas que podem ajudar você a sair dessa e controlar melhor os recursos financeiros do negócio. Confira quais são elas a seguir!
Capital de giro sem garantia real: antecipação de recebíveis
A antecipação de recebíveis é uma operação em que a empresa adianta o recebimento desses valores em instituições financeiras que assumem a responsabilidade pelo recebimento futuro do valor dos títulos negociados (antecipados ou descontados).
Alguns exemplos são:
- securitizadoras;
- factorings;
- instituições financeiras.
Como tudo na vida, existem vantagens e desvantagens tratando-se da antecipação de recebíveis. Dentre os pontos positivos, destaca-se o fato de ser um crédito da própria empresa, ter grande liquidez na liberação dos recursos, maior garantia de recebimento, etc.
Entre os pontos considerados negativos, está a necessidade de um eficiente planejamento financeiro e as taxas de descontos cobradas pelas empresas que realizam esse tipo de operação. Aqui nesse conteúdo, vamos falar mais sobre os prós e contras.
Antecipação de recebíveis é uma maneira prática de quitar as obrigações financeiras do negócio e uma opção viável para empreendedores que buscam capital de giro para um novo negócio, expandir a atuação comercial ou ainda refinanciar as suas dívidas.
Apesar de assustar um pouco a ideia de antecipar os recebíveis, existem opções sustentáveis excelentes e que podem entrar tranquilamente no seu planejamento financeiro.
Se você está desesperado, fique tranquilo. Existem especialistas, como da idr consultoria, que estão aptos para ajudá-lo a achar qual opção melhor se encaixa no seu planejamento financeiro.
Capital de giro sem garantia real: empréstimo com carro de garantia
Muitos donos e donas de estabelecimentos precisam de uma quantia não muito alta para segurar as pontas. Seja para pagar fornecedores, cobrir um descasamento de caixa, honrar a folha de pagamento, conseguir capital de giro – dentre outras possibilidades.
Cerca de R$ 40 a 50 mil seriam o suficiente. A maioria dessas pessoas não possuem imóveis para dar de garantia, e então, o carro surge como uma alternativa. Funciona como um refinanciamento.
No empréstimo com carro de garantia, o empresário faz o financiamento na pessoa física, colocando o carro ou moto como garantia da operação. O valor é calculado em cima do preço do veículo, alguns bancos e financeiras oferecem desde 50% a 90% do valor do carro.
Existem algumas condições básicas para oferecer o veículo como garantia, tais como:
- O carro precisa estar quitado e regularizado, sem multas;
- Precisa estar registrado no nome do titular do empréstimo;
- Ter no máximo 15 anos de fabricação. Quanto mais novo o modelo do carro, melhores as condições de empréstimo.
Ao colocar seu carro como garantia, você reduz até 40% a taxa de juros porque a instituição financeira possui mais confiança ao emprestar o dinheiro. E você pode continuar usando o carro normalmente.
Para saber mais:
- Empréstimo com carro de garantia para microempreendor
- Empréstimo com carro de garantia: como funciona
- Simule seu empréstimo de carro com garantia sem sair de casa
Capital de giro sem garantia real: empréstimo com imóvel com garantia
O empréstimo com imóvel de garantia é uma maneira de conseguir um aporte sem vender ou sair do lugar. Também conhecido como Home Equity, funciona da seguinte forma: você solicita o financiamento e pode conseguir um aporte de até 50% do valor do imóvel.
Depois, esse mesmo prédio ou casa fica como garantia de pagamento. É uma bola alternativa porque é um financiamento sustentável, com parcelas pequenas que cabem no bolso.
As taxas e prazos dessa modalidade de empréstimo são muito boas, algumas consideradas as melhores do mercado. Para se ter uma ideia, enquanto alguns empréstimos pode oferecer 12% de juros ao mês, a taxa do Home Equity gira em torno de 0.85% a 1% – dependendo da instituição financeira.
Vale a pena ressaltar que são aceitos imóveis comerciais ou residenciais que estejam regularizados, com os impostos em dia e que possuam o valor mínimo de avaliação de R$ 200 mil. Terrenos, lotes, galpões ou imóveis sem o habite-se não são aceitos.
Uma das maiores vantagens do empréstimo com imóvel de garantia é a ausência de burocracia. É um processo digital que oferece o melhor do atendimento e da agilidade, inclusive, tratando-se da liberação do crédito.
A primeira etapa consiste em uma simulação nas principais instituições financeiras que oferecem essa opção. Você pode fazer isso em simuladores gratuitos, como ESSE AQUI da idr Consultoria.
Preenchendo algumas informações como o valor do imóvel, número de parcelas e o CEP, você consegue fazer uma simulação real, verifica as informações e solicita apoio para solicitar com apenas um clique.
Depois é realizada uma análise de perfil, para entender um pouco mais sobre qual deverá ser a melhor solução. Naturalmente, depois analisa-se o imóvel e depois de tudo aprovado, o crédito é liberado.
Saiba mais:
Conheça mais sobre o empréstimo com imóvel de garantia para microempreendedor
Simule seu empréstimo com imóvel de garantia sem sair de casa
Conclusão
Como sempre citamos aqui no blog da idr consultoria, existem fatores externos imprevisíveis e mesmo que você não sinta a ameaça chegando, isso não significa que ela não vá chegar. Pode ser que você encontre-se em uma situação onde não tenha dinheiro para pagar a suas contas. Impossível prever tudo o que vai acontecer, o tempo todo – a pandemia é a maior prova disso. Por isso, reforçamos a ideia do controle do fluxo de caixa. Assim, consegue-se antecipar o conhecimento do problema, o mais cedo possível.
É sempre complicado conseguir um empréstimo quando sua empresa já está no vermelho, por isso, antecipar essa previsão te coloca em uma posição vantajosa, principalmente, no momento de escolher qual a melhor opção para o seu negócio. Isso significa empréstimos inteligentes com taxas menores.
Controle o seu fluxo de caixa, gerencie os recebíveis e diminua as contas a pagar. Caso precise de dinheiro de terceiros, planeje a captação de recursos antes que a empresa esteja literalmente no vermelho, isso ajuda a conseguir empréstimos com taxas menores e prazos de pagamentos estendidos. No final das contas, respire: com organização e planejamento, mesmo que com as adversidades da Covid-19 sua empresa vai sobreviver.
Caso precise de ajuda, não hesite em nos contactar. A idr consultoria já ajudou várias empresas a captarem recursos no mercado, com condições mais favoráveis e taxas de juros menores. A sua pode ser a próxima!